Article
Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2014-01-13] => 60800 ) [1] => Array ( [2013-12-15] => 202793 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Fátima Santana Silva] => 1114 ) [1] => Array ( [Geni Chaves Fernandes] => 8403 ) [2] => Array ( [Clovis Ricardo Montenegro de Lima] => 4295 ) [3] => Array ( [Ronaldo Ferreira de Araújo] => 8108 ) [4] => Array ( [Marcelo Alves] => 117355 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_17203#00024.pdf] => 79836 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [91] => 1457 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [66] => 1986 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Comunicação] => 152 ) [1] => Array ( [Artigo] => 3 ) [2] => Array ( [Comunicações] => 232711 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Administração de biblioteca acadêmica] => 202801 ) [2] => Array ( [Altmetria] => 227687 ) [3] => Array ( [Atenção online] => 12002 ) [4] => Array ( [Bolsista de produtividade] => 11148 ) [5] => Array ( [Cnpq] => 199225 ) [6] => Array ( [Impacto social] => 270955 ) [7] => Array ( [Administração de bibliotecas acadêmicas] => 281282 ) [8] => Array ( [Administração discursiva] => 281283 ) [9] => Array ( [Avaliação do inep] => 281284 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Academic library administration] => 202796 ) [1] => Array ( [Discursive administration] => 7225 ) [2] => Array ( [Inep evaluation] => 202797 ) [3] => Array ( [Administração discursiva] => 8399 ) [4] => Array ( [Avaliação do inep] => 8400 ) [5] => Array ( [Altmetrics] => 232842 ) [6] => Array ( [Online attention] => 264015 ) [7] => Array ( [Brazilian productivity holder] => 230664 ) [8] => Array ( [Cnpq] => 263946 ) [9] => Array ( [Social impact] => 279109 ) [10] => Array ( [Academic libraries administration] => 281280 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Administración de bibliotecas académicas] => 202798 ) [1] => Array ( [Administración discursiva] => 202799 ) [2] => Array ( [Evaluacione del inep] => 202800 ) [3] => Array ( [Altmetría] => 264011 ) [4] => Array ( [Atención en línea] => 264017 ) [5] => Array ( [Beca de productividad] => 230663 ) [6] => Array ( [Cnpq] => 263947 ) [7] => Array ( [Impacto social] => 279108 ) [8] => Array ( [Evaluaciones del inep] => 281281 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2019-09-13] => 272951 ) [1] => Array ( [2013-12-15] => 236172 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [CCBY4.0] => 232756 ) [2] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação@Profissões] => 404 ) [1] => Array ( [Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação] => 596 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00024-2013-2-2] => 60996 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:40:2019-12-3] => 232133 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas. Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.] => 0 ) [1] => Array ( [Introdução: Indaga sobre a adequação da atual administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior, quando a expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, configuram novos modos de ensino e produção de conhecimentos.Objetivo: Propõe uma abordagem discursiva, a partir das novas demandas de acesso e uso da informação, para a administração destas bibliotecas.Metodologia: Opera-se um diálogo entre análises obtidas por mapeamento da literatura sobre administração de bibliotecas acadêmicas brasileiras (BRAPCI e SNBUs) e pesquisa de campo junto a bibliotecários de instituições privadas de ensino superior, docentes e estudantes, em estudo de caso no Rio de Janeiro, apontam a um momento oportuno para repensar a reconstrução destas bibliotecas.Resultados: A expansão e diversificação do perfil do alunado de graduação, as demandas de formação e informacionais na sociedade da informação, contrastam com o pouco conhecimento das teorias da administração e a inadequação da atual configuração destas instituições aos modelos contemporâneos de gestão. Destacam-se a insipiente comunicação e participação entre gestores e as equipes e entre a biblioteca e seus usuários. A fragilidade do conhecimento em administração, no caso destas unidades, sugere a inexistência de claras políticas administrativas, de modo que a avaliação dos cursos de graduação pelo INEP aparece como uma espécie de substituto da política de desenvolvimento de coleções.Conclusões: Propõe-se uma Administração Discursiva, conjugando as bases teóricas de agir comunicativo de Habermas e percepção da biblioteca como um sistema que pode aumentar sua complexidade, da teoria de Luhmann. As queixas e demandas de interessados na biblioteca são apresentadas como pontos que podem ser utilizados em uma ação de aproximação com estudantes e docentes, para abrir um diálogo em que, juntos possam construir uma biblioteca que podem ter e que também