Article Brapci-Revistas

Indicadores da sociedade atual - informação, conhecimento, inovação e aprendizado intensivos. A perspectiva da OECD

Contemporary society indicators - intensive learning, information, knowledge and innovation. OECD´s perspective

O presente estudo dará especial atenção ao papel desempenhado pela OECD no que diz respeito a sua intensa atuação no campo da mensuração da sociedade atual - informação, conhecimento, inovação e aprendizado intensivos. Partindo-se da atuação da OECD na área C&T, se enfatizará a ampliação do enfoque institucional, com a incorporação de áreas correlatas, através das abordagens dos SNI, da knowledge-based economy e da sociedade da informação. Como conclusão apresenta-se uma breve discussão sobre os limites e possibilidades da mensuração estatística que vem sendo realizada. Destaca-se o problema de se tentar apreender a sociedade atual, complexa e modificada, a partir das estatísticas e indicadores já existentes, na sua grande maioria construídos para representar um outro tipo de sociedade, a sociedade industrial.@pt


This study will give special attention to the role of OECD, respecting its intense actuation concerning contemporary society measurement - intensive information, knowledge, innovation and learning. From Science and Technology actuation of OECD, the institutional approach will be enhanced, incorporating correlative areas, through NIS (National Innovation Systems), knowledge-based economy and information society. Finally, the study presents a short discussion about the limits and possibilities of statistical mensuration, emphasizing the problems concerning the understanding of contemporary society, complex and modified, from existing figures and indicators, most of them constructed to represent another type of society, the industrial society.@en

. Indicadores da sociedade atual - informação, conhecimento, inovação e aprendizado intensivos. a perspectiva da oecd contemporary society indicators - intensive learning, information, knowledge and innovation. oecd´s perspective. Datagramazero, [????].
NLP0.29
Visto 30 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2005-01-01] => 3666
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rosa Maria Porcaro] => 4948
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/434/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_3077#00026.pdf] => 44892
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Social indicators] => 178605
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information] => 269873
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Intensive learning] => 5767
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Science and technology] => 173573
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicador social] => 5769
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Aprendizado intensivo] => 5770
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Ciência e tecnologia] => 200502
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Oecd] => 5772
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Datagramazero] => 434
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00026-2005-6-4] => 5751
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O presente estudo dará especial atenção ao papel desempenhado pela OECD no que diz respeito a sua intensa atuação no campo da mensuração da sociedade atual - informação, conhecimento, inovação e aprendizado intensivos. Partindo-se da atuação da OECD na área C&T, se enfatizará a ampliação do enfoque institucional, com a incorporação de áreas correlatas, através das abordagens dos SNI, da knowledge-based economy e da sociedade da informação. Como conclusão apresenta-se uma breve discussão sobre os limites e possibilidades da mensuração estatística que vem sendo realizada. Destaca-se o problema de se tentar apreender a sociedade atual, complexa e modificada, a partir das estatísticas e indicadores já existentes, na sua grande maioria construídos para representar um outro tipo de sociedade, a sociedade industrial.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This study will give special attention to the role of OECD, respecting its intense actuation concerning contemporary society measurement - intensive information, knowledge, innovation and learning. From Science and Technology actuation of OECD, the institutional approach will be enhanced, incorporating correlative areas, through NIS (National Innovation Systems), knowledge-based economy and information society. Finally, the study presents a short discussion about the limits and possibilities of statistical mensuration, emphasizing the problems concerning the understanding of contemporary society, complex and modified, from existing figures and indicators, most of them constructed to represent another type of society, the industrial society.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/3077] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000003077] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [DataGramaZero, v. 6, n. 4, 2005, p. A03.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Indicadores da sociedade atual - informação, conhecimento, inovação e aprendizado intensivos. A perspectiva da OECD] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Contemporary society indicators - intensive learning, information, knowledge and innovation. OECD´s perspective] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/11613] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2010/08/pdf_cfbcf60d73_0011613.pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [URL:http://dgz.org.br/ago05/Art_03.htm] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/3077#00026] => 0
                        )

                )

        )

)