Article Brapci-Revistas

O comportamento de usuários cegos durante o acesso mediado por leitores de tela: um estudo sob o enfoque da cognição situada

O objetivo deste trabalho é compreender como os usuários cegos se comportam durante o acesso à Web, utilizando o leitor de telas, e quais elementos influenciam e determinam suas ações. Fundamenta-se na abordagem social para os estudos de usuários da informação e na Cognição Situada, vertente teórica que defende que as ações dos sujeitos são adaptadas à situação e ao contexto, sofrendo influência das suas diversas dimensões. Considerando o escopo e os objetivos da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo com oito usuários, selecionados a partir da técnica bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e ensaios de interação em ambiente natural. Os resultados da pesquisa mostram que os participantes tiveram seus primeiros contatos com o computador, a Internet e a Web a partir de formas e motivações distintas, sendo este processo permeado por diversas emoções, prevalecendo as positivas. Já em relação aos elementos que influenciam o comportamento e as ações dos usuários durante o acesso mediado por leitores de tela, destacam-se: o ambiente físico e o digital, os recursos e programas adicionais usados, a flexibilidade e improviso baseados em experiências anteriores, as necessidades e as motivações para acesso e uso e as lembranças visuais e conceitos que possuem.@pt


. O comportamento de usuários cegos durante o acesso mediado por leitores de tela: um estudo sob o enfoque da cognição situada. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 11 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-08-19] => 17335
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Janicy Aparecida Pereira Rocha] => 25237
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Adriana Bogliolo Sirihal Duarte] => 2190
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_16632#00059.pdf] => 57003
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [196] => 1570
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [173] => 217
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Teoria cognitiva] => 1930
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Usuário da informação] => 200527
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Acessibilidade na web para pessoa com deficiência] => 52152
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Estudo de usuários] => 192226
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Cognição situada] => 178478
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Deficiência visual] => 184587
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Usuário cego] => 34794
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Usuários cegos] => 268367
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Cognição situada] => 6166
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2013-08-19] => 260493
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2013-3-] => 49761
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:59:2013-3-0] => 232068
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O objetivo deste trabalho é compreender como os usuários cegos se comportam durante o acesso à Web, utilizando o leitor de telas, e quais elementos influenciam e determinam suas ações. Fundamenta-se na abordagem social para os estudos de usuários da informação e na Cognição Situada, vertente teórica que defende que as ações dos sujeitos são adaptadas à situação e ao contexto, sofrendo influência das suas diversas dimensões. Considerando o escopo e os objetivos da pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo com oito usuários, selecionados a partir da técnica bola de neve. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas em profundidade e ensaios de interação em ambiente natural. Os resultados da pesquisa mostram que os participantes tiveram seus primeiros contatos com o computador, a Internet e a Web a partir de formas e motivações distintas, sendo este processo permeado por diversas emoções, prevalecendo as positivas. Já em relação aos elementos que influenciam o comportamento e as ações dos usuários durante o acesso mediado por leitores de tela, destacam-se: o ambiente físico e o digital, os recursos e programas adicionais usados, a flexibilidade e improviso baseados em experiências anteriores, as necessidades e as motivações para acesso e uso e as lembranças visuais e conceitos que possuem.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/16632] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16632] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 3, Número Especial (2013): Psicologia, Gestão e Conhecimento; 173-196] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O comportamento de usuários cegos durante o acesso mediado por leitores de tela: um estudo sob o enfoque da cognição situada] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/16632/9798] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/16632] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/16632/9798] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/16632#00059] => 0
                        )

                )

        )

)