Article Brapci-Revistas

Imagem corporal de adolescentes: um estudo sobre as relações de gênero e influência da mídia

Body image of adolescents: as study on gender relations and influence of the mass media

Imagen corporal de adolescentes: un estudio sobre las relaciones de género e influencia de los medios de comunicación de masa

The purpose of the study is to analyze gender differences in a sample of adolescents regarding the perception of body image, perception of the influence of the media and the practice of physical activity. We used the Body Shape Questionnaire (BSQ), the Cuestionario de InfluenciasdelModeloEstético Corporal (CIMEC-26) and the discussion group as data collection technique. The results indicate the existence of a greater body dissatisfaction, as well as greater influence of mass media on females adolescents. In addition, the speeches of focus groups underscore a wide variety of mediators in the construction of body image today: the norm of thinness, the lack of a diversity of clothes that adapt to different bodies, the impact of the influence of media and social evidence that thin people are more accepted in all social spheres. @en


El objetivo del estudio es conocer las diferencias de género en una muestra de adolescentes respecto a la percepción de la imagen corporal y la percepción de la influencia de los medios de comunicación, desde una perspectiva cuantitativa y cualitativa. Fueron utilizados el BodyShapeQuestionnaire (BSQ), el Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) y el grupo de discusión como técnica de recogida de los datos. Los resultados indican la existencia de una mayor insatisfacción corporal en adolescentes del sexo femenino. Además, los discursos de los grupos de discusión resaltan una gran variedad de mediadores en la construcción de la imagen corporal en la actualidad: la norma de la delgadez, la inexistencia de la diversidad de tallas que se adapten a diferentes cuerpos, el impacto de la influencia de los medios de comunicación, y la evidencia social de que las personas delgadas son mejor aceptadas en todos los ámbitos sociales. @es
O objetivo do estudo é conhecer as diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes em relação à percepção da imagem corporal e percepção da influência da mídia, através de uma abordagem quanti-qualitativa. Foram utilizados o BodyShapeQuestionnaire (BSQ), o Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) e o grupo de discussão como técnica de coleta de dados. Os resultados indicam a existência de uma maior insatisfação corporal, assim como maior influência da mídia em adolescentes do sexo feminino. Além disso, os discursos dos grupos de discussão ressaltam uma grande variedade de mediadores na construção da imagem corporal na atualidade: a norma da magreza, a inexistência de uma diversidade de roupas que se adaptem aos diferentes corpos, o impacto da influencia da mídia e a evidência social de que as pessoas magras são mais aceitas em todas as esferas sociais. @pt

NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-12-15] => 61311
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vivianne Oliveira Gonçalves] => 30434
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Juan Parra Martínez] => 30435
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/459/2018/09/oai_ojs_www_revistas_ufg_br_article_31792#00028.pdf] => 80194
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [154] => 1875
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [139] => 491
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Body image] => 66073
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gender] => 268237
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Adolescent] => 66075
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mass media] => 191769
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Imagen corporal] => 66076
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Medios de comunicación de masa] => 235739
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Adolescentes] => 235737
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Adolescentes] => 192074
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gênero] => 227410
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 262112
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mídia] => 235740
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cidadania e cultura] => 60663
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Imagem corporal] => 66078
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Adolescência] => 192231
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação] => 459
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00028-2014-17-2] => 61303
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The purpose of the study is to analyze gender differences in a sample of adolescents regarding the perception of body image, perception of the influence of the media and the practice of physical activity. We used the Body Shape Questionnaire (BSQ), the Cuestionario de InfluenciasdelModeloEstético Corporal (CIMEC-26) and the discussion group as data collection technique. The results indicate the existence of a greater body dissatisfaction, as well as greater influence of mass media on females adolescents. In addition, the speeches of focus groups underscore a wide variety of mediators in the construction of body image today: the norm of thinness, the lack of a diversity of clothes that adapt to different bodies, the impact of the influence of media and social evidence that thin people are more accepted in all social spheres. ] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [El objetivo del estudio es conocer las diferencias de género en una muestra de adolescentes respecto a la percepción de la imagen corporal y la percepción de la influencia de los medios de comunicación, desde una perspectiva cuantitativa y cualitativa. Fueron utilizados el BodyShapeQuestionnaire (BSQ), el Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) y el grupo de discusión como técnica de recogida de los datos. Los resultados indican la existencia de una mayor insatisfacción corporal en adolescentes del sexo femenino. Además, los discursos de los grupos de discusión resaltan una gran variedad de mediadores en la construcción de la imagen corporal en la actualidad: la norma de la delgadez, la inexistencia de la diversidad de tallas que se adapten a diferentes cuerpos, el impacto de la influencia de los medios de comunicación, y la evidencia social de que las personas delgadas son mejor aceptadas en todos los ámbitos sociales. ] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo do estudo é conhecer as diferenças de gênero em uma amostra de adolescentes em relação à percepção da imagem corporal e percepção da influência da mídia, através de uma abordagem quanti-qualitativa. Foram utilizados o BodyShapeQuestionnaire (BSQ), o Cuestionario de Influencias del Modelo Estético Corporal (CIMEC-26) e o grupo de discussão como técnica de coleta de dados. Os resultados indicam a existência de uma maior insatisfação corporal, assim como maior influência da mídia em adolescentes do sexo feminino. Além disso, os discursos dos grupos de discussão ressaltam uma grande variedade de mediadores na construção da imagem corporal na atualidade: a norma da magreza, a inexistência de uma diversidade de roupas que se adaptem aos diferentes corpos, o impacto da influencia da mídia e a evidência social de que as pessoas magras são mais aceitas em todas as esferas sociais. ] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/31792] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31792] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5216/31792] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação & Informação; v. 17, n. 2 (2014); 139-154] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-675X] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1415-5842] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Body image of adolescents: as study on gender relations and influence of the mass media] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Imagen corporal de adolescentes: un estudio sobre las relaciones de género e influencia de los medios de comunicación de masa] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Imagem corporal de adolescentes: um estudo sobre as relações de gênero e influência da mídia] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31792/17625] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://revistas.ufg.br/ci/article/view/31792/18405] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.revistas.ufg.br:article/31792#00028] => 0
                        )

                )

        )

)