Article Brapci-Revistas

Alfabetização em Informação e a Capacitação do Agente Comunitário de Saúde: Proposta de mediação baseada no Modelo Extensivo e Colaborativo (Todos-Todos)

Overview of knowledge organization systems in digital libraries

Panorama de los sistemas de organización del conocimiento en bibliotecas digitales

Há uma literatura emergente na Ciência da Informação que trata dos mecanismos e processos de alfabetização em informação (information literacy), ou ALFIN, sigla que é divulgada pela UNESCO e que foi já foi adotada pela comunidade científica que estuda o assunto. Nesse artigo, apresenta-se uma metodologia amparada no modelo de comunicação extensiva (Simeão, 2005) para trazer novos horizontes para ALFIN numa pesquisa aplicada ao contexto da comunicação da informação em saúde no Brasil. O trabalho avalia a mediação dos Agentes Comunitários de Saúde em sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e o desenvolvimento de oficinas de capacitação para informação, pesquisa e comunicação. Ao testar a aplicabilidade da proposta em um espaço de atuação profissional mais aberto, onde se fazem presentes relações de comunicação informais, com um foco centrado nos conteúdos da saúde coletiva, o grupo de pesquisa observa agora a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional de base e principal mediador no Programa Saúde da Família (PSF) do SUS. A hipótese se fundamenta na seguinte proposição: uma vez capacitados por especialistas das áreas de informação e comunicação, os ACS poderão atuar como mediadores com uma visão mais ampla em termos comunicacionais. O estudo pretende, também, identificar as fontes de informação utilizadas pelos ACS e as perspectivas de ampliação dessas fontes, depois da capacitação com as oficinas de ALFIN. No processo de transferência de informação, eles terão possibilidades de atuação mais diversificada. Em contrapartida, os conteúdos produzidos nas oficinas também serão objeto de estudo e de ampliação teórica, prática e metodológica do conceito de comunicação extensiva.@pt


The objective of this article is to identify the applications that the knowledge organization systems are using in the subject organization of the information resources stored in digital libraries. It was found that the term ‘knowledge organization systems’ refers to a set of tools to promote the knowledge management and organization of resources. It was also discovered that, in the subject organization of resources, the digital library employs systems such as subject headings, taxonomies, topical maps, ontologies, folksonomies and thesauri. Some of these tools are an extension of the physical library to the digital library, while others emerged or have become stronger in association with the Web. It is concluded that, in the subject organiza- tion of information resources, the knowledge organization systems have a funda- mental role, but each one of them has advantages and / or disadvantages that affect the representation, organization and subject retrieval of resources.@en
El objetivo de este artículo es identificar las aplicaciones que los sistemas de organización del conocimiento están registrando en el ordenamiento temático de los recursos de información almacenados en bibliotecas digitales. Se encontró que el término ‘sistemas de organización del conocimiento’ refiere a un conjunto de herramientas para promover la gestión del conocimiento y organizar recursos. También se descubrió que, en la organización temática de recursos, la biblioteca digital emplea sistemas como encabezamientos de materia, taxonomías, mapas tópicos, ontologías, folksonomías y tesauros. Algunos de éstos son una extensión de la biblioteca física a la biblioteca digital, mientras que otros emergieron o se han fortalecido asociados a la Web. Se concluye que, en el ordenamiento temático de los recursos de información, los sistemas de organización del conocimiento tienen un rol fundamental, pero cada uno de ellos posee ventajas y/o desventajas que inciden en la representación, organización y recuperación temática de los recursos.@es

NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-04-18] => 70927
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Elmira Luzia Melo Soares Simeão] => 3863
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cristiano Oliveira de Melo] => 24939
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Elmira Simeão] => 19052
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cristiano Melo] => 71203
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Adriana Suárez Sánchez] => 65861
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/596/2018/09/oai_ojs_pkp_sfu_ca_article_1380#00040.pdf] => 86974
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [46] => 1782
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [31] => 141
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação extensiva] => 178896
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inclusão digital] => 237218
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Alfabetização em informação] => 178323
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Transferência da informação] => 247896
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Objeto de aprendizagem] => 18287
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Agente comunitário] => 229949
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Hipermediação] => 229950
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Hipertextualidade] => 26731
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 21159
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Objetos de aprendizagem] => 279873
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Agentes comunitários] => 278704
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Comunicação extensiva] => 19916
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Transferência da informação] => 17742
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comuncación ampliada] => 229951
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Transferencia de la información] => 229952
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Objetos de aprendizaje] => 60276
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Agentes de la comunidad] => 229953
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Hipermediación] => 229954
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Hipertextualidad] => 60185
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Inclusão digital] => 278705
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Alfabetización en información] => 237453
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Encabezamientos de materia] => 208681
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Tesauros] => 264139
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Ontologías] => 286251
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Taxonomías] => 286252
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Folksonomías] => 286253
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Extended communication] => 229955
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Digital inclusion] => 172102
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Information transfer] => 172978
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Learning objects] => 173996
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Comunity agents] => 229956
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Hipermediation] => 229957
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Hipertextuality] => 229958
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Subject headings] => 69170
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Thesaurus] => 268003
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Ontologies] => 171756
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Taxonomies] => 35461
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Folksonomies] => 176763
                        )

