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Com a inserção das tecnologias digitais nos diferentes cenários do cotidiano e seu uso massivo, principalmente pelas novas gerações – as chamadas gerações y e z, ou ainda os ‘nativos digitais’ –, os quais se caracterizam pela recepção da informação de maneira ágil e rápida, preferem processos randômicos de acesso aos conteúdos, tendem ao imagético em detrimento do textual e à realização de atividades multitarefas e processos paralelos – nota-se a perspectiva de democratização do acesso à informação e ao conhecimento, pois a informação transita não só nos livros e periódicos, mas também em outras mídias e sob diferentes formatos. Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade. @pt
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Tal realidade requer mudanças efetivas nos paradigmas que norteiam os serviços realizados nas bibliotecas e o desenvolvimento de habilidades para o uso das ferramentas digitais, tanto por parte dos usuários quanto da equipe mediadora da informação. Diante disso, a fim de conhecer novas formas de aprendizagem e como lidar com elas em espaços educativos, este trabalho, baseado em uma revisão de literatura como forma de aproximar-se ao tema, trará os seguintes tópicos: a) panorama sobre as novas gerações e como estas se comunicam e aprendem; b) panorama sobre novos canais e formas de aprendizagem, como Personal Learning Environment (PLE) Massive Open Online Courses (MOOCS), mobile learning, realidade aumentada, entre outras, e c) elencar ideias iniciais sobre a importância do profissional da informação como mediador para o desenvolvimento das competências em informação e midiática necessárias a todos na atualidade.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.abecin.org.br:article/20] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.abecin.emnuvens.com.br:article/20] => 0 ) [2] => Array ( [oai:ojs.portal.abecin.org.br:article/20] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/20] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2, n. 1 (2015); 3-28] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2015); 3-28] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2358-3193] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Novas formas de aprendizagem e a mediação da informação: competências necessárias aos bibliotecários] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://abecin.org.br/portalderevistas/index.php/rebecin/article/view/20/pdf] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20] => 0 ) [1] => Array ( [https://portal.abecin.org.br/rebecin/article/view/20/pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.abecin.org.br:article/20#00061] => 0 ) ) ) )