Article Brapci-Revistas

A Experiência do Usuário nos mecanismos de busca Knowledge Graph e o Knowledge Vault

User experience in search engines knowledge graph and knowledge vault

La experiencia del usuario en los motores de búsqueda de knowledge graph y knowledge vault

Introdução: Os mecanismos de busca são responsáveis por satisfazer a necessidade de informação e recuperar de maneira eficaz e eficiente os documentos nos diferentes formatos. Nesse contexto, a disciplina de Experiência de Usuário torna-se fundamental, na criação de mecanismos que satisfaçam e contribuam na utilização de um sistema. Entretanto, necessita-se de pesquisas que analisem como algumas tecnologias de mecanismos de busca na Web estão influenciando a Experiência do Usuário. Objetivo: Discutir como as atuais tecnologias de informação e comunicação podem influenciar na Experiência de Usuário, tendo como enfoque os mecanismos de busca Knowledge Graph e Knowledge Vault, sob um olhar da Ciência da Informação. Metodologia: Qualitativa, de natureza exploratório e analítica, em que se realizou o estudo das facetas da Experiência de Usuário no âmbito das tecnologias Knowledge Graph e Knowledge Vault. Resultados: Relacionou-se em um quadro a Experiência do Usuário com o Knowledge Graph e Knowledge Vault, utilizando as facetas da Experiência do Usuário. Por meio deste quadro, identificou-se que as funcionalidades inseridas nesses sistemas vêm contribuindo na apresentação das respostas de buscas, que diferencia a experiência do usuário neste sistema, quando comparado com a busca tradicional. Conclusão: Por meio deste trabalho, verificou-se como os mecanismos de busca estão evoluindo segundo a ótica da Experiência do Usuário, onde as principais inovações referentes aos processos e busca se mostraram aderentes as necessidades apontadas pelos principais teóricos da Experiência do Usuário.@pt


Introduction: search engines are responsible for satisfying the information need and for efficiently and effective retrieving documents in different formats. in this context, the discipline of user experience becomes fundamental, in the creation of mechanisms that satisfy and contribute to the use of a system. however, there is a need for research that looks at how some web search engine technologies are influencing user experience. objective: to discuss how current information and communication technologies can influence the user experience, focusing on the knowledge graph and knowledge vault search engines, under an information science perspective. methodology: qualitative, exploratory and analytical, in which the facets of the user experience in the context of knowledge graph and knowledge vault technologies were carried out. results: it was related to a table the user experience with knowledge graph and knowledge vault using the user experience facets. through this table, it was identified that the functionalities inserted in these systems have been contributing in the presentation of the search, which differentiates the user experience in this system when compared to the traditional search. conclusion: through this work it is verified how the search engines are evolving from the perspective of the user experience, where the main innovations related to the processes and search, have been adhered to the needs pointed out by the main theorists of the user experience.@en
Introducción: los mecanismos de búsqueda son responsables de satisfacer la necesidad de información y recuperar de manera eficaz y eficiente los documentos en los diferentes formatos. en este contexto, la disciplina de experiencia de usuario se vuelve fundamental, en la creación de mecanismos que satisfagan y contribuyan en la utilización de un sistema. sin embargo, se necesitan investigaciones que analicen cómo algunas tecnologías de motores de búsqueda en la web están influenciando la experiencia del usuario. objetivo: discutir cómo las actuales tecnologías de información y comunicación pueden influir en la experiencia de usuario, teniendo como enfoque los mecanismos de búsqueda knowlodge graph y knowledge vault, bajo una mirada de la ciencia de la información. metodología: metodología cualitativa, de naturaleza exploratoria y analítica, en que se realizó el estudio de las facetas de la experiencia de usuario en el ámbito de las tecnologías knowledge graph y knowledge vault. resultados: se relacionó en un cuadro la experiencia del usuario con el conocimiento de conocimiento y knowledge vault, utilizando las facetas de la experiencia del usuario. por medio de este cuadro, se identificó que las funcionalidades insertadas en estos sistemas vienen contribuyendo en la presentación de las respuestas de búsquedas, que diferencia la experiencia del usuario en este sistema, en comparación con la búsqueda tradicional. conclusión: por medio de ese trabajo se verifica cómo los motores de búsqueda están evolucionando según la óptica de la experiencia del usuario, donde las principales innovaciones referentes a los procesos y búsqueda, se mostraron adheridas a las necesidades apuntadas por los principales teóricos de la experiencia del usuario.@es

. A experiência do usuário nos mecanismos de busca knowledge graph e o knowledge vault user experience in search engines knowledge graph and knowledge vault la experiencia del usuario en los motores de búsqueda de knowledge graph y knowledge vault. Informação@profissões, [????].

