Article Brapci-Revistas

Imagens de exclusão de negros /as em produção de conhecimento nas universidades públicas.images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities

Resumo: este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento apresentada nos anais de encontros de iniciação científica da universidade federal da paraíba (ufpb) referentes ao período de 1998 a 2008. os processos que envolvem a produção de conhecimento tornam-se objeto de interesse de pesquisadores /as da área da ciência da informação nas suas atividades de organização e disseminação da informação de toda a produção de conhecimento nas diversas áreas do saber. a metodologia utilizada é fundamentada na epistemologia dos estudos culturais cuja concepção é direcionada a visibilidade cultural dos mais diversos grupos sociais, articulada a abordagem qualitativa que responde a indagações inerentes as ciências sociais aplicadas, tendo em vista que o direcionamento metodológico se preocupa com a (in) visibilidade de grupos socialmente vulneráveis. consideramos o uso do método interpretativista para análise de dados, atrelado a abordagem discursiva ao percebermos que sujeito e contexto são indissociáveis aliados a historicidade e cultura que perpassa os construtos ideológicos das atividades discursivas geradoras desta interação. concebendo a ciência como uma prática resultante do processo de interação dos sujeitos com os objetos físicos, históricos e culturais e outros sujeitos percebendo a relevância deste estudo no que se refere à abordagem da temática étnico-racial como contributo para a reconstrução do repertório cultural de forma a erradicar o preconceito, a discriminação e o racismo na produção de conhecimento, disseminado essa produção, promovendo reflexões acerca da urgência de atitudes sócio-governamentais de inclusão da população negra nos processos de desenvolvimento nacional bem como a consideração do contributo afrodescendente para a formação da identidade brasileira. palavras-chave: images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities abstract: this article aims to analyze the knowledge production presented in the annals of meetings of scientific initiation from the federal university of paraíba (ufpb) during the period from 1998 to 2008. the processes involved in the knowledge production have become an interest object for researchers from the information science area, in their activities of organization and dissemination of information throughout the knowledge production in the various fields of knowledge. the methodology is based on the cultural studies’ epistemology which conception concerns to cultural visibility of many social groups, added to qualitative approach that replies questions inherent to applied social sciences, considering that the methodological procedure concerns about the (in)visibility of socially vulnerable groups. it considers the use of interpretativist method for data analyses, associated to discursive approach, since we realize that subject and context are inseparable historicity and culture allies that permeates the ideological constructs of discursive activities generating of this interaction. it conceives science as a practice resulting from the interactive process between individuals with historical and cultural physical objects with other subjects, and it perceives the relevance of this study in relation to the approach of ethno-racial thematic as a contribution to the reconstruction of the cultural repertoire in order to eradicate prejudice, discrimination and racism on knowledge production, as well as disseminating this production, promoting reflections on the urgency of social-governmental attitudes of black people inclusion in the national development processes considering the afro-descendant contribution to brazilian identity formation. keywords: knowledge production. images of exclusion of blacks. public universities. memory of science.@pt


. Imagens de exclusão de negros /as em produção de conhecimento nas universidades públicas.images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities. Ponto de acesso, [????].

