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Software social no ambiente corporativo: transformando a produção e disseminação de conhecimento nas organizações

Social software in corporate context: changing the knowledge production and spread in enterprises por Marcelo Herondino Cardoso

Na década de 90, a popularização da internet produziu uma explosão da quantidade de informações disponíveis na rede. No entanto, esse aumento não se refletiu na qualidade do material produzido, uma vez que o modelo empregado se utilizou das facilidades de comunicação para suprir a demanda reprimida por conteúdo, sem dar a ênfase necessária à organização e qualidade. Relatório do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI-BR) dá conta desse crescimento: em maio de 1996, havia 2.283 registros para sites com a extensão “.br”. Passados dez anos, em maio de 2006, esse número havia saltado para 928.149 registros, um incremento de mais de 40.000%. Nesse cenário de crescimento exponencial, passou a ser imprescindível a organização do conhecimento, de forma a dotá-lo de qualidade e capacidade de alcançar seu propósito, sob pena de ser perdido nesse turbilhão de informações. Uma das formas de qualificar esse conhecimento é compartilhar sua produção, buscando a colaboração de especialistas na produção do conteúdo. Na chamada “era do conhecimento”, aumentar e organizar esse valioso ativo é um dos maiores desafios das organizações. A implantação de ferramentas de software social especialmente wikis e blogs pode auxiliar sobremaneira o processo de produção e disseminação de conhecimento pelas empresas. Este artigo analisa as vantagens da utilização desse tipo de software de forma corporativa e também os cuidados que devem ser tomados para garantir uma implantação de sucesso.@pt


In the 90’s, the internet popularity produced a blowup in the amount of available informations from the net. But this increase don’t be reflected in the quality of produced stuff, because the model used the communications facilities to supply the content repressed demand, without the necessary emphasis to organization and quality. Report from Brazilian internet management committee (CGI-BR, from the portuguese abbreviation) show this growing: in may 1996, was existing 2.283 records for sites with the “br” extension. Ten years after, in may 2006, this number was jumped to 928.149 records, a 40.000% increase. In this exponencial growing scenario, it’s very important the knowledge organization, to give to knowledge the quality and ability to reach your goal, else it will be lost in the information amount. One way to give knowledge quality is to share it production, looking for the experts collaboration to produce content. In the called “knowledge age”, growing and organize this valuable asset is a bigger challenge for the companies. The deployment of social software tools – specially wikis and blogs – can help the knowledge production and distribution processes by companies. This paper analyze the advantages for its usage in a corporate context and the care about guarantee a success deployment.@en

. Software social no ambiente corporativo: transformando a produção e disseminação de conhecimento nas organizações social software in corporate context: changing the knowledge production and spread in enterprises por marcelo herondino cardoso. Datagramazero, [????].
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