                    [13] => Array
                        (
                            [Digital inclusion] => 4837
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2011-04-18] => 278693
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2021-11-10] => 246291
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [es] => 233522
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitaria] => 842
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2009-2 NO 1-1] => 71185
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00040-2009-2-] => 229946
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2009-2-1] => 232513
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:67:2021-24-0] => 232400
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Há uma literatura emergente na Ciência da Informação que trata dos mecanismos e processos de alfabetização em informação (information literacy), ou ALFIN, sigla que é divulgada pela UNESCO e que foi já foi adotada pela comunidade científica que estuda o assunto. Nesse artigo, apresenta-se uma metodologia amparada no modelo de comunicação extensiva (Simeão, 2005) para trazer novos horizontes para ALFIN numa pesquisa aplicada ao contexto da comunicação da informação em saúde no Brasil. O trabalho avalia a mediação dos Agentes Comunitários de Saúde em sua atuação no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e o desenvolvimento de oficinas de capacitação para informação, pesquisa e comunicação. Ao testar a aplicabilidade da proposta em um espaço de atuação profissional mais aberto, onde se fazem presentes relações de comunicação informais, com um foco centrado nos conteúdos da saúde coletiva, o grupo de pesquisa observa agora a atuação do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional de base e principal mediador no Programa Saúde da Família (PSF) do SUS. A hipótese se fundamenta na seguinte proposição: uma vez capacitados por especialistas das áreas de informação e comunicação, os ACS poderão atuar como mediadores com uma visão mais ampla em termos comunicacionais. O estudo pretende, também, identificar as fontes de informação utilizadas pelos ACS e as perspectivas de ampliação dessas fontes, depois da capacitação com as oficinas de ALFIN. No processo de transferência de informação, eles terão possibilidades de atuação mais diversificada. Em contrapartida, os conteúdos produzidos nas oficinas também serão objeto de estudo e de ampliação teórica, prática e metodológica do conceito de comunicação extensiva.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The objective of this article is to identify the applications that the knowledge organization systems are using in the subject organization of the information resources stored in digital libraries. It was found that the term ‘knowledge organization systems’ refers to a set of tools to promote the knowledge management and organization of resources. It was also discovered that, in the subject organization of resources, the digital library employs systems such as subject headings, taxonomies, topical maps, ontologies, folksonomies and thesauri. Some of these tools are an extension of the physical library to the digital library, while others emerged or have become stronger in association with the Web. It is concluded that, in the subject organiza- tion of information resources, the knowledge organization systems have a funda- mental role, but each one of them has advantages and / or disadvantages that affect the representation, organization and subject retrieval of resources.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El objetivo de este artículo es identificar las aplicaciones que los sistemas de organización del conocimiento están registrando en el ordenamiento temático de los recursos de información almacenados en bibliotecas digitales. Se encontró que el término ‘sistemas de organización del conocimiento’ refiere a un conjunto de herramientas para promover la gestión del conocimiento y organizar recursos. También se descubrió que, en la organización temática de recursos, la biblioteca digital emplea sistemas como encabezamientos de materia, taxonomías, mapas tópicos, ontologías, folksonomías y tesauros. Algunos de éstos son una extensión de la biblioteca física a la biblioteca digital, mientras que otros emergieron o se han fortalecido asociados a la Web. Se concluye que, en el ordenamiento temático de los recursos de información, los sistemas de organización del conocimiento tienen un rol fundamental, pero cada uno de ellos posee ventajas y/o desventajas que inciden en la representación, organización y recuperación temática de los recursos.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1380] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1380] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v2.n1.2009.1380] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1380] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol 2 No 1 (2009); 31-46] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; v. 2 n. 1 (2009); 31-46] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 No. 1 (2009); 31-46] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação; Vol. 2 Núm. 1 (2009); 31-46] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [1983-5213] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v2.n1.2009] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alfabetização em Informação e a Capacitação do Agente Comunitário de Saúde: Proposta de mediação baseada no Modelo Extensivo e Colaborativo (Todos-Todos)] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Overview of knowledge organization systems in digital libraries] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Panorama de los sistemas de organización del conocimiento en bibliotecas digitales] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/RICI/article/view/1380/1218] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1380/1218] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1380] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/1380/1218] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://bibliotecauniversitaria.dgb.unam.mx/rbu/article/view/1380] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://bibliotecauniversitaria.dgb.unam.mx/rbu/article/view/1380/1354] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1380#00040] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v2.n1.2009.1380] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.22201/dgbsdi.0187750xp.2021.2.1380] => 0
                        )

                )

        )

)