Article
Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2018-04-04] => 71055 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Luciana Batista Serafim] => 71056 ) [1] => Array ( [Ronei Ximenes Martins] => 71057 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/376/2018/09/oai_ojs_revista_ibict_br_article_4180#00023.pdf] => 86926 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Inclusão social] => 262072 ) [1] => Array ( [Educação] => 234411 ) [2] => Array ( [Formação de professore] => 2014 ) [3] => Array ( [Ensino a distância] => 284944 ) [4] => Array ( [Tecnologia educacional] => 233892 ) [5] => Array ( [Perfil do estudante] => 71054 ) [6] => Array ( [Formação de professores] => 173627 ) [7] => Array ( [Educação a distância] => 201387 ) [8] => Array ( [Tecnologia educacional] => 6765 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2018-04-04] => 281696 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Inclusão social] => 376 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00023-2016-10-1] => 71052 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Este artigo apresenta relato de parte de uma pesquisa exploratória que investigou possíveis relações entre características pessoais, domínio de tecnologias digitais de informação e comunicação e o desempenho escolar de estudantes de licenciaturas a distância. A pesquisa, cujos resultados já foram apresentados e constam em anais de congressos da área de educação, teve como foco a percepção de estudantes sobre os possíveis fatores associados aos resultados de desempenho acadêmico que obtiveram. Os dados foram obtidos em entrevistas semiestruturadas com 27 estudantes e analisados pela técnica de análise de conteúdo de Laurence Bardin. Consideram fatores que afetam o desempenho: falta de organização do tempo de estudo, dificuldade de interação com colegas, estrutura do curso e descontentamento com aulas por videoconferência. Esses fatores indicaram possíveis dificuldades de adaptação quando o estudante sai do modelo presencial convencional e ingressa em um curso a distância.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.revista.ibict.br:article/4180] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Inclusão Social; v. 10, n. 1 (2016): Tecnologias educacionais e educação à distância] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1808-8678] => 0 ) [1] => Array ( [1808-8392] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Percepção dos cursistas quanto ao desempenho escolar em licenciaturas a distância] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180/3651] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180] => 0 ) [1] => Array ( [https://revista.ibict.br/inclusao/article/view/4180/3651] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.revista.ibict.br:article/4180#00023] => 0 ) ) ) )