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Aprimorando a gestão da seleção tecnológica na construção civil: estudo exploratório em belo horizonte

A pesquisa realizada, de cunho exploratório, tem por objetivo estudar os processos decisórios na construção civil e visa destacar a importância da introdução e gestão dessas novas considerações na seleção tecnológica e avaliação de sistemas construtivos para habitação - inclusive aspectos não mensuráveis por meio de aferições laboratoriais. A metodologia utilizada tem por base a análise focada num estudo de caso realizado em 2015 com profissionais atuantes em Belo Horizonte, visando à investigação das premissas a serem utilizadas na tomada de decisão tecnológica, para a busca de um desempenho ampliado. A primeira etapa consistiu na definição de uma lista de requisitos e critérios a serem potencialmente utilizados para a seleção tecnológica na construção da habitação multifamiliar. Eles foram identificados por meio de revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas com um grupo “de calibração” de tomadores de decisão, ou “decisores”. Em um segundo momento, os pesquisadores avaliaram a pertinência do uso destes requisitos e critérios através de questionários propostos a diversos agentes envolvidos neste setor em Belo Horizonte. Por meio destes questionários e de entrevistas abertas, foi possível determinar cinco temas considerados prioritários: adequação do sistema construtivo ao conceito do projeto; geração de resíduos; adequação econômica do investimento; domínio da tecnologia pelos projetistas; e adequação econômica da edificação na fase de uso. Os resultados permitiram ainda identificar questões que podem ser origem de conflito nas tomadas de decisão e, ainda, uma necessidade de aprimorar o conhecimento sobre pontos importantes da conjuntura que envolve cada tema, para construir uma visão mais passível de ser compartilhada. Conforme a discussão colocada, as etapas preliminares da analise multicritério, que incluem a definição de requisitos e critérios, podem auxiliar neste processo. Desta forma, a pesquisa evidencia a necessidade de promover um processo de aprendizado coletivo e construir uma visão compartilhada que beneficie não somente o empreendedor, o usuário, ou outros agentes, mas, em última instância, a sociedade.@pt


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