Article Brapci-Revistas

Avaliação da aprendizagem no Curso de Física da UNICAMP

Evaluation of learning in the course of physicsunicamp

O presente texto é resultado de um estudo que teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as práticas de avaliação desenvolvidas no Curso de Física da UNICAMP, tendo como óticas privilegiadas a do aluno e do professor. Os dados revelaram que os alunos estão insatisfeitos com o critério de avaliação utilizado, pelos professores, apontando como um dos principais problemas a prova como praticamente a única forma de avaliá-los e a falta de comunicação entre eles e os docentes.A média sete, adotada no curso de Física, que é criticada, pelos alunos é vista como positiva pela maioria dos professores, por acreditarem que ela pressiona os alunos a estudarem. Para os alunos a avaliação, como é feita no Instituto não promove a aprendizagem, porque acaba tendo como objetivo apenas a verificação do que o aluno assimilou do conteúdo e a nota. A concepção de avaliação que marca as falas, de praticamente todos os informantes, é a da avaliação como um instrumento importante para verificar o aprendizado, e não para diagnosticar dificuldades e tentar encontrar formas de superá-las. Percebe-se, portanto, a necessidade de se repensar a avaliação da aprendizagem em seu verdadeiro significado, que é contribuir para que realmente a aprendizagem se concretize.@pt


The present text is resulted of a study that had as objective to identify, tocharacterize and to analyze the practise of evaluation developed in the Course of Physics ofthe UNICAMP, having as privileged optics of the pupil and the professor. The data haddisclosed that the pupils are unsatisfied with the used criterion of evaluation, by the professors,pointing as the one of the main problems test as practically the only form to evaluate them andthe lack of communication between them and professors. A average seven, adopted in thecourse of Physics, that it is criticized, for the pupils is seen as positive by the majority of theprofessors, for believing that it pressures the pupils to study. For the pupils the evaluation, asit is made in the Institute does not promote the learning, because it finishes having as objectiveonly the verification the one that the pupil assimilated of the content and the note. Theconception of evaluation that marks the speeches, of practically all the informers, it is of theevaluation as an instrument important to verify the learning, and it does not stop diagnosisingdifficulties and trying to find forms to surpass them. It is perceived, therefore, the necessity ofif rethink the evaluation of the learning in its true one meaning, that it is to contribute so thatthe learning if really materialize.@en

. Avaliação da aprendizagem no curso de física da unicamp evaluation of learning in the course of physicsunicamp. Revista online da biblioteca prof. joel martins, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2001-01-01] => 4729
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cacilda Encarnação Augusto] => 63759
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/568/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_3531#00037.pdf] => 79353
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluation] => 173986
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Learning] => 256382
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [University] => 265618
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação] => 279935
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Universidade] => 172176
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins] => 568
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00037-2001-2-2] => 63262
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente texto é resultado de um estudo que teve como objetivo identificar, caracterizar e analisar as práticas de avaliação desenvolvidas no Curso de Física da UNICAMP, tendo como óticas privilegiadas a do aluno e do professor. Os dados revelaram que os alunos estão insatisfeitos com o critério de avaliação utilizado, pelos professores, apontando como um dos principais problemas a prova como praticamente a única forma de avaliá-los e a falta de comunicação entre eles e os docentes.A média sete, adotada no curso de Física, que é criticada, pelos alunos é vista como positiva pela maioria dos professores, por acreditarem que ela pressiona os alunos a estudarem. Para os alunos a avaliação, como é feita no Instituto não promove a aprendizagem, porque acaba tendo como objetivo apenas a verificação do que o aluno assimilou do conteúdo e a nota. A concepção de avaliação que marca as falas, de praticamente todos os informantes, é a da avaliação como um instrumento importante para verificar o aprendizado, e não para diagnosticar dificuldades e tentar encontrar formas de superá-las. Percebe-se, portanto, a necessidade de se repensar a avaliação da aprendizagem em seu verdadeiro significado, que é contribuir para que realmente a aprendizagem se concretize.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The present text is resulted of a study that had as objective to identify, tocharacterize and to analyze the practise of evaluation developed in the Course of Physics ofthe UNICAMP, having as privileged optics of the pupil and the professor. The data haddisclosed that the pupils are unsatisfied with the used criterion of evaluation, by the professors,pointing as the one of the main problems test as practically the only form to evaluate them andthe lack of communication between them and professors. A average seven, adopted in thecourse of Physics, that it is criticized, for the pupils is seen as positive by the majority of theprofessors, for believing that it pressures the pupils to study. For the pupils the evaluation, asit is made in the Institute does not promote the learning, because it finishes having as objectiveonly the verification the one that the pupil assimilated of the content and the note. Theconception of evaluation that marks the speeches, of practically all the informers, it is of theevaluation as an instrument important to verify the learning, and it does not stop diagnosisingdifficulties and trying to find forms to surpass them. It is perceived, therefore, the necessity ofif rethink the evaluation of the learning in its true one meaning, that it is to contribute so thatthe learning if really materialize.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/3531] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003531] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 104-126.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Avaliação da aprendizagem no Curso de Física da UNICAMP] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Evaluation of learning in the course of physicsunicamp] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12898] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/11/pdf_4beb285c60_0012898.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/3531#00037] => 0
                        )

                )

        )

)