Article Brapci-Revistas

O processo de Gestão do Conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem

O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada. Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia.@pt


. O processo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-11-17] => 50085
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Marcelo Pupim Gozzi] => 25033
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_13391#00059.pdf] => 57057
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [14] => 1345
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [3] => 670
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de Revisão | Review Article] => 760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ensino a distância] => 284944
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Comunidade] => 276766
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Aprendizagem] => 266091
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mediação] => 265973
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 227413
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Comunidades] => 181499
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Tecnologia] => 236025
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2012-11-17] => 270133
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2012-2-2] => 49848
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O avanço do uso das redes de computadores, em especial a Internet, associado às facilidades trazidas pelas tecnologias de informação e comunicação, tem favorecido a expansão das interações entre pessoas dispersas geograficamente. Profissionais e estudantes têm aproveitado essas oportunidades de comunicação para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, por meio da aprendizagem e conseqüente construção do conhecimento em rede, por meio da formação de comunidades virtuais. Nesse sentido, este artigo vem discutir os aspectos destas comunidades virtuais de aprendizagem que favorecem o processo de gestão do conhecimento. Por meio de pesquisas bibliográficas, tornou-se possível considerar que existe a possibilidade de desencadear um ciclo de gestão do conhecimento em comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem, quando as pessoas que a compõe tenham interesses comuns, sentem-se a ela pertinentes e estejam dispostos a aprender, por meio da construção do conhecimento. Torna-se interessante, portanto, utilizar as comunidades virtuais de aprendizagem quando objetiva-se favorecer a construção de conhecimento de forma organizada e gerenciada.
Palavras-chave: gestão do conhecimento, comunidades, aprendizagem, mediação, tecnologia.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/13391] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2, n. 2 (2012); 3-14] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O processo de Gestão do Conhecimento em comunidades virtuais de aprendizagem] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/13391/8471] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/13391] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/13391/8471] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/13391#00059] => 0
                        )

                )

        )

)