seja a que querem ter.] => 0 ) [2] => Array ( [O presente trabalho analisa o desempenho altmétrico de publicações brasileiras cujos autores recebam bolsas de produtividade em pesquisa (PQ) concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Foram considerados para o universo da pesquisa os pesquisadores cujas bolsas de PQ estavam vigentes em outubro de 2017 (n = 14.609). A produção científica registrada no Currículo Lattes desses autores foi coletada pelo GetLattesData, pacote da linguagem R, e filtrada por artigos de periódicos acadêmicos publicados entre 2016 e outubro de 2017 que possuíssem o Digital Object Identifier (n = 99064). Os dados de atenção online foram analisados segundo sua distribuição por densidade e variação; idioma de publicação e área de conhecimento dos artigos. O desempenho médio por tipo de fonte dos dados altmétricos também foi avaliado. A maior parte dos artigos não apresentou indicadores de atenção online e bem poucos revelaram índices elevados. O melhor desempenho na atenção online foi verificado nas publicações em inglês das áreas de Ciências da Saúde e Ciências Biológicas, com destaque para o Mendeley e Twitter como fontes do maior número de menções.] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Introduction: Asks about the adequacy of libraries administration in Brazilian privet institutions, when vacancy expansion and outline diversification of the undergraduate student group, the professional formation and informational demand in the information society, put new educational conductions and new ways to product knowledge.Objective: Purposes a Discursive Management to administrate these libraries considering the new access demand and ways of using information.Methodology: Realizes a dialog between the analyzes obtained by mapping the literature on Brazilian academic library administration (BRAPCI and SNBUs) and research among librarians of private institutions of higher education, teachers and students in the case study in Rio de Janeiro, point to an opportune time to think the reconstruction of these libraries. s faced to contemporary models of management.  Results: The vacancies expansion and the student features diversification, besides new demand on professional formation and information, in the information society, contrast with no sufficient libraries knowledge on management theories and the inadequacy of actual models adopted faced to contemporary administration models. Highlights the insufficient communication and participation of equip members and between library and users. The fragility of knowledge management, in the case of these Brazilian libraries, suggests the absence of clear administrative policies. In this context the evaluation of undergraduate courses by INEP appears as a kind of substitutive for collection development policy.Conclusions: In this context the study proposes a Discursive Management which combines the theoretical basis of Habermasâ communicative action and the perception of the library as a system that can increase its complexity from Luhmann´s theory. Stakeholdersâ complaints and demands are important points that can be used in actions to move round students and teachers in order to open a dialog by means altogether can build a library they can have and that is also the library they want to have.] => 0 ) [1] => Array ( [This paper aims to analyses the altmetric performance of Brazilian publications authored by researchers who are holders of productivity scholarship (PQ) of the National Council of Scientific and Technological Development (CNPq). The scope of this research assesses the PQs in activity on October, 2017 (n = 14.609). The collection of scientific production registered on Lattes was conducted via GetLattesData and filtered by articles from academic journals published between 2016 and October 2017 that hold the Digital Object Identifier (n = 99064). The online attention data are analyzed according to their distribution by density and variation; language of the publication and field of knowledge; and by average performance of the type of source that has provided its altmetric values. The result show long tail behavior of the altmetric score, with most part of the articles with no online attention, while few articles have a high index. The average of the online attention indicates a better performance of articles written in English and belonging to the Health and Biological Sciences field of knowledge. As for the sources, there was a good performance from Mendeley followed by Twitter.] => 0 ) [2] => Array ( [Introduction: Asks about the adequacy of libraries administration in Brazilian privet institutions, when vacancy expansion and outline diversification of the undergraduate student group, the professional formation and informational demand in the information society, put new educational conductions and new