References

  • AUMONT, Jacques. A imagem. Campinas: Papirus, 1993.
  • AQUINO, Mirian de Albuquerque. A (in)visibilidade de negros(as) na produção do conhecimento armazenada na memória da ciência da Universidade Federal da Paraíba (Projeto de Pesquisa). João Pessoa, 2009.
  • BARBOSA, Jorge Luiz. A arte de representar como reconhecimento do mundo: o espaço geográfico, o cinema e o imaginário e o social. GEOgraphia, Rio de Janeiro, ano 2, n. 3, p. 69 - 88. 2000. Disponível em: http://visaogeografica.com/a_arte_de_representar.pdf>. Acesso em: 15 maio 2013.
  • BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Apresentação. In: JONAS, Hans. O princípio da responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Tradução Marijane Lisboa e Luiz Barros Montez. Rio de Janeiro: Contraponto/PUC, 2006.
  • CHAGAS, Waldeci Ferreira., SOUZA, Maria Lindaci G. O olhar da academia sobre o negro. Centro Universitário de João Pessoa. Boletim de Pesquisa, n. 3, João Pessoa., DCSN, 2002.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique. Africanidade, Afrodescendência e educação. Educação em Debate, Fortaleza: FACED/UFC, v. 23, n. 42, p.5-15, 2001.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique. Metodologia afrodescendente de pesquisa. Texto de trabalho na disciplina de etnia gênero e educação na perspectiva afrodescendente. 2006.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique. Nós, afro-descendentes: história africana e afrodescendente na cultura brasileira. In: ROMÃO, Jeruse (org.). História da educação do negro e outras histórias. Brasília: Ministério da educação, secretaria de educação continuada, alfabetização e diversidade. 2005. Cap. 14, p.249-273.
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique., RAMOS, Maria Estela. Territórios de maioria afrodescendente: segregação urbana, cultura e produção da pobreza da população negra nas cidades brasileiras. Educação em Debate, Fortaleza: FACED/UFC, v. 2, n. 42, p.05-15, 2001.
  • HOFF, Tânia Márcia. Globalização e identidade cultural brasileira na publicidade. Disponível em: < http://encipecom.metodista.br/mediawiki/images/8/81/GT4_-_007.pdf > Acesso em: 20 ago. 2010.
  • IBGE. Ontem e hoje o negro no brasil. 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 ago. 2009.
  • JOLY, Martine. A imagem e os signos., Lisboa: Edições 70, 2005. PontodeAcesso, Salvador, v.7, n.3 ,p. 91-92, dez 2013
  • LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão et al. 5 ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003. Tradução de Storia e memória.
  • MINAYO et al. (orgs.). Construção dos instrumentos qualitativos e quantitativos. In: MINAYO, Maria Cecília Souza et al. Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: FGV, 2005.
  • WANDERLEY, Alba Cleide. Reflexos Freirianos na construção da identidade Afro-Brasileira Da Irmandade Do Rosário De Pombal. Disponível em: < http://www.paulofreire.org.br/pdf/comunicacoes_orais/REFLEXOS%20FREIRIANOS%20NA% 20CONSTRU%C3%87%C3%83O%20DA%20IDENTIDADE%20AFROBRASILEIRA%20DA%20IRMANDADE%20DO%20ROS%C3%81RIO%20DE%20POMBAL-PB.pdf> Acesso em: 20 ago. 2010.
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-02-12] => 62276
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Jobson Francisco Silva Júnior] => 16316
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ronhely Pereira Severo] => 16707
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Mirian de Albuquerque Aquino] => 11092
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Jobson Francisco da Silva Júnior] => 16839
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_8175#00055.pdf] => 86188
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [92] => 1821
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [78] => 2394
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Produção de conhecimento] => 268010
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Imagem de exclusão de negro] => 69211
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [As] => 69212
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Universidade pública] => 286646
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Memória da ciência] => 276542
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities] => 69214
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Imagens de exclusão de negro/as] => 276541
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Universidades públicas] => 187947
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-02-12] => 276515
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ponto de acesso] => 733
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00055-2013-7-3] => 62273
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Resumo: este artigo tem por objetivo analisar a produção de conhecimento apresentada nos anais de encontros de iniciação científica da universidade federal da paraíba (ufpb) referentes ao período de 1998 a 2008. os processos que envolvem a produção de conhecimento tornam-se objeto de interesse de pesquisadores /as da área da ciência da informação nas suas atividades de organização e disseminação da informação de toda a produção de conhecimento nas diversas áreas do saber. a metodologia utilizada é fundamentada na epistemologia dos estudos culturais cuja concepção é direcionada a visibilidade cultural dos mais diversos grupos sociais, articulada a abordagem qualitativa que responde a indagações inerentes as ciências sociais aplicadas, tendo em vista que o direcionamento metodológico se preocupa com a (in) visibilidade de grupos socialmente vulneráveis. consideramos o uso do método interpretativista para análise de dados, atrelado a abordagem discursiva ao percebermos que sujeito e contexto são indissociáveis aliados a historicidade e cultura que perpassa os construtos ideológicos das atividades discursivas geradoras desta interação. concebendo a ciência como uma prática resultante do processo de interação dos sujeitos com os objetos físicos, históricos e culturais e outros sujeitos percebendo a relevância deste estudo no que se refere à abordagem da temática étnico-racial como contributo para a reconstrução do repertório cultural de forma a erradicar o preconceito, a discriminação e o racismo na produção de conhecimento, disseminado essa produção, promovendo reflexões acerca da urgência de atitudes sócio-governamentais de inclusão da população negra nos processos de desenvolvimento nacional bem como a consideração do contributo afrodescendente para a formação da identidade brasileira. 

palavras-chave: 

images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities

abstract: this article aims to analyze the knowledge production presented in the annals of meetings of scientific initiation from the federal university of paraíba (ufpb) during the period from 1998 to 2008. the processes involved in the knowledge production have become an interest object for researchers from the information science area, in their activities of organization and dissemination of information throughout the knowledge production in the various fields of knowledge. the methodology is based on the cultural studies’ epistemology which conception concerns to cultural visibility of many social groups, added to qualitative approach that replies questions inherent to applied social sciences, considering that the methodological procedure concerns about the (in)visibility of socially vulnerable groups. it considers the use of interpretativist method for data analyses, associated to discursive approach, since we realize that subject and context are inseparable historicity and culture allies that permeates the ideological constructs of discursive activities generating of this interaction. it conceives science as a practice resulting from the interactive process between individuals with historical and cultural physical objects with other subjects, and it perceives the relevance of this study in relation to the approach of ethno-racial thematic as a contribution to the reconstruction of the cultural repertoire in order to eradicate prejudice, discrimination and racism on knowledge production, as well as disseminating this production, promoting reflections on the urgency of social-governmental attitudes of black people inclusion in the national development processes considering the afro-descendant contribution to brazilian identity formation.

keywords: knowledge production. images of exclusion of blacks. public universities. memory of science.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/8175] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/8175] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.9771/1981-6766rpa.v7i3.8175] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [PontodeAcesso; v. 7, n. 3 (2013); 78-92] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1981-6766] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Imagens de exclusão de negros /as em produção de conhecimento nas universidades públicas.images of exclusion of blacks in knowledge production at public universities] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175/6937] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175/6937] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/8175/6937] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/8175#00055] => 0
                        )

                )

        )

)