Article Brapci-Revistas

Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação; Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior...

Library management in private institutions of higher education: discursive approach from the new demands for access and use of information.

Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior: enfoque discursivo de las nuevas demandas de acceso y uso de información

Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.@pt


Introduction: Asks about the adequacy of libraries administration in Brazilian privet institutions, when vacancy expansion and outline diversification of the undergraduate student group, the professional formation and informational demand in the information society, put new educational conductions and new ways to product knowledge.Objective: Purposes a Discursive Management to administrate these libraries considering the new access demand and ways of using information.Methodology: Realizes a dialog between the analyzes obtained by mapping the literature on Brazilian academic library administration (BRAPCI and SNBUs) and research among librarians of private institutions of higher education, teachers and students in the case study in Rio de Janeiro, point to an opportune time to think the reconstruction of these libraries. s faced to contemporary models of management.  Results: The vacancies expansion and the student features diversification, besides new demand on professional formation and information, in the information society, contrast with no sufficient libraries knowledge on management theories and the inadequacy of actual models adopted faced to contemporary administration models. Highlights the insufficient communication and participation of equip members and between library and users. The fragility of knowledge management, in the case of these Brazilian libraries, suggests the absence of clear administrative policies. In this context the evaluation of undergraduate courses by INEP appears as a kind of substitutive for collection development policy.Conclusions: In this context the study proposes a Discursive Management which combines the theoretical basis of Habermas’ communicative action and the perception of the library as a system that can increase its complexity from Luhmann´s theory. Stakeholders’ complaints and demands are important points that can be used in actions to move round  students and teachers in order to open a dialog by means altogether can build a library they can have and that is also the library they want to have.@en
Introducción: Investiga la adecuación de la actual gestión en biblioteca de instituciones privadas de educación superior, cuando la expansión y diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información en la sociedad de la información, constituyen nuevas formas de enseñanza y producción de conocimiento.Objetivo: Se propone un enfoque discursivo para la administración de estas bibliotecas, partiendo de las nuevas exigencias para el acceso y uso de la información.Metodología: Hace un diálogo entre los análisis obtenidos mediante la cartografia de la literatura brasileña acerca de la administración de bibliotecas académicas (BRAPCI y SNBUs) y la investigación de campo con los bibliotecarios de instituciones privadas de educación superior, los profesores y los estudiante, en estudio de caso en Rio de Janeiro, que apunta a un momento oportuno para repensar la reconstrucción de estas bibliotecas.Resultados: La expansión y la diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información, en la sociedad de la información, contrastan con el precario conocimiento de los bibliotecarios acerca de teorías de la gestión y la insuficiencia de la actual configuración de estas unidades frente a los modelos contemporáneos de gestión. Destacase la participación incipiente y la poca comunicación entre los directivos y sus equipos y entre la biblioteca y sus usuarios. La fragilidad de los conocimientos de gestión, en el caso de estas unidades, sugiere la ausencia de políticas administrativas claras, que pone la evaluación de los cursos superiores por el INEP como una especie de sustituto de la política de desarrollo de las coleccionesConclusiones: Proponemos una Administración discursiva, , que combina la base teórica de la acción comunicativa de Habermas y la percepción de la biblioteca como un sistema que puede aumentar su complejidad de la teoría de Luhmann. Las quejas y demandas de las partes interesadas en la biblioteca se presentan como puntos que pueden ser utilizados en un enfoque de proximidad con los estudiantes y profesores, para abrir un cuadro de diálogo en el que juntos puedan construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener. construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener.@es

. Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação; gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior. library management in private institutions of higher education: discursive approach from the new demands for access and use of information. gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior: enfoque discursivo de las nuevas demandas de acceso y uso de información. Informação@profissões, [????].

