Article Brapci-Revistas

O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais

Librarian 2.0 and the Emergence of New Profissional Profiles

Resultados parciais de pesquisa de pós-doutorado realizada em 2008 no contexto de um projeto acadêmico binacional (Espanha/Brasil) financiado pela CAPES são apresentados. A pesquisa original contempla o estado da arte acerca das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia das Universidades proponentes: Universidad Carlos III (Madrid) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP (Brasil) bem como estudo exploratório qualitativo com bibliotecários atuando como gestores da informação em organizações transnacionais, na Espanha e no Brasil. Neste artigo concentram-se as reflexões reunidas no estado da arte que desenham os contornos das redes sociais, dos coletivos digitais e seus impactos nas novas formas de aprender e produzir conhecimento. A reboque deste cenário são introduzidas as novas competências necessárias aos bibliotecários para atuar como gestores da informação em organizações contemporâneas@pt


Abstract: Partial results of a post-doctoral research developed with CAPES finnancial support for multinational academic research in Madrid-Spain 2008 are introduced. The original report presents the statte of the art on social networks and new ways of learning and producing knowledge complemented by a mapping on the new competencies that librarians should have to act in this scenario. The applied research methodology considers a comparison among the undergraduate curriculum of both proponents universities: Carlos III of Madrid and School of Communication and Arts at the University of São Paulo,Brazil followed by a qualitative study with librarians working as information managers in transnational organizations in Spain and Brazil. This paper presents as the state of the art reflexions on the emerging WEB society, social networks, digital collectives and their impact on learning and the process of knowledge production. As a result of this contemporaneous condition a set of new competencies required for librarians to act as information managers are introduced.@en

. O bibliotecário 2.0 e a emergência de novos perfis profissionais librarian 2.0 and the emergence of new profissional profiles. Datagramazero, [????].
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2009-01-01] => 6418
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brasilina Passarelli] => 6380
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_8336#00026.pdf] => 45443
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social midias] => 7017
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Librarian work] => 7018
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Social networks] => 246341
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Competencies] => 173547
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Exploratory research] => 191481
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Competencies] => 6405
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Exploratory research] => 7019
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Rede social] => 263360
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competencia] => 181864
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Grade curricular] => 7020
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2009-10-6] => 7015
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resultados parciais de pesquisa de pós-doutorado realizada em 2008 no contexto de um projeto acadêmico binacional (Espanha/Brasil) financiado pela CAPES são apresentados. A pesquisa original contempla o estado da arte acerca das redes sociais e das novas formas de aprender e produzir conhecimento complementada pelo mapeamento das novas competências necessárias ao bibliotecário para atuar neste contexto. A pesquisa de campo compreende o mapeamento das grades curriculares da graduação em biblioteconomia das Universidades proponentes: Universidad Carlos III (Madrid) e Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, USP (Brasil) bem como estudo exploratório qualitativo com bibliotecários atuando como gestores da informação em organizações transnacionais, na Espanha e no Brasil. Neste artigo concentram-se as reflexões reunidas no estado da arte que desenham os contornos das redes sociais, dos coletivos digitais e seus impactos nas novas formas de aprender e produzir conhecimento. A reboque deste cenário são introduzidas as novas competências necessárias aos bibliotecários para atuar como gestores da informação em organizações contemporâneas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Abstract: Partial results of a post-doctoral research developed with CAPES finnancial support for multinational academic research in Madrid-Spain 2008 are introduced. The original report presents the statte of the art on social networks and new ways of learning and producing knowledge complemented by a mapping on the new competencies that librarians should have to act in this scenario. The applied research methodology considers a comparison among the undergraduate curriculum of both proponents universities: Carlos III of Madrid and School of Communication and Arts at the University of São Paulo,Brazil followed by a qualitative study with librarians working as information managers in transnational organizations in Spain and Brazil. This paper presents as the state of the art reflexions on the emerging WEB society, social networks, digital collectives and their impact on learning and the process of knowledge production. As a result of this contemporaneous condition a set of new competencies required for librarians to act as information managers are introduced.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/8336] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000008336] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 10, n. 6, 2009, p. A01.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O Bibliotecário 2.0 e a Emergência de Novos Perfis Profissionais] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Librarian 2.0 and the Emergence of New Profissional Profiles] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/52956] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2017/07/pdf_4811372e40_0000008336.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/8336#00026] => 0
                        )

                )

        )

)