Article Brapci-Revistas

Projeto de letramento informacional para estudantes do ensino fundamental: relato de experiência

Este relato de experiência origina-se de um projeto de letramento informacional desenvolvido em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS. Subsidiado teoricamente e metodologicamente pelo trabalho de Gasque (2012) e utilizando recursos providos pelo Ministério da Educação, o referido projeto objetivou promover o desenvolvimento de competências e habilidades informacionais em estudantes do 4º ano do ensino fundamental da referida escola. Em nível de avaliação do desenvolvimento do projeto observou-se a importância e viabilidade do mesmo, a motivação dos estudantes para o desenvolvimento das atividades, a falta de uma cultura de informação e pesquisa na comunidade escolar e a necessidade de adaptação dos materiais aos objetivos do letramento informacional. Como considerações finais pontua-se a importância do desenvolvimento e da comunicação por parte dos bibliotecários de atividades práticas envolvendo o letramento informacional, assim como a produção de orientações didáticas e teóricas específicas para a aplicação do letramento informacional no contexto educacional, social e cultural brasileiro. @pt


NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-11] => 61811
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cintia Kath Blank] => 16071
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Renata Braz Gonçalves] => 16072
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/680/2018/09/oai_revistaacb_emnuvens_com_br_article_1269#00046.pdf] => 80693
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [117] => 1662
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [104] => 1871
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteconomia] => 234396
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Letramento informacional] => 172256
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Comportamento informacional] => 263151
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-04-11] => 274725
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina] => 680
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00046-2017-22-1] => 61806
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este relato de experiência origina-se de um projeto de letramento informacional desenvolvido em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS. Subsidiado teoricamente e metodologicamente pelo trabalho de Gasque (2012) e utilizando recursos providos pelo Ministério da Educação, o referido projeto objetivou promover o desenvolvimento de competências e habilidades informacionais em estudantes do 4º ano do ensino fundamental da referida escola. Em nível de avaliação do desenvolvimento do projeto observou-se a importância e viabilidade do mesmo, a motivação dos estudantes para o desenvolvimento das atividades, a falta de uma cultura de informação e pesquisa na comunidade escolar e a necessidade de adaptação dos materiais aos objetivos do letramento informacional. Como considerações finais pontua-se a importância do desenvolvimento e da comunicação por parte dos bibliotecários de atividades práticas envolvendo o letramento informacional, assim como a produção de orientações didáticas e teóricas específicas para a aplicação do letramento informacional no contexto educacional, social e cultural brasileiro. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Este relato de experiência origina-se de um projeto de letramento informacional desenvolvido em uma escola pública da cidade do Rio Grande/RS. Subsidiado teoricamente e metodologicamente pelo trabalho de Gasque (2012) e utilizando recursos providos pelo Ministério da Educação, o referido projeto objetivou promover o desenvolvimento de competências e habilidades informacionais em estudantes do 4º ano do ensino fundamental da referida escola. Em nível de avaliação do desenvolvimento do projeto observou-se a importância e viabilidade do mesmo, a motivação dos estudantes para o desenvolvimento das atividades, a falta de uma cultura de informação e pesquisa na comunidade escolar e a necessidade de adaptação dos materiais aos objetivos do letramento informacional. Como considerações finais pontua-se a importância do desenvolvimento e da comunicação por parte dos bibliotecários de atividades práticas envolvendo o letramento informacional, assim como a produção de orientações didáticas e teóricas específicas para a aplicação do letramento informacional no contexto educacional, social e cultural brasileiro.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1269] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.revistaacbsc.emnuvens.com.br:article/1269] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1269] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 22, n. 1 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 104-117] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1414-0594] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Revista ACB; v. 22 n. 1 (2017): Revista ACB: ISSN 1414-0594; 104-117] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Projeto de letramento informacional para estudantes do ensino fundamental: relato de experiência] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1269/pdf] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1269] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/1269/pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:revistaacb.emnuvens.com.br:article/1269#00046] => 0
                        )

                )

        )

)