Article
No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir como os indicadores científicos podem apoiar a Gestão da ICT e o processo decisório em IES. Especificamente, analisam-se indicadores científicos de Grupos de Pesquisa (GP) da área de Memória vinculados a IES da região Nordeste, visando quantificar a produção científica dos grupos, averiguar quais os grupos mais produtivos e identificar interações e redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. A análise baseou-se em dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizaramos ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas, e o software “UCInet” para a criação das redes de colaboração entre grupos. Conclui-se que os indicadores dos GP de Memória atuam como insumo para que gestores em cada IES planejem as decisões e esforços de publicações, desenvolvimento e integração entre os membros dos grupos.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2014-06-04] => 51728 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Glessa H. Celestino de Santana] => 15990 ) [1] => Array ( [Guilherme Alves de Santana] => 9832 ) [2] => Array ( [Joana coeli ribeiro garcia] => 3846 ) [3] => Array ( [Manoel Paranhos da Silva] => 29999 ) [4] => Array ( [Rafaela Maria de Mello] => 30000 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/733/2018/09/oai_ojs_portalseer_ufba_br_article_5795#00055.pdf] => 78772 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [80] => 2580 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [56] => 1501 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ciência da informação] => 237157 ) [1] => Array ( [Produção científica] => 261508 ) [2] => Array ( [Indicador científico] => 6790 ) [3] => Array ( [Memória] => 234939 ) [4] => Array ( [Grupo de pesquisa] => 248409 ) [5] => Array ( [Plataforma lattes] => 227477 ) [6] => Array ( [Indicadores científicos] => 249040 ) [7] => Array ( [Grupos de pesquisa] => 279739 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2014-06-04] => 247815 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Ponto de acesso] => 733 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00055-2014-8-1] => 61795 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir como os indicadores científicos podem apoiar a Gestão da ICT e o processo decisório em IES. Especificamente, analisam-se indicadores científicos de Grupos de Pesquisa (GP) da área de Memória vinculados a IES da região Nordeste, visando quantificar a produção científica dos grupos, averiguar quais os grupos mais produtivos e identificar interações e redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. A análise baseou-se em dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizaramos ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas, e o software “UCInet” para a criação das redes de colaboração entre grupos. Conclui-se que os indicadores dos GP de Memória atuam como insumo para que gestores em cada IES planejem as decisões e esforços de publicações, desenvolvimento e integração entre os membros dos grupos.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/5795] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.periodicos.ufba.br:article/5795] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795] => 0 ) [1] => Array ( [10.9771/1981-6766rpa.v8i1.5795] => 0 ) [2] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [PontodeAcesso; v. 8, n. 1 (2014); 56-80] => 0 ) [1] => Array ( [1981-6766] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Informação científica e tecnológica em instituições de ensino superior (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://portalseer.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795/8175] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795/8175] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795/8175] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:ojs.portalseer.ufba.br:article/5795#00055] => 0 ) ) ) )