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As bibliotecas ganham destaque no processo de democratização da informação e do conhecimento por meio da leitura e da escrita proporcionada pelo seu ambiente. Assim visando uma educação inclusiva, a biblioteca deve atentar-se para atender de forma equitativa a todos os usuários, inclusive as pessoas com deficiência, eliminando as barreiras encontradas entre eles e a informação. Sendo assim, a proposta deste trabalho é disseminar conteúdos, referenciais, estratégias e instrumentos para qualificação de bibliotecas numa concepção acessível e inclusiva, apresentando alguns princípios e conceitos fundamentais para o melhor entendimento e adequação das bibliotecas nesta perspectiva. A partir disso, este trabalho busca indicar caminhos para a execução com mais qualidade. Para tanto, elenca como objetivo principal: compreender as diretrizes e ações para tornar uma biblioteca mais inclusiva e acessível. E como objetivos específicos: i) indicar como desenvolver a caracterização dos usuários; ii) esclarecer sobre as categorias das deficiências; iii) indicar recursos de acessibilidade que podem ser adotados nas bibliotecas. Para tanto utilizou a pesquisa de caráter exploratório utilizando como base para coleta de dados, a pesquisa bibliográfica. Percebeu-se ao longo da pesquisa que além de conhecer bem os usuários, as deficiências, os recursos disponíveis faz-se imprescindível o estabelecimento de parcerias com setores e órgãos específicos. Por fim, conclui-se que a biblioteca como instituição que tem como sua função social, responsável por oportunizar o acesso à informação a todos os indivíduos, não pode ficar de fora dessa luta por condições para melhorar a vida das pessoas, por meio da informação e do conhecimento.@pt
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