Article
O plágio em produções científicas constitui uma temática recorrente e relevante em ambientes universitários. Pautado neste pressuposto, a presente comunicação objetivou a caracterizar a percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação em relação às temáticas ‘plágio’ e ‘direitos autorais’ no âmbito universitário, especificamente no Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso (método de procedimento monográfico), com nível descritivo; o instrumento representou o questionário de investigação. As considerações finais evidenciaram a patente necessidade, de as disciplinas oferecidas no instituto pesquisado, de incorporar à grade curricular do curso de Biblioteconomia e Documentação debates que abordem temáticas relevantes, como plágio e direitos autorais.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2018-01-09] => 62309 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Andrea da Luz Cerqueira de Morais] => 64619 ) [1] => Array ( [José Carlos Sales dos Santos] => 14242 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_21432#00055.pdf] => 79629 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [72] => 2372 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [57] => 1377 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Biblioteconomia de documentação] => 64617 ) [2] => Array ( [Plágio acadêmico] => 64618 ) [3] => Array ( [Direito autoral] => 236339 ) [4] => Array ( [Instituição de ensino superior] => 273345 ) [5] => Array ( [Biblioteca] => 237708 ) [6] => Array ( [Bibliotecário] => 235088 ) [7] => Array ( [Direitos autorais] => 227522 ) [8] => Array ( [Instituições de ensino superior] => 184964 ) [9] => Array ( [Bibliotecários] => 249972 ) ) [es] => Array ( [0] => Array ( [Biblioteca] => 247247 ) [1] => Array ( [Bibliotecas] => 236178 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2018-01-09] => 247837 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [RESERVERD] => 234643 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ponto de acesso] => 733 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00055-2017-11-3] => 62307 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O plágio em produções científicas constitui uma temática recorrente e relevante em ambientes universitários. Pautado neste pressuposto, a presente comunicação objetivou a caracterizar a percepção dos discentes do curso de Biblioteconomia e Documentação em relação às temáticas ‘plágio’ e ‘direitos autorais’ no âmbito universitário, especificamente no Instituto de Ciência da Informação da Universidade federal da Bahia. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa configurou-se como um estudo de caso (método de procedimento monográfico), com nível descritivo; o instrumento representou o questionário de investigação. As considerações finais evidenciaram a patente necessidade, de as disciplinas oferecidas no instituto pesquisado, de incorporar à grade curricular do curso de Biblioteconomia e Documentação debates que abordem temáticas relevantes, como plágio e direitos autorais.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/21432] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/21432] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432] => 0 ) [1] => Array ( [10.9771/rpa.v11i3.21432] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [PontodeAcesso; v. 11, n. 3 (2017); 57-72] => 0 ) [1] => Array ( [1981-6766] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O plágio em publicações científicas e a percepção dos graduandos em biblioteconomia e documentação do instituto de ciência da informação da universidade federal da bahia] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432/15357] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432/15357] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/21432/15357] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/21432#00055] => 0 ) ) ) )