Article
Neste artigo discutirei as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência no desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. Para isso apresentarei os resultados de experiências educacionais e de investigações que venho conduzindo nos últimos 7 anos apontando que crianças que desenvolvem a capacidade de cooperação com seus pares e vivenciam ambientes escolares democráticos tendem a desenvolver um juízo moral mais autônomo.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2001-01-01] => 4729 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Ulisses Ferreira Araujo] => 63749 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/568/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_3529#00037.pdf] => 79351 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo científico] => 435 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Cooperative school environment] => 63745 ) [1] => Array ( [Infantile moral judgment] => 63746 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ambiente escolar cooperativo] => 63747 ) [1] => Array ( [Juízo moral infantil] => 63748 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins] => 568 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00037-2001-2-2] => 63262 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Neste artigo discutirei as relações entre o ambiente escolar democrático e sua influência no desenvolvimento da cooperação e do juízo moral infantil. Para isso apresentarei os resultados de experiências educacionais e de investigações que venho conduzindo nos últimos 7 anos apontando que crianças que desenvolvem a capacidade de cooperação com seus pares e vivenciam ambientes escolares democráticos tendem a desenvolver um juízo moral mais autônomo.] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [In this article I will argue the relations between the democratic pertaining toschool, environment and its influence in the development of the cooperation and the infantilemoral judgment. For this I will present the results of educational experiences andinquiries that I come leading in last the 7 years pointing that children who develop thecapacity of cooperation with its pairs and live deeply democratic pertaining to schoolenvironments tend to develop a stand alone moral judgment.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/3529] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003529] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 1-12.] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O ambiente escolar cooperativo e a construção do juízo moral infantil: sete anos de estudo longitudinal] => 0 ) ) [en] => Array ( [0] => Array ( [Environment and cooperative school constructionchildren´s moral judgement: seven years of studylongitudinal] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12895] => 0 ) [1] => Array ( [PDF:_repositorio/2010/11/pdf_39bc16dc23_0012895.pdf] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:brapci.inf.br:article/3529#00037] => 0 ) ) ) )