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Na posição de segundo maior produtor nacional de lácteos, o Rio Grande do Sul (RS) obteve aumento de produção e consequente melhoria qualitativa e produtiva nos últimos anos. A produção é dinâmica e a participação de vasto número de pequenos produtores decorre da rentabilidade do setor. Em vista da importância econômica que o setor proporciona ao estado e ao país, o presente trabalho teve como objetivo realizar um planejamento estratégico para uma empresa do setor lácteo localizada no nordeste do RS por um período de cinco anos. Dessa forma, utilizou-se o método Grumbach para a criação de cenários prospectivos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa aplicada a peritos do setor, os quais analisaram e propuseram eventos que impactaram como pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças e suas inter-relações. Também foi evidenciado o grau de influência e dependência entre os eventos, o que gerou a matriz de impactos cruzados. Ademais, foram construídos e analisados possíveis cenários futuros demonstrando que a região estudada possui eventos potenciais que poderão servir como alternativas para o setor. Esses cenários contribuíram para que a empresa tomasse decisões no presente que viriam a amenizar os pontos fracos e a deixassem apta a criar estratégias para se proteger de ameaças futuras. Ademais, identificou os pontos fortes que a empresa deveria utilizar-se para aproveitar as oportunidades que provavelmente ocorreriam em um futuro próximo. Contudo, não foi identificado nenhum cenário ideal para os próximos cinco anos, fato que se deve à grande quantidade de eventos desfavoráveis.@pt
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