Article Brapci-Revistas

Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi

Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.@pt


. Ações formativas para mediação da informação no laboratório de tecnologias intelectuais - lti. Revista conhecimento em ação, [????].

References

  • BARROSO, R. H. D. A utilização do Prezi em sala de aula: uma proposta de inclusão no ensino de história. Revista Virtual de Cultura Surda, v. 12, p. 1-15, 2014.
  • CASTELLS, M. A galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: 34, 2003.
  • BELLUZZO, R.C.B. A information literacy como competência necessária à fluência científica e tecnológica na sociedade da informação: uma questão de educação. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO DA UNESP, 7., 2001. São Paulo: UNESP, 2001. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012. 50 Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan/jun. 2017
  • CATTS, R.., LAU, J. Towards information literacy indicators. Brussells: UNESCO, 2008.
  • DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafios e propostas para o Brasil. Revista Prisma.Com., Porto, n. 13, p. 1-20, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2012.
  • FADEL, C. et al. Gestão, mediação e uso da informação. In: VALENTIM, M. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: cultura acadêmica, 2010. p. 13-32.
  • FREIRE, I.M. Sobre o regime de informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais – LTi. In: CID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v.4, n.1, p. 70-86, 2013.
  • FREIRE, I. Acesso à informação e identidade cultural: entre o global e o local. Ciência da Informação, v. 35, n. 2, p. 58-67, 2006.
  • FREIRE, I. A responsabilidade social da Ciência da Informação e/ou o olhar da consciência possível sobre o campo científico. 2001. Tese (Dout. Ci. Inf.). Rio de Janeiro: IBICT: UFRJ, 2001.
  • FREIRE, I.M.., FREIRE. G.H. de A. Ações para competências em informação como apoio ao ensino. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, 2014, Belo Horizonte. Anais eletrônicos... Belo Horizonte: UFMG, 2014.
  • GOMES, L. C. G.., AZEVEDO, A. de S. A utilização de personagens e mascotes nas embalagens e sua representação simbólica no ponto de venda. In.: Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 28, 2005, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: UERJ, 2005.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. N. Novas fronteiras tecnológicas das ações de informação: questões e abordagens. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 1, p. 55-67, jan./abr. 2004.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. As relações entre ciência, Estado e sociedade: um domínio de visibilidade para as questões da informação. Ciência da Informação, v. 32, n. 1, p. 60-76, 2003a. GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. Escopo e abrangência da Ciência da Informação e a Pós-Graduação na área: anotações para uma reflexão. Transinformação, v. 15, n. 1, p. 31-43, 2003b.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. Novos cenários políticos para a informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 1, p. 27-40, jan./ abr. 2002.
  • GONZÁLEZ DE GÓMEZ, M. O caráter seletivo das ações de informação. Informare, v. 5, n. 2, p. 7-30, 1999.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
  • LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: 34, 1993.
  • LÉVY, P. Pierre Lévy e o papel da Internet na educação. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2015.
  • LIMA JUNIOR, A. S. Tecnologização do currículo escolar: um possível significado proposicional e hipertextual do currículo contemporâneo. Salvador: FACED-UFBA, 2003.
  • MAZINI, E. S. A transferência e a divulgação de informações de interesse municipal. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 51 Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan/jun. 2017 2009.
  • NASCIMENTO, G. B.., FREIRE, I. M.., ROCHA, M.M.V.., SILVA, P. Ações formativas para mediação da informação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - XVII ENANCIB. Anais... Salvador, BA: UFBA, v.1. p.120, 2016.
  • PALLOF, R.., PRATT, K. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes online. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  • POLSANI, P. R. The Use and Reusable Learning Objetics. The Universityof Arizona. 2002. Disponível em: . Acesso em: 6 fev. 2014.
  • TAKAHASHI, T. Sociedade da Informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.
  • TARDIF, M.., LESSARD, C. O trabalho docente. Petrópolis: Vozes, 2005.
  • THIOLLENT, M. Pesquisa-Ação nas organizações. São Paulo: Atlas, 1997.
  • UNGER, R.J.G.., FREIRE, I.M. Regimes de informação na sociedade da informação: uma contribuição para a gestão da informação. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n.2. 2008.
  • WERSIG, G. Information science: the study of post modern knowledge usage. Information Processing and Management, v. 29, n.2, 1993.
  • WERSIG, G., NEVELING, U. The phenomena of interest to information science. The Information Scientist. v. 9, n.4, 1975.
  • WIKIPÉDIA. Prezi. Disponível em: . Acesso em: 24 jun. 2015.
  • WILEY, D. Proposal - A Mediated Action Study of Learning Object Use in Online Learning Communities.2002. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2013. 52 Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, jan/jun. 2017.
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-09-18] => 71090
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Genoveva Batista do Nascimento] => 14963
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Isa Maria Freire] => 672
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Maria Meriane Vieira Rocha] => 584
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Patrícia Maria Silva] => 14208
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/751/2018/09/oai_www_revistas_ufrj_br_article_11219#00057.pdf] => 86932
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [52] => 1659
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [35] => 1731
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de pesquisa] => 99
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Regime de informação] => 237476
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ação de mediação] => 71087
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ação formativa] => 282106
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Artefato de informação] => 188577
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Objeto de aprendizagem] => 18287
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Laboratório de tecnologia intelectual] => 32103
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Lti] => 32104
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Conhecimento em Ação] => 751
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00057-2017-2-1] => 71085
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Apresenta resultados de ações de informação integradas a atividades de pesquisa, ensino e extensão na Universidade Federal da Paraíba, em desenvolvimento no regime de informação do Projeto Laboratório de Tecnologias Intelectuais ‒ LTi visando promover competências em tecnologias intelectuais para produção e compartilhamento de artefatos de informação na Internet. Descreve a pesquisa, caracterizada como exploratória e descritiva, adotando-se a metodologia da pesquisa-ação.  Aponta a emergência de novas propostas no cenário da educação universitária, destacando os objetos digitais de aprendizagem, reconhecidos como artefatos tecnológicos que buscam atender à diversidade de estratégias e propostas pedagógicas contemporâneas. Relata que artefatos de informação compreendidos como objetos de aprendizagem são produzidos no regime de informação do LTi mediante ações formativas no âmbito do ensino da disciplina Metodologia do Trabalho Científico e compartilhadas na Internet através de ações de mediação de interesse para a comunidade acadêmica. Considera-se que, no âmbito das ações formativas e de mediação em curso no regime de informação do Projeto LTi, a informação mostra-se como fundamento material do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento de competências informacionais nos participantes.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:www.revistas.ufrj.br:article/11219] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Conhecimento em Ação; Vol 2, No. 1, Jan-Jun (2017); 35-52] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2525-7935] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ações formativas para mediação da informação no Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/11219/8790] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:www.revistas.ufrj.br:article/11219#00057] => 0
                        )

                )

        )

)