Article Brapci-Revistas

Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro

Political and films: journalism and marketing representation in brasilian movies

Cine y política: la representación del periodismo y del marketing político en el cine brasileño

Brazilian movies in the 1990´s seek to providea diagnosis of the rapid changes occurred inthe field of communications during that period.The film Doces Poderes (Sweet Powers), byLúcia Murat, shows how Brazilian journalism,when subjected to political marketing andadvertising, loses its power as a primary sourceof information and gives room to what is knowas “news as product”. Although Murat´s filmpurports to be a critical reading of the state ofjournalism in the 90´s, its cinematic languageand narrative structure undermine its intent,revealing instead the frailties and limitations ofthe Brazilian cinema of political slant.@en


O cinema brasileiro dos anos 1990 busca diagnosticar as rápidas mudanças ocorridas no campo da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismobrasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a “notícia como produto”. Ainda que o filme,aparentemente, vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos 1990, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa solapam seu intento, revelando, assim, as fragilidadese limitações do cinema brasileiro de viés político.@pt

. Political and films: journalism and marketing representation in brasilian movies cine y política: la representación del periodismo y del marketing político en el cine brasileño cinema e política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro. Comunicação & informação, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2010-08-08] => 62726
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Lisandro Nogueira] => 65487
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_10300#00028.pdf] => 81100
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [26] => 1445
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [16] => 959
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Journalism] => 234856
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Movies] => 267964
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Political marketing] => 67306
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Advertising] => 280626
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cinema] => 173881
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Jornalismo] => 235111
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Marketing] => 201034
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cinema] => 7301
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação] => 459
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00028-2007-10-1] => 62099
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Brazilian movies in the 1990´s seek to providea diagnosis of the rapid changes occurred inthe field of communications during that period.The film Doces Poderes (Sweet Powers), byLúcia Murat, shows how Brazilian journalism,when subjected to political marketing andadvertising, loses its power as a primary sourceof information and gives room to what is knowas “news as product”. Although Murat´s filmpurports to be a critical reading of the state ofjournalism in the 90´s, its cinematic languageand narrative structure undermine its intent,revealing instead the frailties and limitations ofthe Brazilian cinema of political slant.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O cinema brasileiro dos anos 1990 busca diagnosticar as rápidas mudanças ocorridas no campo da comunicação nesse período. O filme Doces Poderes, de Lúcia Murat, mostra como o jornalismobrasileiro, quando submetido ao marketing político e à publicidade, perde seu papel de fonte primária de informação e abre espaço para a “notícia como produto”. Ainda que o filme,aparentemente, vise lançar um olhar crítico sobre a situação do jornalismo dos anos 1990, a linguagem cinemática e a estrutura narrativa solapam seu intento, revelando, assim, as fragilidadese limitações do cinema brasileiro de viés político.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/10300] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10300] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5216/c&i.v10i1.10300] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação; v. 10, n. 1 (2007); 16-26] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-675X] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1415-5842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Political and films: journalism and marketing representation in brasilian movies] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cine y política: la representación del periodismo y del marketing político en el cine brasileño] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cinema e Política: a representação do jornalismo e do marketing político no cinema brasileiro] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/10300/7154] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/10300#00028] => 0
                        )

                )

        )

)