Article Brapci-Revistas

Formas de aprendizagem no desenvolvimento da competência informacional dos professores associados i do centro de tecnologia da ufpb

Este estudo teve como objetivo verificar formas de aprendizagem utilizadas pelos professores associados I do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na aquisição de conhecimentos/habilidades em recursos informacionais e tecnológicos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista Os resultados revelaram que a forma de aprendizagem que mais se destacou no desenvolvimento de competências para uso de bibliotecas, computador, Internet e bases de dados eletrônicas, utilizadas pelos pesquisados, foi a informal. E ainda que as motivações em busca de uma aprendizagem partem de uma necessidade que surge no cotidiano visando uma solução imediata. Revelaram também a necessidade de ampliar algumas competências dos pesquisados no uso de bases de dados eletrônicas através da aprendizagem formal.@pt


. Formas de aprendizagem no desenvolvimento da competência informacional dos professores associados i do centro de tecnologia da ufpb. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].

References

  • ANTONELLO, Claudia. S. As formas de aprendizagem utilizadas por gestores no desenvolvimento de competências. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 28., Curitiba, 2004. Anais.... Curitiba, 2004.
  • BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3. ed., Lisboa/Portugal: Edições 70, 2004.
  • CESTARO, Selma Alas Martins. O ensino de língua estrangeira: história e metodologia. UFRN/USP. Disponível em: http://www.hottopos.com.br/videtur6/selma.htm. Acesso em: 20 de fevereiro de 2010.
  • CHAGURI, J. P. A importância da língua inglesa nas séries iniciais do ensino fundamental. In: O desafio das letras, 2, 2004, Rolândia. Anais... Rolândia: FACCAR, 2005.
  • COELHO JUNIOR, Francisco Antonio., BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Uso do conceito de aprendizagem em estudos relacionados ao trabalho e organizações. Paidéia, v.18, n.40, p. 221234, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/v18n40/02.pdf. Acesso em: 10 set. 2008.
  • D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2007.
  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, DF, v.32, n. 1, p. 23 – 35, jan./abr. 2003.
  • DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário na construção da competência em informação. In: INTERCOM – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA COMUNICAÇÃO/XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, Salvador, 2002. http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2002/Congresso2002Anais/2002ENDOCOM.DUDZIAK.pdf. Acesso em: 14 set. 2008.
  • FONSECA, Neumar Gianotti. A influência da família na aprendizagem da criança. 1999. 15f. Projeto de pesquisa (Especialização em linguagem). Centro de Especialização em Fonoaudiologia clínica – CEFAC. São Paulo, 1999.
  • GASQUE, Kelley Cristine Gosçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. Transiformação, Campinas, v. 20, n.2, p. 149-158, maio/ago., 2008.
  • GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
  • GOMES, R. Análise de dados em pesquisa qualitativa. In: Minayo M. C. S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes., 1994.
  • GROTTO, Daniela. O compartilhamento de conhecimento nas organizações. Cap.7. In: FLEURY, M. T. L.., OLIVEIRA Jr., M. M. (Orgs.) Gestão estratégica do conhecimento: integrando a aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2002.
  • LAU, Jesús. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades em informação para a aprendizagem permanente. 2007. Disponível em: http://www.ifla.org/files/informationliteracy/publications/ifla-guidelines-pt.pdf. Acesso em: 20 nov.2008.
  • LEITE, Fernando César Lima. Gestão do conhecimento científico no contexto acadêmico: proposta de um modelo conceitual. 2006, 240f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2006. http://www.periodicos.capes.gov.br/bdtd. Acesso em: 14 out. 2006.
  • LOPES, M. I., SILVA, E. L. A Internet e a busca da informação em comunidades científicas: um estudo focado nos pesquisadores da UFSC. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 3, dez. 2007.
  • MIRANDA, Silvânia Vieira. Identificando competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 33, n. 2, p.112-122, maio/ago. 2004.
  • MIRANDA, Silvânia Vieira. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v.35, n.3, p.99-114, set/dez., 2006.
  • MITCHELL, Luís Henrique Raja Gabaglia., FUKS, Hugo e LUCENA, Carlso José Pereira de. Extensão de modelos de competências para avaliação formativa e continuada e planejamento de recursos humanos. SIMPÓSIO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, 14., 2003. Disponível em: http://groupware.les.inf.puc-rio.br. Acesso em maio 2008.
