Article
A estratégia tem se constituído em fator preponderante na gestão das instituições universitárias. Este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias utilizadas para a implantação da modalidade do ensino a distância - EAD em uma instituição de ensino superior privada, desta forma o estudo teve como foco a pesquisa qualitativa. A metodologia adotada para a coleta de dados se deu através do uso da técnica de entrevistas individuais gravadas, bem como a aplicação de um questionário semi estruturado, aplicado a cinco pessoas consideradas estratégicas, por terem participado de todo o processo de estudos e implantação do EAD na instituição. A gravação da entrevista se fez necessária para posterior transcrição e análise dos dados através da abordagem interpretativa. Perceber a estratégia utilizada pela instituição permitiu analisar seus pontos fortes e fracos, no contexto interno, bem como as vantagens competitivas que a fortalecem quando utiliza oportunamente as ameaças proporcionando agilidade e ganhos em seu favor.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2015-12-22] => 49753 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Neiva Feuser Capponi] => 52141 ) [1] => Array ( [Denis Dall Asta] => 52142 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_18499#00059.pdf] => 56999 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [239] => 1256 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [226] => 1666 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761 ) [1] => Array ( [Relato de experiência] => 75 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Gestão do conhecimento] => 233908 ) [1] => Array ( [Planejamento estratégico] => 265068 ) [2] => Array ( [Inteligência organizacional] => 245309 ) [3] => Array ( [Ensino a distância] => 284944 ) [4] => Array ( [Instituição de ensino superior privada] => 7570 ) [5] => Array ( [Estratégia] => 201916 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2015-12-22] => 276209 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00059-2015-5-2] => 49749 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A estratégia tem se constituído em fator preponderante na gestão das instituições universitárias. Este artigo tem o objetivo de analisar as estratégias utilizadas para a implantação da modalidade do ensino a distância - EAD em uma instituição de ensino superior privada, desta forma o estudo teve como foco a pesquisa qualitativa. A metodologia adotada para a coleta de dados se deu através do uso da técnica de entrevistas individuais gravadas, bem como a aplicação de um questionário semi estruturado, aplicado a cinco pessoas consideradas estratégicas, por terem participado de todo o processo de estudos e implantação do EAD na instituição. A gravação da entrevista se fez necessária para posterior transcrição e análise dos dados através da abordagem interpretativa. Perceber a estratégia utilizada pela instituição permitiu analisar seus pontos fortes e fracos, no contexto interno, bem como as vantagens competitivas que a fortalecem quando utiliza oportunamente as ameaças proporcionando agilidade e ganhos em seu favor.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufpb.br:article/18499] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18499] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 5, n. 2 (2015); 226-239] => 0 ) [1] => Array ( [2236-417X] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Estratégias adotadas na implantação do ensino à distância por uma instituição de ensino superior privada: um estudo de caso] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18499/14393] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18499] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18499/14393] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufpb.br:article/18499#00059] => 0 ) ) ) )