References

  • ANGLADA, Lluis. Bibliotecas universitarias: cabalgando la tecnología, siguiendo al usuario. El Professional de la Información, Barcelona, v. 21, n. 6, p. 553-556, Nov./Dic. 2012. Disponível em: . Acesso em: 20 jan. 2013.
  • CARVALHO, Lidiane. Informação e comunicação na administração das bibliotecas universitárias: entre as metáforas de Morgan e a visão de Luhmann. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • CUNHA, Murilo Bastos. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010: reflexões. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Trabalhos aprovados... Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2012.
  • CURY, Maria Catarina., RIBEIRO, Maria Solange Pereira., OLIVEIRA, Nirlei Maria. Bibliotecário universitário: representações sociais da profissão. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 11, n. 1, 2001. Disponível em: . Acesso em: 20 set. 2012.
  • GOMES, Henriette Ferreira. Mediações para a leitura na universidade: ações docentes e da biblioteca. In: LARA, Marilda Lopes Ginez de., SMIT, Johanna (Org.). Temas de pesquisa em ciência da informação no Brasil. São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da USP, 2010, p. 123-139. Disponível em: . Acesso em: 28 dez. 2012.
  • GOMES, Henriette Ferreira., LION, Samir Elias Kalil. As práticas gestoras na biblioteca universitária. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • GONZALEZ DE GOMEZ, Maria Nélida. A universidade e a “Sociedade da Informação”. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 9, n. 1, p. 225-242, jul./dez. 2011. Disponível em: . 16 nov. 2012.
  • GUTIERREZ, Gustavo Luis. Gestão comunicativa: maximixando criatividade e racionalidade: uma política de recursos humanos a partir da teoria de Habermas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999.
  • HABERMAS, Jurgen. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Censo da educação superior: Sinopse estatística – 2005. Brasília: INEP, 2007. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Instrumento de avaliação de cursos de graduação presencial e a distância. Brasília: INEP, 2012. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2013.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Resumo técnico: censo da educação superior de 2011. Brasília: INEP, 2011. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.
  • JOVANOVICH, Eliane., TORRE, Angela Maria Dalla. O marketing e as tecnologias de comunicação (TICS): uma união estável de sucesso na biblioteca setorial do escritório de aplicação de assuntos jurídicos (BSEAAJ) da Universidade Estadual De Londrina (UEL). In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • LEAL, Janaina. Reengenharia em bibliotecas. Revista Digital de Biblioteconomia and Ciência da Informação, Campinas, v. 8, n. 1, p. 12-20, jul./dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de., CARVALHO, Lidiane dos Santos. Informação, comunicação e inovação: gestão da informação para inovação em uma organização complexa. Informação and Informação, Londrina, v. 14, n. 2, p. 1-20, jul./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2012.
  • LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de., CARVALHO, Lidiane dos Santos., LIMA, José Rodolfo Tenório. Notas para uma administração discursiva das organizações. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, p. 1-14, dez. 2010. Disponível em:. Acesso em: 17 nov. 2012.
  • LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de., LIMA, José Rodolfo Tenório., MOREIRA, Fernanda Kempner. Problematização e racionalização dos processos produtivos em organizações. Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, São Paulo, v. 7, n. 3, p. 667-690, 2010.Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S180717752010000300009 and script=sci_abstract and tlng=pt. Acesso em: 15 jan. 2012
  • LIMA, Clóvis Ricardo Montenegro de et al. Agir comunicativo, colaboração e complexidade nas organizações. DataGramaZero - Revista de Ciência da Informação, Brasília, DF, v.10, n. 3, jun. 2009. Art. 06. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun09/Art_06.htm. Acesso em: 15 jan. 2012.
  • LUBISCO, Nídia Maria Lienert (Org.). A biblioteca universitária brasileira: um modelo para avaliar seu desempenho. Ponto de Acesso, Salvador, v. 2, n. 1, p. 153-199, jan./jun. 2008. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2012
  • LUBISCO, Nídia Maria Lienert et. al. Estudo do uso da bibliografia dos cursos da UFBA em relação as demandas dos componentes curriculares. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO (ENANCIB): a responsabilidade social da Ciência da Informação, 10. , 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2009.
  • LUHMANN, Niklas. Introdução à teoria de sistemas. Petrópolis: Vozes, 2010.
  • MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino., PINTO, Virginia Bentes. O perfil dos gestores das bibliotecas universitárias da UFC na percepção dos usuários. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • MORGAN, Gareth. Imagens da organização: edição exercício. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • NASCIMENTO, Bruna Laís Campos do et al. Como promover o marketing através do gerenciamento da qualidade nos serviços das unidades de informação. In: SEMINÁRIO . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • OLIVEIRA, Cristina da Cruz de., BOTELHO, Rafael Guimarães. Direitos autorais versus pirataria editorial na Universidade: algumas reflexões. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, abr. 2007. Disponível em: . Acesso em: 22 dez. 2012.
