Article Brapci-Revistas

Estilos de aprendizagem e o jogo na pré-escola

Styles of learning and play in pre-school

Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola.@pt


This study aimed to analyze the activities proposed for a class of pre-school Valinhos, identifying the learning styles involved in each activity. We will also identify the learning styles of each child in class. The theoretical basis of this study is based primarily on the theory and cognitive learning styles. Study participants 9 boys and 13 girls in a class of pre-school municipal Valinhos-SP, aged 6 and 7 years. We used two observation guides: an analysis of the activities for the second observation of children. The observations were made during six days, four for observation of activities and to observe the two styles of children. In general, we observed that the activities provide a demonstration of various styles, although favoring the group conducts. Most children presented group styles, with a predominance of active management, and low aggressive verbalization. In three children we found a passive conduit associated with little preference for verbalization and play alone. This study identified the need for approaches deeper theme, which broaden the knowledge about learning styles in school.@en

. Estilos de aprendizagem e o jogo na pré-escola styles of learning and play in pre-school. Revista online da biblioteca prof. joel martins, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2001-01-01] => 4729
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Karina Cristina Silva] => 63783
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/568/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_3534#00037.pdf] => 79356
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educational games] => 233928
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pre-school] => 63781
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Educational games] => 15569
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Jogo educativo] => 15572
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pré-escola] => 63782
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins] => 568
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00037-2001-2-2] => 63262
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este trabalho teve como objetivo analisar as atividades propostas para uma classe de pré-escola de Valinhos, visando identificar os estilos de aprendizagens envolvidos em cada atividade. Objetivou-se também a identificação dos estilos de aprendizagem de cada criança da classe. O suporte teórico deste estudo baseia-se primordialmente na teoria relativa aos estilos cognitivo e de aprendizagem. Participaram da pesquisa 9 meninos e 13 meninas de uma classe de pré-escola municipal de Valinhos-SP, com idade entre 6 e 7 anos. Foram utilizados dois roteiros de observação: um para análise das atividades e o segundo de observação das crianças. As observações foram realizadas durante seis dias, sendo quatro para a observação das atividades e dois para a observação dos estilos das crianças. Em geral, pudemos verificar que as atividades propiciam a manifestação de vários estilos, embora favoreçam as condutas grupais. A maioria das crianças apresentou estilos grupais, com predominância de conduta ativa, verbalização e pouca agressividade. Em três crianças, encontramos uma conduta passiva associada a pouca verbalização e preferência por brincarem sozinhas. Este estudo apontou a necessidade de abordagens mais profundas do tema, que ampliem o conhecimento a respeito dos estilos de aprendizagem na escola.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study aimed to analyze the activities proposed for a class of pre-school Valinhos, identifying the learning styles involved in each activity. We will also identify the learning styles of each child in class. The theoretical basis of this study is based primarily on the theory and cognitive learning styles. Study participants 9 boys and 13 girls in a class of pre-school municipal Valinhos-SP, aged 6 and 7 years. We used two observation guides: an analysis of the activities for the second observation of children. The observations were made during six days, four for observation of activities and to observe the two styles of children. In general, we observed that the activities provide a demonstration of various styles, although favoring the group conducts. Most children presented group styles, with a predominance of active management, and low aggressive verbalization. In three children we found a passive conduit associated with little preference for verbalization and play alone. This study identified the need for approaches deeper theme, which broaden the knowledge about learning styles in school.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/3534] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003534] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 161-180.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estilos de aprendizagem e o jogo na pré-escola] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Styles of learning and play in pre-school] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12900] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/11/pdf_21d3db11df_0012900.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/3534#00037] => 0
                        )

                )

        )

)