Article Brapci-Revistas

Criação de conhecimento nas organizações: epistemologia, tipologia, facilitadores e barreiras

A partir de uma revisão sistemática da literatura, este artigo buscou caracterizar a produção acadêmica mais difundida nos últimos 15 anos sobre a criação do conhecimento nas organizações, apresentando as correntes epistemológicas, os conceitos utilizados, as diferentes tipologias adotadas e as principais barreiras e facilitadores citados nas publicações. Os resultados sugerem que a criação de conhecimento pode ser concebida como um processo colaborativo de combinação entre conhecimentos externos e internos às organizações, e que há diferentes formas de se criar diferentes tipos de conhecimentos dependendo do contexto organizacional. Apesar de indicar que a teoria da criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1996) tornou-se paradigmática, o estudo aponta uma série de outras abordagens, sugerindo que novas perspectivas devem ser utilizadas para o avanço da compreensão do fenômeno.@pt


. ::none::, [????].
NLP0.29
Visto 14 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-22] => 32723
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Victor Fraile Sordi] => 50648
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Cristiano José Castro de Almeida Cunha] => 53557
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marina Keiko Nakayama] => 53013
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_28851#00059.pdf] => 57274
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [174] => 1223
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [160] => 1819
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Criação de conhecimento] => 172420
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aprendizagem organizacional] => 276156
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cultura organizacional] => 235980
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Epistemologia do conhecimento] => 276314
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Criação de conhecimento] => 6278
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-22] => 274380
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2017-7-2] => 49699
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A partir de uma revisão sistemática da literatura, este artigo buscou caracterizar a produção acadêmica mais difundida nos últimos 15 anos sobre a criação do conhecimento nas organizações, apresentando as correntes epistemológicas, os conceitos utilizados, as diferentes tipologias adotadas e as principais barreiras e facilitadores citados nas publicações. Os resultados sugerem que a criação de conhecimento pode ser concebida como um processo colaborativo de combinação entre conhecimentos externos e internos às organizações, e que há diferentes formas de se criar diferentes tipos de conhecimentos dependendo do contexto organizacional. Apesar de indicar que a teoria da criação de conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1996) tornou-se paradigmática, o estudo aponta uma série de outras abordagens, sugerindo que novas perspectivas devem ser utilizadas para o avanço da compreensão do fenômeno.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/28851] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/28851] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21714/2236-417X2017v7n2] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 7, n. 2 (2017); 160-174] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Criação de conhecimento nas organizações: epistemologia, tipologia, facilitadores e barreiras] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/28851/18905] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28851] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28851/18905] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/28851#00059] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21714/2236-417X2017v7n2] => 0
                        )

                )

        )

)