Article Brapci-Revistas

Bibliotecas universitárias e a acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva

Pedagogy, Architecture and Librarianship: pedagogical procedures for a school library restructure

Pedagogía, Arquitectura y Bibliotecología: procesos pedagógicos para estructurar una biblioteca escolar

Introdução: Aborda a questão da acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva em bibliotecas universitárias analisando o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/UNIBIBLI.Objetivos: verificar a adoção das recomendações das Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos (DSBS) da IFLA pelas bibliotecas do Sistema UNIBIBLI; identificar quais itens recomendados pelas DSBS são adotados pelas bibliotecas do UNBIBLI para garantir o atendimento aos usuários surdos e com deficiência auditiva; verificar se o UNIBIBLI tem uma política de acessibilidade que atenda às necessidades dos usuários surdos e com deficiência auditiva; identificar quais os parâmetros de acessibilidade adotados pelas bibliotecas analisadas no atendimento aos usuários surdos e com deficiência auditiva.Metodologia: Adota-se a metodologia exploratória com abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista.Resultados: Apontam que o UNIBIBLI não tem uma política de acessibilidade que atenda as especificidades dos usuários surdos e com deficiência auditiva, e que o Sistema adota parcialmente os itens recomendados pelas Diretrizes para Serviços de Bibliotecas para Surdos da IFLA, mas manifestou interesse em adequar-se às referidas recomendações.Conclusões: A questão da acessibilidade não pode ser encarada apenas como o cumprimento da legislação e normas técnicas, é imprescindível que os profissionais que atuam nas bibliotecas estejam cientes de seus papéis perante a sociedade e da função social da biblioteca.@pt


Introduction: School libraries in general are still not able to provide, to their readers, a space where they can feel welcomed physically, psychologically and culturally. The library of the State Educational Institute of Londrina (IEEL) is not an exception. Objective: Disseminate the interventions conducted in IEEL’s library by the extension project “Formation of the Reading Mediator in public school” team from 2012 to 2015. Methodology: The procedures were built using the collaborative methodology and had the participation of teachers and students from UEL, directors, pedagogical team and attendants of the IEEL’s library. Results: Interferences were conducted in the spatial school library readaptation associated with reading pedagogical mediation, aiming readers’ formation. To achieve that, several meetings of study and research, discussion about libraries, their spaces and roles were held, as recognition of library space at IEEL and UEL’s central library and construction of a comfortable and pleasant architectural project were made. Conclusions: The first spatial adjustments in the school library have already been showing their effects because they have been answering to the needs of use of the library space by the school community satisfactorily.@en
Introducción: Las bibliotecas escolares, en general, aun no pueden proporcionar a los lectores, un espacio que se sientan acogidos, psicológica y culturalmente, por lo tanto la biblioteca del Instituto Estatal de Londrina Educación (IEEL), no es una excepción. Objetivo: Difundir las interferencias hechas en la biblioteca de IEEL por el equipo del proyecto de extensión Lectura Entrenamiento Facilitador en la escuela pública en el período 2012-2015. Metodología: Los procedimientos fueron construidos usando la metodología colaborativa y contó con la participación de profesores y estudiantes de la UEL, director, equipo pedagógico y los profesionales de la biblioteca del IEEL. Resultados: Fueron hechos interferencia en la adaptación espacial de biblioteca en la escuela asociada con la mediación pedagógica de la lectura, con la finalidad de formar lectores. Por lo tanto, hubo numerosas reuniones de estudio y investigación, la discusión acerca de la biblioteca, su espacio y sus funciones, el reconocimiento del espacio de la biblioteca del IEEL y en la biblioteca central UEL, la construcción del diseño arquitectónico cómodo y agradable. Conclusiones: Los primeros ajustes espaciales de la biblioteca de la escuela pública ya ha tenido efecto, pues se ha dado a las necesidades de uso de este entorno por la comunidad escolar de forma satisfactoria.@es

. Bibliotecas universitárias e a acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva pedagogy, architecture and librarianship: pedagogical procedures for a school library restructure pedagogía, arquitectura y bibliotecología: procesos pedagógicos para estructurar una biblioteca escolar. Informação@profissões, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-01-24] => 60771
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Sulamita Nicolau de Miranda] => 2540
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marcos Luiz Cavalcanti de Miranda] => 26251
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marcos Luiz Calvacanti de Miranda] => 7174
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_24226#00024.pdf] => 81171
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19] => 1508
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [4] => 505
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca universitária] => 233546
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Surdo] => 184975
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Deficiência auditiva] => 67424
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Diretriz para serviço de biblioteca para surdo] => 67425
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Federação internacional da associação e instituição bibliotecária] => 67426
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Pedagogia] => 266206
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Bibliotecología] => 247791
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias] => 199222
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Surdos] => 267309
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Diretrizes para serviços de bibliotecas para surdos] => 281327
                        )

