Article Brapci-Revistas

Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa webQDA

User’s perception about the qualitative analyses software webQDA

Percepción de usuarios acerca de software de análisis cualitativo webQDA

The nature of quantitative research reveals is limited to answering some of the questions the human and social sciences. On the other hand, researchers increasingly recognize that qualitative research is of crucial importance to answer research questions that we would like to deepen. The quality and number of works in this area are considerable, but there are many challenges to face. One of the challenges that we discuss in this paper is the level of training of new researchers toward combination of analysis techniques and software available to enhance this same analysis. In this work, we present the perceptions of researchers on the use of webQDA software in the context of advanced training. Beyond the participants’ profile, we also present an evaluation of the training program itself. The Web Qualitative Data Analysis (webQDA) is software to support qualitative analysis that can be accessed through the internet, providing a secure collaborative work environment (www.webqda.com). We use a qualitative analysis of open-end questions using the own webQDA software, which were collected through a questionnaire. The results point to a positive perception of the trainees on the use of webQDA and training itself. However, technical limitations are indicated that in the initial version of the system were not yet available, such as: export tables to Excel, print and export text data and work offline. As for training, suggest that is necessary more time to the Questioning dimension and triangulation of data with support of webQDA. Was possible seen also that the use of software is a driving force for new understandings and insights about the process of qualitative analysis of data. @en


La investigación de carácter cuantitativo parece limitada para responder a algunas cuestiones de l ciencias humanas y sociales. Los investigadores reconocen que la investigación cualitativa tiene una importancia crucial para muchos de los temas de investigación que se pretende impulsar y desarrollar. La calidad y el número de trabajos en este ámbito son importantes, pero hay muchos retos que afrontar. Uno de los retos, en este artículo, es el nivel de formación de nuevos investigadores en las técnicas de análisis y un software disponible para potenciar el análisis. Por  este motivo, presentamos las percepciones de los investigadores en el uso del software webQDA en formación avanzada. Además del perfil de los participantes, se presenta una evaluación del programa de formación. La Web Análisis de Datos Cualitativos (webQDA) es un software para apoyar el análisis cualitativo que se tiene acceso a través de internet, proporcionando un entorno seguro de trabajo colaborativo (www.webqda.com). Utilizamos un análisis cualitativo de preguntas abiertas y cerradas con el uso de webQDA, a través de una encuesta mediante cuestionario. Los resultados apuntan a una percepción positiva de los alumnos sobre el uso de webQDA y de su propia formación, más limitaciones técnicas que en la primera versión del sistema todavía no estaban disponibles, tales como: exportar tablas para Excel, imprimir y exportar datos de texto y trabajar sin conexión. Sugieren que se necesita de  más tiempo para el tamaño de cuestionamiento y relaciónde datos con el apoyo de webQDA. Es posible darse cuenta de que el uso del software es una de las fuerzas que impulsan los nuevos entendimientos y reflexiones sobre el proceso de análisis cualitativo de los datos. @es
A investigação de natureza quantitativa revela-se limitadapara responder algumas das questões das ciências humanas e sociais.Por outro lado, os investigadores reconhecem cada vez mais que a investigação qualitativa tem uma importância crucial para muitas das questões de investigação que gostaríamos aprofundar. A qualidade e o número de trabalhos nesta área são consideráveis, mas são muitos os desafios a enfrentar. Um dos desafios que discutiremos neste artigo é ao nível da formação de novos investigadores na conjugação de técnicas de análise e um software disponível para potencializar esta mesma análise. Assim, neste trabalho, apresentamos as percepções de investigadores sobre a utilização do software webQDA no contexto de uma formação avançada. Para além do perfil dos participantes, apresentamos também uma avaliação sobre o programa de formação em si. O Web Qualitative Data Analysis (webQDA) é um software de apoio à análise qualitativa que pode ser acedido através da internet, proporcionando um ambiente seguro de trabalho colaborativo (www.webqda.com). Recorremos a uma análise qualitativa de questões abertas com a utilização do próprio webQDA, que foram recolhidas através de um inquérito por questionário. Os resultados apontam para uma percepção positiva dos formandos acerca da utilização do webQDA e da própria formação. No entanto, apontam limitações técnicas que na versão inicial do sistema ainda não se encontravam disponíveis, tais como: exportar tabelas para Excel, imprimir e exportar dados textuais e trabalhar offline. Quanto à formação, sugerem que é necessário mais tempo para a dimensão do questionamento e cruzamentos dos dados com apoio do webQDA. Foi possível perceber também que a utilização do software é um elemento dinamizador de novas compreensões e aprofundamentos sobre o processo de análise qualitativa de dados.@pt