ways to product knowledge.Objective: Purposes a Discursive Management to administrate these libraries considering the new access demand and ways of using information.Methodology: Realizes a dialog between the analyzes obtained by mapping the literature on Brazilian academic library administration (BRAPCI and SNBUs) and research among librarians of private institutions of higher education, teachers and students in the case study in Rio de Janeiro, point to an opportune time to think the reconstruction of these libraries. s faced to contemporary models of management. Results: The vacancies expansion and the student features diversification, besides new demand on professional formation and information, in the information society, contrast with no sufficient libraries knowledge on management theories and the inadequacy of actual models adopted faced to contemporary administration models. Highlights the insufficient communication and participation of equip members and between library and users. The fragility of knowledge management, in the case of these Brazilian libraries, suggests the absence of clear administrative policies. In this context the evaluation of undergraduate courses by INEP appears as a kind of substitutive for collection development policy.Conclusions: In this context the study proposes a Discursive Management which combines the theoretical basis of Habermas’ communicative action and the perception of the library as a system that can increase its complexity from Luhmann´s theory. Stakeholders’ complaints and demands are important points that can be used in actions to move round students and teachers in order to open a dialog by means altogether can build a library they can have and that is also the library they want to have.] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Introducción: Investiga la adecuación de la actual gestión en biblioteca de instituciones privadas de educación superior, cuando la expansión y diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información en la sociedad de la información, constituyen nuevas formas de enseñanza y producción de conocimiento.Objetivo: Se propone un enfoque discursivo para la administración de estas bibliotecas, partiendo de las nuevas exigencias para el acceso y uso de la información.Metodología: Hace un diálogo entre los análisis obtenidos mediante la cartografia de la literatura brasileña acerca de la administración de bibliotecas académicas (BRAPCI y SNBUs) y la investigación de campo con los bibliotecarios de instituciones privadas de educación superior, los profesores y los estudiante, en estudio de caso en Rio de Janeiro, que apunta a un momento oportuno para repensar la reconstrucción de estas bibliotecas.Resultados: La expansión y la diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información, en la sociedad de la información, contrastan con el precario conocimiento de los bibliotecarios acerca de teorías de la gestión y la insuficiencia de la actual configuración de estas unidades frente a los modelos contemporáneos de gestión. Destacase la participación incipiente y la poca comunicación entre los directivos y sus equipos y entre la biblioteca y sus usuarios. La fragilidad de los conocimientos de gestión, en el caso de estas unidades, sugiere la ausencia de políticas administrativas claras, que pone la evaluación de los cursos superiores por el INEP como una especie de sustituto de la política de desarrollo de las coleccionesConclusiones: Proponemos una Administración discursiva, , que combina la base teórica de la acción comunicativa de Habermas y la percepción de la biblioteca como un sistema que puede aumentar su complejidad de la teoría de Luhmann. Las quejas y demandas de las partes interesadas en la biblioteca se presentan como puntos que pueden ser utilizados en un enfoque de proximidad con los estudiantes y profesores, para abrir un cuadro de diálogo en el que juntos puedan construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener. construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener.] => 0 ) [1] => Array ( [Introducción: Investiga la adecuación de la actual gestión en biblioteca de instituciones privadas de educación superior, cuando la expansión y diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información en la sociedad de la información, constituyen nuevas formas de enseñanza y producción de conocimiento.Objetivo: Se propone un enfoque discursivo para la administración de estas bibliotecas, partiendo de las nuevas exigencias para el acceso y uso de la información.Metodología: Hace un diálogo entre los análisis obtenidos mediante la cartografia de la literatura brasileña acerca de la administración de bibliotecas académicas (BRAPCI y SNBUs) y la investigación de campo con los bibliotecarios de instituciones privadas de educación superior, los profesores y los estudiante, en