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Esta pesquisa desenvolve uma estratégia metodológica de recuperação e sistematização de indicadores científicos, tecnológicos e acadêmicos para a pós-graduação na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a partir de ferramentas cientométricas de baixo custo, no intuito de viabilizar o conhecimento e gestão da produção institucional. A investigação utiliza técnicas bibliométricas e cientométricas e enquadra-se nas categorias metodológica, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa de dados. Aplicou-se questionário de avaliação e demanda de indicadores a 6 (seis) representantes da Univasf para subsidiar a construção da estratégia, foram selecionados: Pró-reitor(a) de Ensino; Procurador(a) Educacional Institucional; Pró-Reitor(a) de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Diretor(a) de Pós-Graduação; Diretor(a) de Pesquisa e Coordenador(a) do Núcleo de Inovação Tecnológica. Identificou-se que os gestores avaliam de forma positiva a maioria dos indicadores apontados, principalmente os exigidos em avaliações institucionais e demandam indicadores voltados à qualidade, colaboração e impacto de pesquisas. A estratégia teve como fonte principal de dados o currículo da Plataforma Lattes e constituiu-se das seguintes etapas: 1) Identificação dos programas de pós-graduação; 2) Identificação dos docentes da instituição; 3) Coleta de código lattes dos pesquisadores; 4) Construção de arquivo de execução para a ferramenta ScriptLattes; 5) Coleta Qualis Periódicos; 6) Configuração e execução do ScriptLattes; 7) Processamento de dados em ferramentas bibliométricas e cientométricas; 8) Análise crítica e exposição dos indicadores. Considerou-se a estratégia metodológica viável de aplicação ao universo investigado que possibilitou conhecer diversas características da pós-graduação da Univasf, embora não se tenha alcançado a sistematização de alguns indicadores demandados. O objetivo de baixo custo da estratégia se manteve na quase totalidade das etapas, sendo feito o uso de uma ferramenta paga. Considera-se como possível dificuldade de aplicação da estratégia à uma população maior o fato da coleta e organização de dados ocorrer de forma manual em algumas etapas, demandando muito tempo para o processo. Aponta-se como diferencial da estratégia a flexibilidade de tratamento dos dados, permitindo a personalização dos indicadores.@pt
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A investigação utiliza técnicas bibliométricas e cientométricas e enquadra-se nas categorias metodológica, exploratória e descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa de dados. Aplicou-se questionário de avaliação e demanda de indicadores a 6 (seis) representantes da Univasf para subsidiar a construção da estratégia, foram selecionados: Pró-reitor(a) de Ensino; Procurador(a) Educacional Institucional; Pró-Reitor(a) de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; Diretor(a) de Pós-Graduação; Diretor(a) de Pesquisa e Coordenador(a) do Núcleo de Inovação Tecnológica. Identificou-se que os gestores avaliam de forma positiva a maioria dos indicadores apontados, principalmente os exigidos em avaliações institucionais e demandam indicadores voltados à qualidade, colaboração e impacto de pesquisas. 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