Article
Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2012-06-21] => 52051 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Cássio Frederico Moreira Druziani] => 51866 ) [1] => Array ( [Vinícius Medina Kern] => 3891 ) [2] => Array ( [Araci Hack Catapan] => 7991 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_12543#00059.pdf] => 56959 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [217] => 2595 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [194] => 1275 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761 ) [1] => Array ( [Relato de experiência] => 75 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Gestão do conhecimento] => 233908 ) [1] => Array ( [Engenharia do conhecimento] => 238107 ) [2] => Array ( [Gestão] => 270085 ) [3] => Array ( [Engenharia] => 12258 ) [4] => Array ( [Conhecimento] => 237664 ) [5] => Array ( [Cesm] => 52049 ) [6] => Array ( [Commonkads] => 52050 ) [7] => Array ( [Engenharia do conhecimento] => 7450 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2012-06-21] => 276128 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00059-2012-2-1] => 49652 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Aliando metodologias da Gestão e técnicas da Engenharia do Conhecimento, avaliou-se o contexto de um repositório educacional na web e identificou-se requisitos para a modelagem do ambiente como prática pedagógica repetível, com automatização de tarefas intensivas em conhecimento. A análise seguiu o modelos CESM e os contextuais do framework CommonKADS. Tarefas intensivas em conhecimento foram mapeadas considerando a compreensão do processo de ensino e aprendizagem e das interações entre o ambiente, processo e conteúdo através de um meio informatizado. A combinação de CESM e CommonKADS trouxe uma contribuição teórica e prática antes não possível. Houve uma transição gradativa entre a análise de negócios e da informação aliada ao sistemismo na identificação de tarefas intensivas em conhecimento. Esse modelo pode ser considerado para o efetivo sucesso da Engenharia e Gestão do Conhecimento aplicada na modelagem de sistemas computacionais, incluindo os educacionais.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:periodicos.ufpb.br:article/12543] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 2, n. 1 (2012); 194-217] => 0 ) [1] => Array ( [2236-417X] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [A gestão e a engenharia do conhecimento aliadas na modelagem do conhecimento: análise sistêmica cesm e contextual commonkads de um repositório na web] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12543/7471] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12543] => 0 ) [1] => Array ( [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/12543/7471] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:periodicos.ufpb.br:article/12543#00059] => 0 ) ) ) )