  • OLIVEIRA, Joelma Gualberto de. Processo de avaliação do INEP/MEC de bibliotecas universitárias pertencentes às instituições de educação superior privadas de Belo Horizonte/MG. Belo Horizonte, 2010. 281 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação/Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.
  • PASSOS, Jeane dos Reis., OLIVEIRA, Rosa Maria Vivona Bertolini., VIEIRA, Simone Maia Prado Processo de avaliação do MEC para a educação superior e os e-Books. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 16., 2010, Rio de Janeiro. Trabalhos aprovados... Disponível em: . Acesso em: 20 maio 2012.
  • PINTO, Adilson Luiz., MOREIRO-GONZÁLEZ, José Antonio. O profissional bibliotecário como gestor de pessoas. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 15, n. 29, p. 52-65, 2010. Acesso em: . Acesso em: 16 nov. 2012.
  • PRADO, Noêmia Schoffen., ABREU, Juliana de. Modelos de organização e gestão das bibliotecas universitárias do estado de Santa Catarina. Revista ACB, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 107-123, 2005. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2012.
  • RIGOTTO, Márcia Elisa., SOUZA, Nali de Jesus de. Evolução da educação superior no Brasil, 1970-2003. Análise, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 339-358, ago./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 28 de set. de 2013.
  • ROSA, Flavia Goulart Mota Garcia. Pasta do professor: o uso de cópias nas universidades de Salvador. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) Instituto de Ciência da Informação/Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2013.
  • SANTOS, Marivaldina Bulcão dos. Biblioteca universitária: acesso à informação e conhecimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS. Evolução das estatísticas do ensino superior no Brasil 1980-1996. Brasília: SEDIA/INEP, 2000. Disponível em: . Acesso em: 22 set. 2013.
  • SERAFIM, Lucas Almeida et al. Marketing em bibliotecas universitárias: uma revisão da literatura. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23 nov. 2012.
  • SIEBENEICHLER, Flávio Beno. O direito das sociedades pluralistas: entre o sistema imunizador luhmanniano e o mundo da vida habermasiano. In: ______. (Org.). Direito, moral, política e religião nas sociedades pluralistas: entre Apel e Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006. v. 1. p. 39-60.
  • SILVA, Fátima Santana. Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: Uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação. Orientador: Clóvis Montenegro de Lima, Co-Orientadora: Geni Chaves Fernandes. Rio de Janeiro, 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto Brasileiro de Informação Ciência e tecnologia, Rio de Janeiro, 2013.
  • SILVA, Karol Almeida da., SILVA, Luciana Candida da. Competências essenciais demandadas aos bibliotecários-gestores que atuam em bibliotecas universitárias: um estudo dos profissionais de Goiânia – GO. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Porto Alegre. Anais eletrônicos... Porto Alegre: UFRGS, 2012. Disponível em: . Acesso em: 23
  • SILVEIRA, Júlia Gonçalves da. Gestão de recursos humanos em bibliotecas universitárias: reflexões. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 2, p. 126-141, maio/ago. 2009. Disponível em: . Acesso em: 16 nov. 2012.
  • SOUZA, Elisabete Gonçalves. Sociedade da informação e reestruturação produtiva: crítica à dimensão utilitarista do conhecimento. TransInformação, Campinas, v. 23, n. 3, set./dez., p. 219-226, 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 set. 2012.
  • VALADA, Sara Dias. Bibliotecas universitárias: a conquista dos novos utilizadores. 2011. Dissertação (Mestrado em Arquitectura) - Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Lisboa. Disponível em: . Acesso em: jan. 2013.
  • VIZEU, Fábio. Ação comunicativa e estudos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 4, out./dez. 2005. Disponível em: . Acesso em: 20 nov. 2012.
  • VIZEU, Fabio. Uma aproximação entre liderança transformacional e Teoria da Ação Comunicativa. RAM, Rev. Adm. Mackenzi (online),vol.12, n.1. 2011. p. 53-81 Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract and pid=S167869712011000100003 and lng=en and nrm=iso and tlng=pt. Acesso em: 10 jan. 2013. Title
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-01-13] => 60800
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2013-12-15] => 202793
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Fátima Santana Silva] => 1114
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Geni Chaves Fernandes] => 8403
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Clovis Ricardo Montenegro de Lima] => 4295
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ronaldo Ferreira de Araújo] => 8108
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Marcelo Alves] => 117355
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_17203#00024.pdf] => 79836
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [91] => 1457
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [66] => 1986
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Administração de biblioteca acadêmica] => 202801
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Altmetria] => 227687
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Atenção online] => 12002
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bolsista de produtividade] => 11148