  • NEVES, Rita de Araujo., DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n. 2, abr., 2006. http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf. Acesso em 10 dez. 2010.
  • NOKAKA, I,., TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
  • OLIVEIRA, Leidiane Pereira de. Uma relação tão delicada: a Participação da família no processo de aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série e classes de Alfabetização. 2001, 45f. Monografia (Graduação em Pedagogia) – Universidade da Amazônia, Belém, Pará, http://www.nead.unama.br/site/bibdigital/monografias/RELACAO_DELICADA.pdf. Acesso em outubro de 2009.
  • OLIVEIRA, Vitória Peres de. Uma informação tácita. DataGramaZero – Revista de Ciência da Informação, v. 6, n. 3, jun.2005. Disponível em: http://www.dgz.org.br/jun05/Art_04.htm. Acesso em: 3 jun. 2008. [artigo on line].
  • OLIVEIRA Jr., M. M. Competências essenciais e conhecimento na empresa. In: FLEURY, M. T. L.., OLIVEIRA, Jr., M. M. (Orgs.). Gestão estratégica do conhecimento: integrando a aprendizagem, conhecimento e competências. São Paulo: Atlas, 2001.
  • QUEIROZ, M. I. P. de. Relatos orais: do “indizível” ao “dizível”. In: SIMSON, O. de Mvon (Org.). Experimentos com histórias de vida (Itália-Brasil). São Paulo: Vértice, 1988.
  • RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
  • ROCHA, Sinara Socorro Duarte. O Uso do Computador na Educação: a informática educativa. Revista Espaço Acadêmico, 85, jun., http://www.espacoacademico.com.br/085/85rocha.htm. Acesso em: 14 nov. de 2009.
  • SANTOS, Mônica de Paiva. Competência informacional: um estudo com os professores associados I do Centro de Tecnologia da UFPB, 2010, 186f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2010.
  • SITOE, Reginaldo Manuel. Aprendizagem ao longo da vida: um conceito utópico? Comportamento Organizacional e Gestão, v. 12, n.2, p. 283-290, 2006.
  • TRIVINOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1990.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-05-23] => 52981
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Mônica Paiva Santos] => 52982
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Gustavo Henrique de Araújo Freire] => 673
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_12658#00059.pdf] => 57196
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [56] => 1501
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [40] => 2075
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Memória de Evento Científico-profissional] => 763
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Anais] => 232717
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-05-23] => 276130
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2012-2-] => 50140
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:59:2012-2-0] => 232067
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este estudo teve como objetivo verificar formas de aprendizagem utilizadas pelos professores associados I do Centro de Tecnologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) na aquisição de conhecimentos/habilidades em recursos informacionais e tecnológicos. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com abordagem qualitativa e teve como instrumento de coleta de dados, a entrevista Os resultados revelaram que a forma de aprendizagem que mais se destacou no desenvolvimento de competências para uso de bibliotecas, computador, Internet e bases de dados eletrônicas, utilizadas pelos pesquisados, foi a informal. E ainda que as motivações em busca de uma aprendizagem partem de uma necessidade que surge no cotidiano visando uma solução imediata. Revelaram também a necessidade de ampliar algumas competências dos pesquisados no uso de bases de dados eletrônicas através da aprendizagem formal.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/12658] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12658] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 2, Número Especial (2012): Gestão da Informação e do Conhecimento no âmbito da Ciência da Informação; 40-56] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Formas de aprendizagem no desenvolvimento da competência informacional dos professores associados i do centro de tecnologia da ufpb] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12658/8016] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12658] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12658/8016] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/12658#00059] => 0
                        )

                )

        )

)