                    [12] => Array
                        (
                            [Federação internacional das associações e instituições bibliotecárias] => 281328
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [School library] => 266590
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pedagogical procedures] => 202884
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Architectural restructuring] => 202885
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Pedagogy] => 269112
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Architecture] => 176799
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Librarianship] => 234450
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Procesos pedagógicos] => 202886
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Reestructuración arquitectónica] => 202887
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Arquitectura] => 60011
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Pedagogía] => 275379
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-01-24] => 281326
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2015-4-2] => 60769
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Aborda a questão da acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva em bibliotecas universitárias analisando o Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO/UNIBIBLI.Objetivos: verificar a adoção das recomendações das Diretrizes para Serviços de Biblioteca para Surdos (DSBS) da IFLA pelas bibliotecas do Sistema UNIBIBLI; identificar quais itens recomendados pelas DSBS são adotados pelas bibliotecas do UNBIBLI para garantir o atendimento aos usuários surdos e com deficiência auditiva; verificar se o UNIBIBLI tem uma política de acessibilidade que atenda às necessidades dos usuários surdos e com deficiência auditiva; identificar quais os parâmetros de acessibilidade adotados pelas bibliotecas analisadas no atendimento aos usuários surdos e com deficiência auditiva.Metodologia: Adota-se a metodologia exploratória com abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a entrevista.Resultados: Apontam que o UNIBIBLI não tem uma política de acessibilidade que atenda as especificidades dos usuários surdos e com deficiência auditiva, e que o Sistema adota parcialmente os itens recomendados pelas Diretrizes para Serviços de Bibliotecas para Surdos da IFLA, mas manifestou interesse em adequar-se às referidas recomendações.Conclusões: A questão da acessibilidade não pode ser encarada apenas como o cumprimento da legislação e normas técnicas, é imprescindível que os profissionais que atuam nas bibliotecas estejam cientes de seus papéis perante a sociedade e da função social da biblioteca.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: School libraries in general are still not able to provide, to their readers, a space where they can feel welcomed physically, psychologically and culturally. The library of the State Educational Institute of Londrina (IEEL) is not an exception. Objective: Disseminate the interventions conducted in IEEL’s library by the extension project “Formation of the Reading Mediator in public school” team from 2012 to 2015. Methodology: The procedures were built using the collaborative methodology and had the participation of teachers and students from UEL, directors, pedagogical team and attendants of the IEEL’s library. Results: Interferences were conducted in the spatial school library readaptation associated with reading pedagogical mediation, aiming readers’ formation. To achieve that, several meetings of study and research, discussion about libraries, their spaces and roles were held, as recognition of library space at IEEL and UEL’s central library and construction of a comfortable and pleasant architectural project were made. Conclusions: The first spatial adjustments in the school library have already been showing their effects because they have been answering to the needs of use of the library space by the school community satisfactorily.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introduction: School libraries in general are still not able to provide, to their readers, a space where they can feel welcomed physically, psychologically and culturally. The library of the State Educational Institute of Londrina (IEEL) is not an exception. Objective: Disseminate the interventions conducted in IEEL’s library by the extension project “Formation of the Reading Mediator in public school” team from 2012 to 2015. Methodology: The procedures were built using the collaborative methodology and had the participation of teachers and students from UEL, directors, pedagogical team and attendants of the IEEL’s library. Results: Interferences were conducted in the spatial school library readaptation associated with reading pedagogical mediation, aiming readers’ formation. To achieve that, several meetings of study and research, discussion about libraries, their spaces and roles were held, as recognition of library space at IEEL and UEL’s central library and construction of a comfortable and pleasant architectural project were made. Conclusions: The first spatial adjustments in the school library have already been showing their effects because they have been answering to the needs of use of the library space by the school community satisfactorily.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Las bibliotecas escolares, en general, aun no pueden proporcionar a los lectores, un espacio que se sientan acogidos, psicológica y culturalmente, por lo tanto la biblioteca del Instituto Estatal de Londrina Educación (IEEL), no es una excepción. Objetivo: Difundir las interferencias hechas en la biblioteca de IEEL por el equipo del proyecto de extensión Lectura Entrenamiento Facilitador en la escuela pública en el período 2012-2015. Metodología: Los procedimientos fueron construidos usando la metodología colaborativa y contó con la participación de profesores y estudiantes de la UEL, director, equipo pedagógico y los profesionales de la biblioteca del IEEL. Resultados: Fueron hechos interferencia en la adaptación espacial de biblioteca en la escuela asociada con la mediación pedagógica de la lectura, con la finalidad de formar lectores. Por lo tanto, hubo numerosas reuniones de estudio y investigación, la discusión acerca de la biblioteca, su espacio y sus funciones, el reconocimiento del espacio de la biblioteca del IEEL y en la biblioteca central UEL, la construcción del diseño arquitectónico cómodo y agradable. Conclusiones: Los primeros ajustes espaciales de la biblioteca de la escuela pública ya ha tenido efecto, pues se ha dado a las necesidades de uso de este entorno por la comunidad escolar de forma satisfactoria.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/24226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/24226] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2015v4n2p04] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 4, n. 2 (2015); 04-19] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 4 n. 2 (2015); 04-19] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Bibliotecas universitárias e a acessibilidade aos usuários surdos e com deficiência auditiva] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pedagogy, Architecture and Librarianship: pedagogical procedures for a school library restructure] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pedagogía, Arquitectura y Bibliotecología: procesos pedagógicos para estructurar una biblioteca escolar] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226/17831] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226/17831] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/24226/17831] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/24226#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2015v4n2p04] => 0
                        )

                )

        )

)