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Cnpq] => 199225
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Impacto social] => 270955
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Administração de bibliotecas acadêmicas] => 281282
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Administração discursiva] => 281283
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Avaliação do inep] => 281284
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Academic library administration] => 202796
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Discursive administration] => 7225
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inep evaluation] => 202797
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Administração discursiva] => 8399
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Avaliação do inep] => 8400
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Altmetrics] => 232842
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Online attention] => 264015
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Brazilian productivity holder] => 230664
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Cnpq] => 263946
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Social impact] => 279109
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Academic libraries administration] => 281280
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Administración de bibliotecas académicas] => 202798
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Administración discursiva] => 202799
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Evaluacione del inep] => 202800
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Altmetría] => 264011
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Atención en línea] => 264017
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Beca de productividad] => 230663
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Cnpq] => 263947
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Impacto social] => 279108
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Evaluaciones del inep] => 281281
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2019-09-13] => 272951
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2013-12-15] => 236172
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Copyright (c)] => 232755
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [CCBY4.0] => 232756
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2013-2-2] => 60996
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:40:2019-12-3] => 232133
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas.Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [O presente trabalho analisa o desempenho altmétrico de publicações brasileiras cujos autores recebam bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram considerados para o universo da pesquisa os pesquisadores cujas bolsas de PQ estavam vigentes em outubro de 2017 (n = 14.609). A produção científica registrada no Currículo Lattes desses autores foi coletada pelo GetLattesData, pacote da linguagem R, e filtrada por artigos de periódicos acadêmicos publicados entre 2016 e outubro de 2017 que possuíssem o Digital Object Identifier (n = 99064). Os dados de atenção online foram analisados segundo sua distribuição por densidade e variação; idioma de publicação e área de conhecimento dos artigos. O desempenho médio por tipo de fonte dos dados altmétricos também foi avaliado. A maior parte dos artigos não apresentou indicadores de atenção online e bem poucos revelaram índices elevados. O melhor desempenho na atenção online foi verificado nas publicações em inglês das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, com destaque para o Mendeley e Twitter como fontes do maior número de menções.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: Asks about the adequacy of libraries administration in Brazilian privet institutions, when vacancy expansion and outline diversification of the undergraduate student group, the professional formation and informational demand in the information society, put new educational conductions and new ways to product knowledge.Objective: Purposes a Discursive Management to administrate these libraries considering the new access demand and ways of using information.Methodology: Realizes a dialog between the analyzes obtained by mapping the literature on Brazilian academic library administration (BRAPCI and SNBUs) and research among librarians of private institutions of higher education, teachers and students in the case study in Rio de Janeiro, point to an opportune time to think the reconstruction of these libraries. s faced to contemporary models of management.  Results: The vacancies expansion and the student features diversification, besides new demand on professional formation and information, in the information society, contrast with no sufficient libraries knowledge on management theories and the inadequacy of actual models adopted faced to contemporary administration models. Highlights the insufficient communication and participation of equip members and between library and users. The fragility of knowledge management, in the case of these Brazilian libraries, suggests the absence of clear administrative policies. In this context the evaluation of undergraduate courses by INEP appears as a kind of substitutive for collection development policy.Conclusions: In this context the study proposes a Discursive Management which combines the theoretical basis of Habermas’ communicative action and the perception of the library as a system that can increase its complexity from Luhmann´s theory. Stakeholders’ complaints and demands are important points that can be used in actions to move round  students and teachers in order to open a dialog by means altogether can build a library they can have and that is also the library they want to have.