Article
Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação. Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2017-09-18] => 71090 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Genoveva Batista do Nascimento] => 14963 ) [1] => Array ( [Isa Maria Freire] => 672 ) [2] => Array ( [Maria Meriane Vieira Rocha] => 584 ) [3] => Array ( [Patrícia Maria Silva] => 14208 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_11219#00057.pdf] => 86932 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [52] => 1659 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [35] => 1731 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de pesquisa] => 99 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Tecnologia da informação] => 262190 ) [2] => Array ( [Regime de informação] => 237476 ) [3] => Array ( [Ação de mediação] => 71087 ) [4] => Array ( [Ação formativa] => 282106 ) [5] => Array ( [Artefato de informação] => 188577 ) [6] => Array ( [Objeto de aprendizagem] => 18287 ) [7] => Array ( [Laboratório de tecnologia intelectual] => 32103 ) [8] => Array ( [Lti] => 32104 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Conhecimento em Ação] => 751 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00057-2017-2-1] => 71085 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação. Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:www.revistas.ufrj.br:article/11219] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 1, Jan-Jun (2017); 35-52] => 0 ) [1] => Array ( [2525-7935] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219/8790] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:www.revistas.ufrj.br:article/11219#00057] => 0 ) ) ) )