References

  • BERNERS-LEE, T.., HANDLER, J., LASSILA, O. The semantic web. Scientific american, v. 284, n. 5, p. 28-37, 2001.
  • BROWN, A. Obtenha respostas inteligentes em sete novas línguas. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2018.
  • CARRARO, J. M.., DUARTE, Y. Diseño de Experiencia de Usuario (UX). Argentina: [S.n.], 2015.
  • CENTRAL INTELIGENCE AGENCY. The world factbook. 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2016.
  • DONG, X. et al. Knowledge vault: A web-scale approach to probabilistic knowledge fusion. In: ACM INTERNATIONAL CONFERENCE ON KNOWLEDGE DISCOVERY AND DATA MINING- SIGKDD, 20th. Proceedings..., p. 601-610, 2014.
  • GABRIEL, M. Educ@r: a (r) evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 215.
  • GABRIEL, M. Sem e SEO-dominando o marketing de busca. Novatec, 2012.
  • HASSAN MONTERO, Y., MARTÍN FERNÁNDEZ, F. J. La experiencia del usuario. No Solo Usabilidad, n. 4, 2005.
  • ISO. 9241-210: Ergonomics of human system interaction-Part 210: Humancentred design for interactive systems, 2009. Disponível em: . Acesso em: 22 fev. 2016.
  • LE COADIC, F. 50 anos e os 5 e-princípios da ciência da informação eletrônica. Ciência da Informação, v. 34, n. 3, p. 11-13, 2005.
  • MONTEIRO, S. D.., FIDENCIO, M. V. As dobras semióticas do ciberespaço: da web visível à invisível. TransInformação, v. 25, n. 1, 2013.
  • MONTEIRO, S. D. Knowledge Graph e a significação: novos agenciamentos semióticos dos índices contemporâneos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, João Pessoa, PB. 2015. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB: ANCIB, 2015. Disponível em: Acesso em: 05 abr. 2018.
  • MORVILLE, P. User experience design. Ann Arbor: Semantic Studios LLC, 2005.
  • ROSENFELD, L.., MORVILLE, P.., ARANGO, J. Information architecture: for the Web and Beyond. [S.l.] O´Reilly Media, Inc., 2015.
  • SANTAREM SEGUNDO, J. E.., SOUZA, J.., CONEGLIAN, C. S. Web Semântica: introdução a recursos de visualização de dados em formatos gráficos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15, João Pessoa, PB. 2015. Anais eletrônicos... João Pessoa, PB: ANCIB, 2015. Disponível em: ew/2780> Acesso em: 05 abr. 2018.
  • SINGHAL, A. Introducing the knowledge graph: things, not strings. 2012. Disponível em: . Acesso em: 05 abr. 2018.
  • VIDOTTI, S. A. B. G.., SANCHES, S. A. S. Arquitetura da Informação em web sites. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE BIBLIOTECAS DIGITAIS, v. 2, Campinas, 2004.
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-05-15] => 32347
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2017-12-15] => 202987
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Caio Saraiva Congelian] => 106161
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ana Maria Jensen Ferreira da Costa Ferreira] => 26271
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Silvana Drumond Monteiro] => 5504
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Silvana aparecida borsetti gregorio vidotti] => 3732
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [José eduardo santarem segundo] => 11021
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_33103#00024.pdf] => 80132
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [59] => 2634
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [35] => 1731
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Knowledge graph] => 188278
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Web semântica] => 201822
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mecanismo de busca] => 4669
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Experiência de usuário] => 264614
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mecanismos de busca] => 281468
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [User experience] => 237567
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Search engines] => 182605
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Semantic web] => 171946
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge vault] => 202991
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Knowledge graph] => 268070
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Semantic web] => 5905
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Experiencia de usuario] => 99285
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Mecanismos de búsqueda] => 261955
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Web semántica] => 283306
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge graph] => 281377
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Knowledge vault] => 281378
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-15] => 281372
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2017-6-2] => 61469