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [This paper aims to analyses the altmetric performance of Brazilian publications authored by researchers who are holders of productivity scholarship (PQ) of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). The scope of this research assesses the PQs in activity on October, 2017 (n = 14.609). The collection of scientific production registered on Lattes was conducted via GetLattesData and filtered by articles from academic journals published between 2016 and October 2017 that hold the Digital Object Identifier (n = 99064). The online attention data are analyzed according to their distribution by density and variation; language of the publication and field of knowledge; and by average performance of the type of source that has provided its altmetric values. The result show long tail behavior of the altmetric score, with most part of the articles with no online attention, while few articles have a high index. The average of the online attention indicates a better performance of articles written in English and belonging to the Health and Biological Sciences field of knowledge. As for the sources, there was a good performance from Mendeley followed by Twitter.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Introduction: Asks about the adequacy of libraries administration in Brazilian privet institutions, when vacancy expansion and outline diversification of the undergraduate student group, the professional formation and informational demand in the information society, put new educational conductions and new ways to product knowledge.Objective: Purposes a Discursive Management to administrate these libraries considering the new access demand and ways of using information.Methodology: Realizes a dialog between the analyzes obtained by mapping the literature on Brazilian academic library administration (BRAPCI and SNBUs) and research among librarians of private institutions of higher education, teachers and students in the case study in Rio de Janeiro, point to an opportune time to think the reconstruction of these libraries. s faced to contemporary models of management.  Results: The vacancies expansion and the student features diversification, besides new demand on professional formation and information, in the information society, contrast with no sufficient libraries knowledge on management theories and the inadequacy of actual models adopted faced to contemporary administration models. Highlights the insufficient communication and participation of equip members and between library and users. The fragility of knowledge management, in the case of these Brazilian libraries, suggests the absence of clear administrative policies. In this context the evaluation of undergraduate courses by INEP appears as a kind of substitutive for collection development policy.Conclusions: In this context the study proposes a Discursive Management which combines the theoretical basis of Habermas’ communicative action and the perception of the library as a system that can increase its complexity from Luhmann´s theory. Stakeholders’ complaints and demands are important points that can be used in actions to move round  students and teachers in order to open a dialog by means altogether can build a library they can have and that is also the library they want to have.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Investiga la adecuación de la actual gestión en biblioteca de instituciones privadas de educación superior, cuando la expansión y diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información en la sociedad de la información, constituyen nuevas formas de enseñanza y producción de conocimiento.Objetivo: Se propone un enfoque discursivo para la administración de estas bibliotecas, partiendo de las nuevas exigencias para el acceso y uso de la información.Metodología: Hace un diálogo entre los análisis obtenidos mediante la cartografia de la literatura brasileña acerca de la administración de bibliotecas académicas (BRAPCI y SNBUs) y la investigación de campo con los bibliotecarios de instituciones privadas de educación superior, los profesores y los estudiante, en estudio de caso en Rio de Janeiro, que apunta a un momento oportuno para repensar la reconstrucción de estas bibliotecas.Resultados: La expansión y la diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información, en la sociedad de la información, contrastan con el precario conocimiento de los bibliotecarios acerca de teorías de la gestión y la insuficiencia de la actual configuración de estas unidades frente a los modelos contemporáneos de gestión. Destacase la participación incipiente y la poca comunicación entre los directivos y sus equipos y entre la biblioteca y sus usuarios. La fragilidad de los conocimientos de gestión, en el caso de estas unidades, sugiere la ausencia de políticas administrativas claras, que pone la evaluación de los cursos superiores por el INEP como una especie de sustituto de la política de desarrollo de las coleccionesConclusiones: Proponemos una Administración discursiva, , que combina la base teórica de la acción comunicativa de Habermas y la percepción de la biblioteca como un sistema