Este artigo propõe uma reflexão acerca dos processos de musealização nos domínios da ciência. Por meio de estratégias narrativas, a exposição (etapa final do processo de musealização) confere materialidade e visibilidade a realidades naturalmente inacessíveis à percepção humana - infinitamente pequenas, infinitamente distantes, dispersas no tempo e/ou no espaço. Nos museus de ciência (na qualidade de “aparatos informacionais”), eventos, objetos e fenômenos são representados por imagens, modelos e “fragmentos do mundo” de naturezas muito diversas (mapas, ilustrações botânicas, globos terrestres, amostras, espécimes conservados in vivo ou in vitro, instrumentos científicos) que, ao serem musealizados, são tornados documentos.@pt
This article analyzes the processes of musealization in the realm of science. By means of narrative strategies, the exhibition (final stage of musealization processes) provide materiality and visibility to realities that are naturally inaccessible to human perception - infinitely small, infinitely distant, dispersed in time and/or in space. Inside science museums (as informational apparatuses), events, objects and phenomena are represented by images, models and âfragments of the worldâ of very diverse natures (maps, botanical illustrations, earth globes, samples, specimens preserved in vivo or in vitro, instrumentsâ¦) that become documents through musealization.@en
. Fragmentos, modelos, imagens: processos de musealização nos domínios da ciência fragments, models, images: musealization processes in the realm of science. Datagramazero, [????].