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Análise sociométrica da estrutura da rede de propriedade intelectual de uma universidade pública

Este trabalho teve como objetivo investigar a estrutura da rede de colaboração dos pesquisadores da Universidade Federal de Lavras que registraram inventos no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no período de 1995 a 2013. Os temas que correspondem aos pressupostos teóricos usados para embasar este estudo são a força dos laços de Granovetter (1973) e a teoria dos buracos estruturais de Burt (1992) e sua importância para as relações interorganizacionais, no contexto das universidades ou institutos de pesquisa. Explorou abordagens relacionadas à inovação. Quanto aos procedimentos metodológicos trata-se de estudo de caso, o qual foi adotada a análise documental, a pesquisa bibliográfica e entrevista pessoal em profundidade com 10 professores/pesquisadores. Para identificar na estrutura da rede, os atores centrais, além dos procedimentos já citados, utilizou-se da análise sociométrica, observando a autoria dos inventos registrados no INPI, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), calculados automaticamente com auxílio dos softwares Ucinet© e Netdraw. A pesquisa classifica-se como exploratório e descritivo, de caráter qualitativo e quantitativo. Para a análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo. Com base nos resultados foi possível concluir que neste estudo de caso pôde ser avaliada a relação entre teoria de redes sociais e atores envolvidos com a geração de propriedade intelectual em uma universidade brasileira, a UFLA. Pode-se verificar que o número reduzido de registros de proteção, nesta universidade, está intimamente relacionado a escassa cultura dos professores/pesquisadores e outros responsáveis por inovações, de registrar seus inventos. Há uma tendência dos registros surgirem de iniciativas de interesse particular, devido à incipiente cultura de registro de proteção intelectual na universidade. Por meio deste estudo foi possível identificar que diversas políticas públicas tem sido implementadas e fortalecidas no Brasil e na UFLA, especialmente ao longo da última década.@pt


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