que puede aumentar su complejidad de la teoría de Luhmann. Las quejas y demandas de las partes interesadas en la biblioteca se presentan como puntos que pueden ser utilizados en un enfoque de proximidad con los estudiantes y profesores, para abrir un cuadro de diálogo en el que juntos puedan construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener. construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introducción: Investiga la adecuación de la actual gestión en biblioteca de instituciones privadas de educación superior, cuando la expansión y diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información en la sociedad de la información, constituyen nuevas formas de enseñanza y producción de conocimiento.Objetivo: Se propone un enfoque discursivo para la administración de estas bibliotecas, partiendo de las nuevas exigencias para el acceso y uso de la información.Metodología: Hace un diálogo entre los análisis obtenidos mediante la cartografia de la literatura brasileña acerca de la administración de bibliotecas académicas (BRAPCI y SNBUs) y la investigación de campo con los bibliotecarios de instituciones privadas de educación superior, los profesores y los estudiante, en estudio de caso en Rio de Janeiro, que apunta a un momento oportuno para repensar la reconstrucción de estas bibliotecas.Resultados: La expansión y la diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información, en la sociedad de la información, contrastan con el precario conocimiento de los bibliotecarios acerca de teorías de la gestión y la insuficiencia de la actual configuración de estas unidades frente a los modelos contemporáneos de gestión. Destacase la participación incipiente y la poca comunicación entre los directivos y sus equipos y entre la biblioteca y sus usuarios. La fragilidad de los conocimientos de gestión, en el caso de estas unidades, sugiere la ausencia de políticas administrativas claras, que pone la evaluación de los cursos superiores por el INEP como una especie de sustituto de la política de desarrollo de las colecciones.Conclusiones: Proponemos una Administración discursiva, , que combina la base teórica de la acción comunicativa de Habermas y la percepción de la biblioteca como un sistema que puede aumentar su complejidad de la teoría de Luhmann. Las quejas y demandas de las partes interesadas en la biblioteca se presentan como puntos que pueden ser utilizados en un enfoque de proximidad con los estudiantes y profesores, para abrir un cuadro de diálogo en el que juntos puedan construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener. construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener.] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [El presente trabajo analiza el desempeño altmétrico de publicaciones brasileñas cuyos autores reciben becas de productividad en investigación (PQ) concedidas por el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Se consideraron para el universo de la investigación los investigadores cuyas bolsas de PQ estaban vigentes en octubre de 2017 (n = 14.609). La producción científica registrada en el Currículo Lattes de estos autores fue recolectada por el GetLattesData, paquete del lenguaje R, y filtrada por artículos de revistas académicas publicadas entre 2016 y octubre de 2017 que poseía el Digital Object Identifier (n = 99064). Los datos de atención en línea se analizaron según su distribución por densidad y variación; idioma de publicación y área de conocimiento de los artículos. El rendimiento promedio por tipo de fuente de los datos de la altmetría también fue evaluado. La mayor parte de los artículos no presentó indicadores de atención en línea y muy pocos revelaron índices elevados. El mejor desempeño en la atención en línea fue verificado en las publicaciones en inglés de las áreas de Ciencias de la Salud y Ciencias Biológicas, con destaque para Mendeley y Twitter como fuentes del mayor número de menciones.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/17203] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17203] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2013v2n2p66] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 2, n. 2 (2013); 66-91] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 2 n. 2 (2013); 66-91] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação; Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior...] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indicadores altmétricos da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library management in private institutions of higher education: discursive approach from the new demands for access and use of information.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Altmetrics of scholarly publications of Brazilian researchers: analysis of the CNPq productivity holders] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior: enfoque discursivo de las nuevas demandas de acceso y uso de información] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Indicadores altmétricos de la producción de investigadores brasileños: análisis de los becarios de productividad del CNPq] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17203] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17203/23551] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/17203#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.26512/rici.v12.n3.2019.17203] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2013v2n2p66] => 0
                        )

                )

        )

)