Objetivo: Apresentar o contexto informacional (através de concepções e reflexões teóricas) sobre a pós-graduação, biblioteconomia e bibliotecário, como processo formacional e educacional do profissional da informação. Método: seu processo metodológico dar-se-á na análise de revisão literária (artigos, internet e livros) dos temas apresentados, através de uma pesquisa exploratória dos temas estudados por diversos autores. Resultado: o artigo resultou na perspectiva de compreender a formação continuada do profissional como fator importante no desenvolvimento intelectual e racional. Conclusão: o estudo contribuirá para conhecimento, ampliação e fortalecimento dos cursos de formação universitária profissional, stricto e lato-sensu, como condição indispensável para que os bibliotecários se qualifiquem para as mudanças estruturais de seu trabalho na sociedade da informação.@pt
Objective: To present the informational context (through concepts and theoretical reflections) on graduate school, library and librarian, as formational and educational process of the information professional. Method: its methodological process will occur in the literature review analysis (articles, books and Internet) of subjects presented through an exploratory research of the topics studied by several authors. Result: the article resulted from the perspective of understanding the continuing professional training as an important factor in the intellectual and rational development. Conclusion: The study will contribute to knowledge expansion and strengthening of professional university training courses , strict and broad sensu , as a prerequisite for librarians to qualify for structural changes of their work in the information society.@en
Objetivo: Presentar el contexto informacional (a través de concepciones y reflexiones teóricas) sobre el posgrado, la biblioteconomía y el bibliotecario, como proceso formacional y educativo del profesional de la información. Método: su proceso metodológico basa en el análisis y revisión literaria (artículos, internet y libros) de los temas presentados, a través de una investigación exploratória de los temas estudiados por diversos autores. Resultado: el artículo facilita una perspectiva para comprender la formación continua del profesional como factor importante en el desarrollo intelectual y racional. Conclusión: el estudio contribuirá al conocimiento, la ampliación y el fortalecimiento de los cursos de formación universitaria profesional, stricto y lato-sensu, como condición indispensable para que los bibliotecarios se califiquen para los cambios estructurales de su trabajo en la sociedad de la información.@es
. A pós-graduação no processo formacional do bibliotecário: concepções e reflexões teóricas the posgraduate in the librarian formational process: concepts and theoretical reflections el posgrado en el proceso formacional del bibliotecario: concepciones y reflexiones teóricas. Biblios (peru), [????].