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Gamificação: uma nova abordagem multimodal para a educação

Gamification: a new multimodal approach to education

Ludificación: un nuevo abordaje multimodal para la educación

Objective. This article intends to present the concept of Gamification as a multimodal alternative for education, considering it a relatively recent initiative. It is a phenomenon still in its infancy, lacking in more studies and discussions, but not less interesting, since it proposes a new approach to education and many other segments of contemporary human knowledge.Method. The research shows that in Higher Education, as in other areas, its use is still incipient, because the controversy surrounding the theme is still considerable, however, it joins efforts with other proposals of the same magnitude, in an attempt to sublimate some of the learning problems of the individuals, leading them to the engagement and motivation in the educational environment. It is not a revolution, or a proposal to abandon pre-existing concepts and procedures, but an attempt to compose with what already exists and to take advantage of the benefits of evolution through which humanity passes, so that learning becomes increasingly more natural in the eyes of individuals.Results. Challenges will have to be transposed, and may be of a technological, financial, procedural, educational or structural nature. With more studies, research, and evaluation of the results, it is possible to evaluate if the initiative is consistent and if it has come to stay.@en


Objetivo. Este artículo pretende presentar el concepto de Ludificación como una alternativa multimodal para la educación, considerando que es una iniciativa relativamente nueva, como un fenómeno en su fase inicial, carente de mayores análisis y estudios, pero no por eso menos interesante, dado que propone un nuevo abordaje para la educación y para muchos otras áreas del conocimiento humano.Método. El estudio muestra que en la Educación de Nivel Superior, como en otras áreas, su uso aún es incipiente, pues la polémica que envuelve el tema aún es considerable, no obstante, se viene integrando a otras propuestas similares, que intentan depurar algunos de los problemas del aprendizaje de los individuos, llevándolos una participación y motivación en el ambiente educacional. No se trata de una revolución, o propuesta de abandono de conceptos y procedimientos pre-existentes, pero si de una tentativa que se integra a lo ya existe y aprovecha los beneficios de la evolución de la humanidad para que el aprendizaje se desarrolle cada vez de forma más natural.Resultados. Tendran que superarse los desafíos de naturaleza tecnológica, financiera, procedimental, educacional o estructural, con mayores estudios. La evaluación de los resultados determinará si la iniciativa es consistente y si se puede adoptar.@es
Objetivo. Este artigo pretende apresentar o conceito de Gamificação como uma alternativa multimodal para a educação, considerando ser uma iniciativa relativamente recente. É um fenômeno em fase inicial, carente de maiores estudos e discussões, mas não por isso menos interessante, porquanto propõe uma nova abordagem para a educação e muitos outros segmentos do conhecimento humano contemporâneo.Método. A pesquisa mostra que na Educação de Nível Superior, como em outras áreas, o seu uso ainda é incipiente, pois a polêmica que envolve o tema ainda é considerável, no entanto, vem conjugar esforços com outras propostas de mesma envergadura, na tentativa de sublimar alguns dos problemas de aprendizagem dos indivíduos, levando-os ao engajamento e motivação no ambiente educacional. Não se trata de uma revolução, ou proposta de abandono de conceitos e procedimentos pré-existentes, mas uma tentativa de compor com o que já existe e de aproveitar os benefícios da evolução por que passa a humanidade para que a aprendizagem se torne cada vez mais natural aos olhos dos indivíduos.Resultados. Desafios terão que ser transpostos, podendo ser de natureza tecnológica, financeira, procedimental, educacional ou estrutural, com maiores estudos e pesquisas e avaliação dos resultados pode-se avaliar se a iniciativa é consistente e se veio para ficar.@pt

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