Article Brapci-Revistas

Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines

Accessibility in educational environment: forbeyond the guidelines

O acesso à tecnologia não pode ser confundido com o acesso ao conhecimento mediado pela tecnologia. Este trabalho amplia o conceito de acessibilidade, ao propor que se rompam barreiras entre pessoas e computadores de modo que o sujeito passe a ser parte integrante do ambiente de construção do conhecimento. Portanto, argumentamos que é preciso avançar no entendimento da acessibilidade, possibilitando a imersão do sujeito no ambiente educacional mediado pela tecnologia.@pt


The access to the technology cannot be confused with the access tothe knowledge mediated by the technology. This work enlarges the accessibilityconcept, when proposing to break up barriers between people and computers so thatthe subject become integral part of the environment of knowledge construction.Therefore,we argued that it is necessary to move forward in the understanding ofthe accessibility, making possible the subject´s immersion in the educationalenvironment mediated by the technology.@en

. Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines accessibility in educational environment: forbeyond the guidelines. Revista online da biblioteca prof. joel martins, [????].
NLP0.29
Visto 13 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2001-01-01] => 4729
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Maria Cecilia Calani Baranauskas] => 63317
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Teresa Eglér Mantoan] => 63318
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/568/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_3080#00037.pdf] => 79220
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Human-computer interaction] => 181955
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Teaching] => 176801
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Learning processes] => 63314
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Participative design] => 63315
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 265375
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Accessibility] => 233861
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Interação humano-computador] => 282828
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Processo de ensino-aprendizagem] => 15868
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Acessibilidade] => 247610
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Design participativo] => 63316
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins] => 568
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00037-2001-2-2] => 63262
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O acesso à tecnologia não pode ser confundido com o acesso ao conhecimento mediado pela tecnologia. Este trabalho amplia o conceito de acessibilidade, ao propor que se rompam barreiras entre pessoas e computadores de modo que o sujeito passe a ser parte integrante do ambiente de construção do conhecimento. Portanto, argumentamos que é preciso avançar no entendimento da acessibilidade, possibilitando a imersão do sujeito no ambiente educacional mediado pela tecnologia.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The access to the technology cannot be confused with the access tothe knowledge mediated by the technology. This work enlarges the accessibilityconcept, when proposing to break up barriers between people and computers so thatthe subject become integral part of the environment of knowledge construction.Therefore,we argued that it is necessary to move forward in the understanding ofthe accessibility, making possible the subject´s immersion in the educationalenvironment mediated by the technology.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/3080] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003080] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Online da Biblioteca Prof. Joel Martins, v. 2, n. 2, 2001, p. 13-23.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Acessibilidade em ambientes educacionais: para além das guidelines] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Accessibility in educational environment: forbeyond the guidelines] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/12732] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/11/pdf_dc9be261fe_0012732.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/3080#00037] => 0
                        )

                )

        )

)