Article Brapci-Revistas

Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários

Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. @pt


. Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários. Revista brasileira de educação em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-06-30] => 14764
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Regina Garcia Brito] => 3468
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Valéria Martin Valls] => 3469
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/778/2018/09/oai_ojs_abecin_org_br_article_20#00061.pdf] => 87129
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [28] => 2377
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [3] => 670
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de pesquisa] => 288
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Tic] => 251170
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competência em informação] => 264669
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competência midiática] => 192055
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Mediação da informação] => 263425
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Competência midiática] => 236
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Tic] => 3467
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-06-30] => 240738
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação] => 778
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00061-2015-2-1] => 71296
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.abecin.org.br:article/20] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/20] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/20] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2, n. 1 (2015); 3-28] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-28] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2358-3193] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/20/pdf] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.abecin.org.br:article/20#00061] => 0
                        )

                )

        )

)