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O estudo analisa a internacionalização da embraer através das redes internacionais nos eua e na china. assim, identifica a forma de entrada da empresa nestes mercados e como as redes de parceiros apoiam o seu processo de internacionalização. o estudo então explora as características da transferência de conhecimento, da obtenção de recursos e das capacitações através dos relacionamentos com parceiros internacionais. trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, realizada através de estudo de caso qualitativo. a coleta de dados envolveu entrevistas com três executivos da empresa da área de relações com investidores, sendo o vice-presidente, diretor e assessor. os resultados da pesquisa revelam que a entrada e a manutenção da empresa nos eua e china tiveram como principal objetivo a busca de tecnologia, recursos e de oportunidades mercadológicas. nos eua, a embraer manteve relacionamentos com redes de clientes, fornecedores para a fabricação conjunta de conjuntos e soluções completas para a produção de aeronaves. a empresa também manteve relações em redes de cooperação com instituições governamentais norte-americanas. na china manteve relacionamentos em redes de clientes para atuação em conjunto visando explorar novas oportunidades e nichos no mercado. dessa forma, foi estudado o relacionamento da embraer com clientes, fornecedores, parceiros e instituições nestes países.@pt
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