Article Brapci-Revistas

A contribuição da Ciência da Informação para a Gestão do Conhecimento: um estudo teórico e prático

The Information Science contribution to Knowledge Management: a theoretical study and practical

La contribución de la Ciencia de la Información para la Gestión del Conocimiento: un estudio teórico y práctico

Objective: This research aimed to analyze the process of knowledge management in Salema Ceramics Company in perspective of Information Science. Method: Bibliographic review, applied, exploratory and descriptive research, with quantitative and qualitative approach; field research, whose used instrument was a mixed questionnaire, applied with the leader of the strategic level, the intermediate level managers and other employees at the operational level (administrative and industrial production sectors). Results: The analysis of collected data content enabled us to identify existing practices and gaps in each step of the process in knowledge management, based on process model in GC represented by Bergeron (2003). Conclusions: The results of this study are able to subsidize the elaboration of policies and strategies for the implementation of a Knowledge Management Program in Salema Ceramics Company.@en


Objetivo. La presente investigación tuvo cómo objetivo analizar el proceso de gestión del conocimiento en la empresa Cerámica Salema, en la perspectiva de la Ciencia de la Información. Método. Revisión bibliográfica, investigación aplicada, exploratoria y descriptiva, con abordaje cuantitativo y cualitativa; estudio de campo, cuyo instrumento usado fue un cuestionario mixto, aplicado a los dirigentes del nivel estratégico, los gestores del nivel intermediario y demás colaboradores de nivel operativo (sector administrativo y de producción industrial). Resultados. El análisis de contenido de los datos colectados posibilitó identificar las prácticas y vacíos existentes en cada etapa del proceso de gestión del conocimiento, según el modelo de proceso en GC presentado por Bergeron (2003). Conclusiones. Los resultados de este estudio pueden contribuir a la elaboración de políticas y estrategias para la implantación de un Programa de Gestión del Conocimiento en la empresa Cerámica Salema.@es
Objetivo. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de gestão do conhecimento na empresa Cerâmica Salema, na perspectiva da Ciência da Informação. Método. Revisão bibliográfica, pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa; pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi um questionário misto, aplicado com o dirigente do nível estratégico, gestores do nível intermediário e demais colaboradores do nível operacional (setores administrativo e de produção industrial). Resultados. A análise de conteúdo dos dados coletados possibilitou identificar as práticas e lacunas existentes em cada etapa do processo em gestão do conhecimento, com base no modelo de processo em GC representado por Bergeron (2003). Conclusões. Os resultados deste estudo são capazes de subsidiar a elaboração de políticas e estratégias para a implantação de um Programa de Gestão do Conhecimento na empresa Cerâmica Salema.@pt

. The information science contribution to knowledge management: a theoretical study and practical la contribución de la ciencia de la información para la gestión del conocimiento: un estudio teórico y práctico a contribuição da ciência da informação para a gestão do conhecimento: um estudo teórico e prático. Biblios (peru), [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-03-29] => 61658
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Narjara Bárbara Xavier Silva] => 25888
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Júlio Afonso Sá de Pinho Neto] => 24580
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/769/2018/09/oai_ojs_biblios_pitt_edu_article_284#00060.pdf] => 79198
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [88] => 544
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [76] => 978
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Estudio de caso] => 772
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Estudo de caso] => 52
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Management knowledge] => 63239
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Process] => 186142
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cerâmica salema] => 187582
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Brazil] => 235900
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ciencia de la información] => 7902
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Proceso] => 42163
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Brasil] => 235905
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Processo] => 186144
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Brazil] => 249032
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Cerâmica salema] => 275823
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestión del conocimiento] => 233902
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciencia de la información] => 264375
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Proceso] => 269483
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Cerâmica salema] => 275821
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Brasil] => 236169
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-03-29] => 275806
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblios (Peru)] => 769
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00060-2016--62] => 61649
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objective: This research aimed to analyze the process of knowledge management in Salema Ceramics Company in perspective of Information Science. Method: Bibliographic review, applied, exploratory and descriptive research, with quantitative and qualitative approach; field research, whose used instrument was a mixed questionnaire, applied with the leader of the strategic level, the intermediate level managers and other employees at the operational level (administrative and industrial production sectors). Results: The analysis of collected data content enabled us to identify existing practices and gaps in each step of the process in knowledge management, based on process model in GC represented by Bergeron (2003). Conclusions: The results of this study are able to subsidize the elaboration of policies and strategies for the implementation of a Knowledge Management Program in Salema Ceramics Company.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo. La presente investigación tuvo cómo objetivo analizar el proceso de gestión del conocimiento en la empresa Cerámica Salema, en la perspectiva de la Ciencia de la Información. Método. Revisión bibliográfica, investigación aplicada, exploratoria y descriptiva, con abordaje cuantitativo y cualitativa; estudio de campo, cuyo instrumento usado fue un cuestionario mixto, aplicado a los dirigentes del nivel estratégico, los gestores del nivel intermediario y demás colaboradores de nivel operativo (sector administrativo y de producción industrial). Resultados. El análisis de contenido de los datos colectados posibilitó identificar las prácticas y vacíos existentes en cada etapa del proceso de gestión del conocimiento, según el modelo de proceso en GC presentado por Bergeron (2003). Conclusiones. Los resultados de este estudio pueden contribuir a la elaboración de políticas y estrategias para la implantación de un Programa de Gestión del Conocimiento en la empresa Cerámica Salema.] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Objetivo. A presente pesquisa teve como objetivo analisar o processo de gestão do conhecimento na empresa Cerâmica Salema, na perspectiva da Ciência da Informação. Método. Revisão bibliográfica, pesquisa aplicada, exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa; pesquisa de campo, cujo instrumento utilizado foi um questionário misto, aplicado com o dirigente do nível estratégico, gestores do nível intermediário e demais colaboradores do nível operacional (setores administrativo e de produção industrial). Resultados. A análise de conteúdo dos dados coletados possibilitou identificar as práticas e lacunas existentes em cada etapa do processo em gestão do conhecimento, com base no modelo de processo em GC representado por Bergeron (2003). Conclusões. Os resultados deste estudo são capazes de subsidiar a elaboração de políticas e estratégias para a implantação de um Programa de Gestão do Conhecimento na empresa Cerâmica Salema.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.biblios.pitt.edu:article/284] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/284] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5195/biblios.2016.284] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblios: Journal of Librarianship and Information Science; Núm. 62 (2016); 76-88] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1562-4730] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The Information Science contribution to Knowledge Management: a theoretical study and practical] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [La contribución de la Ciencia de la Información para la Gestión del Conocimiento: un estudio teórico y práctico] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A contribuição da Ciência da Informação para a Gestão do Conhecimento: um estudo teórico e prático] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/view/284/255] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://biblios.pitt.edu/ojs/index.php/biblios/article/downloadSuppFile/284/113] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/284] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://biblios.pitt.edu/ojs/biblios/article/view/284/255] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.biblios.pitt.edu:article/284#00060] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5195/biblios.2016.284] => 0
                        )

                )

        )

)