Article Brapci-Revistas

Inovação, competitividade e informação: breves reflexões

A inovação é fator crucial para a manutenção da competitividade das organizações e nações e a informação tem papel fundamental para que esse processo ocorra. A pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dos autores sobre a relação entre a inovação, a competitividade e a informação. Como referencial teórico apresenta aspectos importantes do processo de inovação com a finalidade de registrar definições aceitas na literatura, caracterizar tipos de inovação, mostrar o ranking internacional de inovação, destacando países e a relação existente entre inovação e competitividade. Mostra o panorama da inovação no Brasil e a importância da informação para que os processos de inovação possam ser efetivados. Realiza busca e levantamento na base Scopus utilizando o termo innovation em conjunto com os termos information e competitiveness para recuperação de itens que atendam ao objetivo da pesquisa. A análise dos resultados sugere que um número reduzido de trabalhos apresentam os termos relacionados de forma explícita. Considera a inovação como uma característica inerente à manutenção da competitividade, seja em organizações ou nações e sugere a informação como insumo para que a atividade inovadora ocorra de forma sustentável e efetiva.@pt


. Inovação, competitividade e informação: breves reflexões. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-22] => 32723
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Wánderson Cássio Oliveira Araújo] => 2462
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Edna Lúcia da Silva] => 6190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gregório Jean Varvakis Rados] => 2637
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_28889#00059.pdf] => 57223
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [121] => 2161
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [98] => 344
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inteligência organizacional e competitiva] => 49624
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Competitividade] => 234431
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-12-22] => 274380
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2017-7-2] => 49699
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A inovação é fator crucial para a manutenção da competitividade das organizações e nações e a informação tem papel fundamental para que esse processo ocorra. A pesquisa tem por objetivo analisar a abordagem dos autores sobre a relação entre a inovação, a competitividade e a informação. Como referencial teórico apresenta aspectos importantes do processo de inovação com a finalidade de registrar definições aceitas na literatura, caracterizar tipos de inovação, mostrar o ranking internacional de inovação, destacando países e a relação existente entre inovação e competitividade. Mostra o panorama da inovação no Brasil e a importância da informação para que os processos de inovação possam ser efetivados. Realiza busca e levantamento na base Scopus utilizando o termo innovation em conjunto com os termos information e competitiveness para recuperação de itens que atendam ao objetivo da pesquisa. A análise dos resultados sugere que um número reduzido de trabalhos apresentam os termos relacionados de forma explícita. Considera a inovação como uma característica inerente à manutenção da competitividade, seja em organizações ou nações e sugere a informação como insumo para que a atividade inovadora ocorra de forma sustentável e efetiva.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/28889] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/28889] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.21714/2236-417X2017v7n2] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 7, n. 2 (2017); 98-121] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inovação, competitividade e informação: breves reflexões] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/28889/18903] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28889] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/28889/18903] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/28889#00059] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.21714/2236-417X2017v7n2] => 0
                        )

                )

        )

)