estudio de caso en Rio de Janeiro, que apunta a un momento oportuno para repensar la reconstrucción de estas bibliotecas.Resultados: La expansión y la diversificación del perfil de los estudiantes, las demandas de formación y de información, en la sociedad de la información, contrastan con el precario conocimiento de los bibliotecarios acerca de teorías de la gestión y la insuficiencia de la actual configuración de estas unidades frente a los modelos contemporáneos de gestión. Destacase la participación incipiente y la poca comunicación entre los directivos y sus equipos y entre la biblioteca y sus usuarios. La fragilidad de los conocimientos de gestión, en el caso de estas unidades, sugiere la ausencia de políticas administrativas claras, que pone la evaluación de los cursos superiores por el INEP como una especie de sustituto de la política de desarrollo de las colecciones.Conclusiones: Proponemos una Administración discursiva, , que combina la base teórica de la acción comunicativa de Habermas y la percepción de la biblioteca como un sistema que puede aumentar su complejidad de la teoría de Luhmann. Las quejas y demandas de las partes interesadas en la biblioteca se presentan como puntos que pueden ser utilizados en un enfoque de proximidad con los estudiantes y profesores, para abrir un cuadro de diálogo en el que juntos puedan construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener. construir una biblioteca que pueden tener, y que sea al mismo tiempo la que quieren tener.] => 0 ) [2] => Array ( [El presente trabajo analiza el desempeño altmétrico de publicaciones brasileñas cuyos autores reciben becas de productividad en investigación (PQ) concedidas por el Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq). Se consideraron para el universo de la investigación los investigadores cuyas bolsas de PQ estaban vigentes en octubre de 2017 (n = 14.609). La producción científica registrada en el Currículo Lattes de estos autores fue recolectada por el GetLattesData, paquete del lenguaje R, y filtrada por artículos de revistas académicas publicadas entre 2016 y octubre de 2017 que poseía el Digital Object Identifier (n = 99064). Los datos de atención en línea se analizaron según su distribución por densidad y variación; idioma de publicación y área de conocimiento de los artículos. El rendimiento promedio por tipo de fuente de los datos de la altmetría también fue evaluado. La mayor parte de los artículos no presentó indicadores de atención en línea y muy pocos revelaron índices elevados. El mejor desempeño en la atención en línea fue verificado en las publicaciones en inglés de las áreas de Ciencias de la Salud y Ciencias Biológicas, con destaque para Mendeley y Twitter como fuentes del mayor número de menciones.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.www.uel.br:article/17203] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/17203] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/2317-4390.2013v2n2p66] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação@Profissões; v. 2, n. 2 (2013); 66-91] => 0 ) [1] => Array ( [Informação@Profissões; v. 2 n. 2 (2013); 66-91] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [2317-4390] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Administração de bibliotecas em instituições privadas de ensino superior: uma abordagem discursiva a partir das novas demandas de acesso e uso da informação; Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior...] => 0 ) [1] => Array ( [Indicadores altmétricos da produção de pesquisadores brasileiros: análise dos bolsistas de produtividade do CNPq] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Library management in private institutions of higher education: discursive approach from the new demands for access and use of information.] => 0 ) [1] => Array ( [Altmetrics of scholarly publications of Brazilian researchers: analysis of the CNPq productivity holders] => 0 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Gestión de la biblioteca en las instituciones privadas de educación superior: enfoque discursivo de las nuevas demandas de acceso y uso de información] => 0 ) [1] => Array ( [Indicadores altmétricos de la producción de investigadores brasileños: análisis de los becarios de productividad del CNPq] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0 ) [1] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17203] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/17203/23551] => 0 ) [2] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203] => 0 ) [3] => Array ( [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/17203/pdf_8] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.www.uel.br:article/17203#00024] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.26512/rici.v12.n3.2019.17203] => 0 ) [1] => Array ( [10.5433/2317-4390.2013v2n2p66] => 0 ) ) ) )