. User’s perception about the qualitative analyses software webqda percepción de usuarios acerca de software de análisis cualitativo webqda percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa webqda. Comunicação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-15] => 61311
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Dayse Neri de Souza] => 25838
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Francislê Neri de Souza] => 25839
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [António Pedro Costa] => 25840
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_33270#00028.pdf] => 86004
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [118] => 1590
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [104] => 1871
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Component] => 68592
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Formatting] => 68593
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Style] => 68594
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Styling] => 68595
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Headings] => 235795
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Webqda] => 67683
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análisis de lo datos] => 68596
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Software de evaluación] => 68598
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formación] => 5759
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Análise de dado] => 39357
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Avaliação de software] => 21963
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Formação] => 235800
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Formação] => 11828
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação] => 459
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00028-2014-17-2] => 61303
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The nature of quantitative research reveals is limited to answering some of the questions the human and social sciences. On the other hand, researchers increasingly recognize that qualitative research is of crucial importance to answer research questions that we would like to deepen. The quality and number of works in this area are considerable, but there are many challenges to face. One of the challenges that we discuss in this paper is the level of training of new researchers toward combination of analysis techniques and software available to enhance this same analysis. In this work, we present the perceptions of researchers on the use of webQDA software in the context of advanced training. Beyond the participants’ profile, we also present an evaluation of the training program itself. The Web Qualitative Data Analysis (webQDA) is software to support qualitative analysis that can be accessed through the internet, providing a secure collaborative work environment (www.webqda.com). We use a qualitative analysis of open-end questions using the own webQDA software, which were collected through a questionnaire. The results point to a positive perception of the trainees on the use of webQDA and training itself. However, technical limitations are indicated that in the initial version of the system were not yet available, such as: export tables to Excel, print and export text data and work offline. As for training, suggest that is necessary more time to the Questioning dimension and triangulation of data with support of webQDA. Was possible seen also that the use of software is a driving force for new understandings and insights about the process of qualitative analysis of data. ] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La investigación de carácter cuantitativo parece limitada para responder a algunas cuestiones de l ciencias humanas y sociales. Los investigadores reconocen que la investigación cualitativa tiene una importancia crucial para muchos de los temas de investigación que se pretende impulsar y desarrollar. La calidad y el número de trabajos en este ámbito son importantes, pero hay muchos retos que afrontar. Uno de los retos, en este artículo, es el nivel de formación de nuevos investigadores en las técnicas de análisis y un software disponible para potenciar el análisis. Por  este motivo, presentamos las percepciones de los investigadores en el uso del software webQDA en formación avanzada. Además del perfil de los participantes, se presenta una evaluación del programa de formación. La Web Análisis de Datos Cualitativos (webQDA) es un software para apoyar el análisis cualitativo que se tiene acceso a través de internet, proporcionando un entorno seguro de trabajo colaborativo (www.webqda.com). Utilizamos un análisis cualitativo de preguntas abiertas y cerradas con el uso de webQDA, a través de una encuesta mediante cuestionario. Los resultados apuntan a una percepción positiva de los alumnos sobre el uso de webQDA y de su propia formación, más limitaciones técnicas que en la primera versión del sistema todavía no estaban disponibles, tales como: exportar tablas para Excel, imprimir y exportar datos de texto y trabajar sin conexión. Sugieren que se necesita de  más tiempo para el tamaño de cuestionamiento y relaciónde datos con el apoyo de webQDA. Es posible darse cuenta de que el uso del software es una de las fuerzas que impulsan los nuevos entendimientos y reflexiones sobre el proceso de análisis cualitativo de los datos. ] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A investigação de natureza quantitativa revela-se limitadapara responder algumas das questões das ciências humanas e sociais.Por outro lado, os investigadores reconhecem cada vez mais que a investigação qualitativa tem uma importância crucial para muitas das questões de investigação que gostaríamos aprofundar. A qualidade e o número de trabalhos nesta área são consideráveis, mas são muitos os desafios a enfrentar. Um dos desafios que discutiremos neste artigo é ao nível da formação de novos investigadores na conjugação de técnicas de análise e um software disponível para potencializar esta mesma análise. Assim, neste trabalho, apresentamos as percepções de investigadores sobre a utilização do software webQDA no contexto de uma formação avançada. Para além do perfil dos participantes, apresentamos também uma avaliação sobre o programa de formação em si. O Web Qualitative Data Analysis (webQDA) é um software de apoio à análise qualitativa que pode ser acedido através da internet, proporcionando um ambiente seguro de trabalho colaborativo (www.webqda.com). Recorremos a uma análise qualitativa de questões abertas com a utilização do próprio webQDA, que foram recolhidas através de um inquérito por questionário. Os resultados apontam para uma percepção positiva dos formandos acerca da utilização do webQDA e da própria formação. No entanto, apontam limitações técnicas que na versão inicial do sistema ainda não se encontravam disponíveis, tais como: exportar tabelas para Excel, imprimir e exportar dados textuais e trabalhar offline. Quanto à formação, sugerem que é necessário mais tempo para a dimensão do questionamento e cruzamentos dos dados com apoio do webQDA. Foi possível perceber também que a utilização do software é um elemento dinamizador de novas compreensões e aprofundamentos sobre o processo de análise qualitativa de dados.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/33270] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33270] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5216/33270] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação; v. 17, n. 2 (2014); 104-118] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-675X] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1415-5842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [User’s perception about the qualitative analyses software webQDA] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Percepción de usuarios acerca de software de análisis cualitativo webQDA] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Percepção dos utilizadores sobre o software de análise qualitativa webQDA] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33270/17614] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/33270/18411] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/33270#00028] => 0
                        )

                )

        )

)