Article Brapci-Revistas

Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento

School research: course of action towards knowledge.

Investigación escolar: curso de acción hacia el conocimiento

Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional. @pt


Introduction: This study aims to present the importance of the school library, deepening the already initiated discussions on the subject. At the same time shows the relevance of the librarian´s role in the pursuit of knowledge generation through the practice of research, reflection and discussion. Objective: To analyze through literature of information science area, as the librarian can help and encourage research in school. Methodology: Literature, a survey of scientific literature related to the topic on school research and the work of the librarian. Survey research reports and experience reports on actions undertaken with the aim of promoting the incentive to research. Results: In several reports of experience and research analyzed during the research it was noted that the work only took effect or was conducted satisfactorily when it was involved various actors: teacher, student, librarian, etc. Conclusions: When addressing the links between research, librarian and knowledge are revealed many implications, which, brought by the compiled reports, should be considered as basic elements for understanding the importance of implementing, within libraries school, concrete actions to stimulate the information literacy.@en
Introducción: Este estudio tiene como objetivo presentar la importancia de la biblioteca de la escuela, la profundización de los debates ya iniciados en la materia. Al mismo tiempo, muestra la relevancia del papel del bibliotecario en la búsqueda de la generación de conocimiento a través de la práctica de la investigación, la reflexión y el debate. Objetivo: Analizar la literatura a través de la información del área de ciencia, como el bibliotecario puede ayudar y fomentar la investigación en la escuela. Metodología: Literatura, una encuesta de la literatura científica relacionada con el tema en la investigación de la escuela y el trabajo del bibliotecario. Informes de investigación de encuestas y relatos de experiencia sobre las acciones llevadas a cabo con el objetivo de promover el incentivo a la investigación. Resultados: En varios informes de experiencia e investigación analizados durante la investigación se observó que el trabajo sólo surtió efecto o se llevó a cabo de manera satisfactoria cuando fue involucrado diversos actores: profesor, estudiante, bibliotecario, etc. Conclusiones: Al abordar los vínculos entre la investigación, bibliotecario y el conocimiento se revelan muchas implicaciones, que, traída por los informes recopilados, deben ser considerados como elementos básicos para la comprensión de la importancia de la aplicación, dentro de las bibliotecas escuela, acciones concretas para estimular la alfabetización informacional.@es

. Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento school research: course of action towards knowledge. investigación escolar: curso de acción hacia el conocimiento. Informação@profissões, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-02-12] => 17092
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Cristina de Albuquerque] => 13260
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Claudinéia Aparecida Bertin Borges] => 62596
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/404/2018/09/oai_ojs_www_uel_br_article_20520#00024.pdf] => 79003
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [41] => 142
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [21] => 2452
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 232760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Pesquisa] => 269140
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 237708
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Bibliotecário] => 235088
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ensino fundamental] => 276074
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ensino fundamental] => 1362
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Library] => 178021
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Research] => 269141
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Elementary education] => 202818
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Librarian] => 235086
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigación] => 264347
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Educación básica] => 148458
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Biblioteca] => 247247
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Biblioteca escolar] => 247552
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Bibliotecario] => 255422
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-02-12] => 234599
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões] => 404
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00024-2014-3-1-2] => 61112
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Introdução: O presente trabalho busca apresentar a importância da biblioteca escolar, aprofundando-se as discussões já iniciadas sobre o tema. Ao mesmo tempo exibe a relevância da atuação do bibliotecário na busca da geração do conhecimento por meio da prática da pesquisa, da reflexão e da discussão.Objetivo: Analisar por meio da literatura da área de ciência da informação, como o bibliotecário pode contribuir e incentivar a pesquisa na escola.Metodologia: Pesquisa bibliográfica, com levantamento de literatura científica relacionada à temática sobre a pesquisa escolar e ao trabalho do bibliotecário. Levantamento de relatos de pesquisa e relatos de experiência sobre ações desenvolvidas com o objetivo de promover o estímulo à pesquisa.Resultados: Nos vários relatos de experiência e de pesquisa analisados durante a pesquisa percebeu-se que o trabalho só surtiu efeito ou foi conduzido de forma satisfatória quando nela estavam envolvidos vários agentes: professor, aluno, bibliotecário, etc.Conclusões: Quando se aborda as relações existentes entre a pesquisa, o bibliotecário e o conhecimento, são reveladas inúmeras implicações, as quais, trazidas pelos relatos compilados, devem ser consideradas como elementos basilares para a compreensão da importância de se implementar, no âmbito das bibliotecas escolares, ações concretas de estímulo à competência informacional.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introduction: This study aims to present the importance of the school library, deepening the already initiated discussions on the subject. At the same time shows the relevance of the librarian´s role in the pursuit of knowledge generation through the practice of research, reflection and discussion. Objective: To analyze through literature of information science area, as the librarian can help and encourage research in school. Methodology: Literature, a survey of scientific literature related to the topic on school research and the work of the librarian. Survey research reports and experience reports on actions undertaken with the aim of promoting the incentive to research. Results: In several reports of experience and research analyzed during the research it was noted that the work only took effect or was conducted satisfactorily when it was involved various actors: teacher, student, librarian, etc. Conclusions: When addressing the links between research, librarian and knowledge are revealed many implications, which, brought by the compiled reports, should be considered as basic elements for understanding the importance of implementing, within libraries school, concrete actions to stimulate the information literacy.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Introducción: Este estudio tiene como objetivo presentar la importancia de la biblioteca de la escuela, la profundización de los debates ya iniciados en la materia. Al mismo tiempo, muestra la relevancia del papel del bibliotecario en la búsqueda de la generación de conocimiento a través de la práctica de la investigación, la reflexión y el debate. Objetivo: Analizar la literatura a través de la información del área de ciencia, como el bibliotecario puede ayudar y fomentar la investigación en la escuela. Metodología: Literatura, una encuesta de la literatura científica relacionada con el tema en la investigación de la escuela y el trabajo del bibliotecario. Informes de investigación de encuestas y relatos de experiencia sobre las acciones llevadas a cabo con el objetivo de promover el incentivo a la investigación. Resultados: En varios informes de experiencia e investigación analizados durante la investigación se observó que el trabajo sólo surtió efecto o se llevó a cabo de manera satisfactoria cuando fue involucrado diversos actores: profesor, estudiante, bibliotecario, etc. Conclusiones: Al abordar los vínculos entre la investigación, bibliotecario y el conocimiento se revelan muchas implicaciones, que, traída por los informes recopilados, deben ser considerados como elementos básicos para la comprensión de la importancia de la aplicación, dentro de las bibliotecas escuela, acciones concretas para estimular la alfabetización informacional.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.www.uel.br:article/20520] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/20520] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p21] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 3, n. 1-2 (2014); 21-41] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação@Profissões; v. 3 n. 1-2 (2014); 21-41] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2317-4390] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Pesquisa escolar: percurso de ação rumo ao conhecimento] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [School research: course of action towards knowledge.] => 0
                        )

                )

            [es] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Investigación escolar: curso de acción hacia el conocimiento] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520/pdf_16] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520/pdf_16] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/20520/pdf_16] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.www.uel.br:article/20520#00024] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p21] => 0
                        )

                )

        )

)