Article Brapci-Revistas

Inovação e gerenciamento de processos: uma análise baseada na gestão do conhecimento

Innovation and Process Management: An analysis from Knowledge Management view

O presente trabalho objetiva analisar e apresentar as relações entre inovação e gerenciamento de processos, considerando a geração de valor percebida pelo cliente e os elementos comuns entre eles, como o conhecimento envolvido e o caráter sistêmico. A pesquisa, bibliográfica de natureza exploratória e descritiva, permitiu constatar que as inovações são criadas a partir das iterações sociais, quando o conhecimento apropriado pelos agentes individuais interage num domínio de conhecimento específico dentro da organização. Quando a inovação é aplicada nos processos, objetivando sua melhoria contínua, criam-se condições para reduzir custos, tempos e melhorar a qualidade, representando uma vantagem competitiva nas organizações.@pt


This article analyzes and presents the relationship between innovation and process management, considering value creation for customer and some commons elements between them, like the knowledge involved and the systemic nature. This bibliographical research, of exploratory and descriptive nature, evidences that innovations are created from the social iterations, when individual agents’ knowledge interacts in a specific domain of knowledge inside of the organization. When innovation is applied in processes, in order to achieve continuous improvement, develop conditions to reduce cost, time and so quality improvement, becomes a competitive differential in organizations.@en

. Inovação e gerenciamento de processos: uma análise baseada na gestão do conhecimento innovation and process management: an analysis from knowledge management view. Datagramazero, [????].
NLP0.29
Visto 19 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2008-01-01] => 6213
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Guillermo Antonio Dávila] => 6304
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Leonardo Leocádio] => 6305
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gregorio Jean Varvakis] => 6306
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_5010#00026.pdf] => 45085
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Process management] => 6301
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Knowledge management] => 234140
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Knowledge creating] => 6302
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gerenciamento de processo] => 6303
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Criação de conhecimento] => 172420
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Criação de conhecimento] => 6278
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2008-9-3] => 6273
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente trabalho objetiva analisar e apresentar as relações entre inovação e gerenciamento de processos, considerando a geração de valor percebida pelo cliente e os elementos comuns entre eles, como o conhecimento envolvido e o caráter sistêmico. A pesquisa, bibliográfica de natureza exploratória e descritiva, permitiu constatar que as inovações são criadas a partir das iterações sociais, quando o conhecimento apropriado pelos agentes individuais interage num domínio de conhecimento específico dentro da organização. Quando a inovação é aplicada nos processos, objetivando sua melhoria contínua, criam-se condições para reduzir custos, tempos e melhorar a qualidade, representando uma vantagem competitiva nas organizações.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article analyzes and presents the relationship between innovation and process management, considering value creation for customer and some commons elements between them, like the knowledge involved and the systemic nature. This bibliographical research, of exploratory and descriptive nature, evidences that innovations are created from the social iterations, when individual agents’ knowledge interacts in a specific domain of knowledge inside of the organization. When innovation is applied in processes, in order to achieve continuous improvement, develop conditions to reduce cost, time and so quality improvement, becomes a competitive differential in organizations.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/5010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000005010] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 9, n. 3, 2008, p. A05.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação e gerenciamento de processos: uma análise baseada na gestão do conhecimento] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Innovation and Process Management: An analysis from Knowledge Management view] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/7614] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/01/pdf_74d4052e35_0007614.pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [URL:http://www.dgz.org.br/jun08/Art_05.htm] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/5010#00026] => 0
                        )

                )

        )

)