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Os mecanismos de busca são responsáveis por satisfazer a necessidade de informação e recuperar de maneira eficaz e eficiente os documentos nos diferentes formatos. Nesse contexto, a disciplina de Experiência de Usuário torna-se fundamental, na criação de mecanismos que satisfaçam e contribuam na utilização de um sistema. Entretanto, necessita-se de pesquisas que analisem como algumas tecnologias de mecanismos de busca na Web estão influenciando a Experiência do Usuário. Objetivo: Discutir como as atuais tecnologias de informação e comunicação podem influenciar na Experiência de Usuário, tendo como enfoque os mecanismos de busca Knowledge Graph e Knowledge Vault, sob um olhar da Ciência da Informação. Metodologia: Qualitativa, de natureza exploratório e analítica, em que se realizou o estudo das facetas da Experiência de Usuário no âmbito das tecnologias Knowledge Graph e Knowledge Vault. Resultados: Relacionou-se em um quadro a Experiência do Usuário com o Knowledge Graph e Knowledge Vault, utilizando as facetas da Experiência do Usuário. Por meio deste quadro, identificou-se que as funcionalidades inseridas nesses sistemas vêm contribuindo na apresentação das respostas de buscas, que diferencia a experiência do usuário neste sistema, quando comparado com a busca tradicional. Conclusão: Por meio deste trabalho, verificou-se como os mecanismos de busca estão evoluindo segundo a ótica da Experiência do Usuário, onde as principais inovações referentes aos processos e busca se mostraram aderentes as necessidades apontadas pelos principais teóricos da Experiência do Usuário.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: search engines are responsible for satisfying the information need and for efficiently and effective retrieving documents in different formats. in this context, the discipline of user experience becomes fundamental, in the creation of mechanisms that satisfy and contribute to the use of a system. however, there is a need for research that looks at how some web search engine technologies are influencing user experience. objective: to discuss how current information and communication technologies can influence the user experience, focusing on the knowledge graph and knowledge vault search engines, under an information science perspective. methodology: qualitative, exploratory and analytical, in which the facets of the user experience in the context of knowledge graph and knowledge vault technologies were carried out. results: it was related to a table the user experience with knowledge graph and knowledge vault using the user experience facets. through this table, it was identified that the functionalities inserted in these systems have been contributing in the presentation of the search, which differentiates the user experience in this system when compared to the traditional search. conclusion: through this work it is verified how the search engines are evolving from the perspective of the user experience, where the main innovations related to the processes and search, have been adhered to the needs pointed out by the main theorists of the user experience.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: los mecanismos de búsqueda son responsables de satisfacer la necesidad de información y recuperar de manera eficaz y eficiente los documentos en los diferentes formatos. en este contexto, la disciplina de experiencia de usuario se vuelve fundamental, en la creación de mecanismos que satisfagan y contribuyan en la utilización de un sistema. sin embargo, se necesitan investigaciones que analicen cómo algunas tecnologías de motores de búsqueda en la web están influenciando la experiencia del usuario. objetivo: discutir cómo las actuales tecnologías de información y comunicación pueden influir en la experiencia de usuario, teniendo como enfoque los mecanismos de búsqueda knowlodge graph y knowledge vault, bajo una mirada de la ciencia de la información. metodología: metodología cualitativa, de naturaleza exploratoria y analítica, en que se realizó el estudio de las facetas de la experiencia de usuario en el ámbito de las tecnologías knowledge graph y knowledge vault. resultados: se relacionó en un cuadro la experiencia del usuario con el conocimiento de conocimiento y knowledge vault, utilizando las facetas de la experiencia del usuario. por medio de este cuadro, se identificó que las funcionalidades insertadas en estos sistemas vienen contribuyendo en la presentación de las respuestas de búsquedas, que diferencia la experiencia del usuario en este sistema, en comparación con la búsqueda tradicional. conclusión: por medio de ese trabajo se verifica cómo los motores de búsqueda están evolucionando según la óptica de la experiencia del usuario, donde las principales innovaciones referentes a los procesos y búsqueda, se mostraron adheridas a las necesidades apuntadas por los principales teóricos de la experiencia del usuario.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/33103] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/33103] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2017v6n2p35] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 6, n. 2 (2017); 35-59] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 6 n. 2 (2017); 35-59] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Experiência do Usuário nos mecanismos de busca Knowledge Graph e o Knowledge Vault] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [User experience in search engines knowledge graph and knowledge vault] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La experiencia del usuario en los motores de búsqueda de knowledge graph y knowledge vault] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103/23614] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103/23614] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/33103/23614] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/33103#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2017v6n2p35] => 0
                        )

                )

        )

)