Article Brapci-Revistas

Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo

Os ambientes organizacionais estão em constante mudança, são dinâmicos e de grande complexidade. Além disso, esses ambientes são compostos por fluxos informacionais que necessitam de gerenciamento, porquanto propiciam condições para que as organizações desenvolvam diferenciais competitivos. Diante disso, entender a importância que a informação e o conhecimento representam nesse contexto, se faz essencial. Nessa perspectiva, a memória organizacional torna-se um elemento crucial para a preservação da memória organizacional, uma vez que pode evitar o retrabalho, bem como embasar as decisões em informações retrospectivas, ou seja, decisões baseadas em informações e conhecimentos tomadas anteriormente no contexto organizacional. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da preservação da memória organizacional, a fim de desenvolver e aprimorar as ações informacionais diretamente ou indiretamente relacionadas a constituição da memória organizacional. Nessa perspectiva, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para analisar os fenômenos relacionados a referida temática. Ressalta-se que o gerenciamento dos fluxos informacionais, por meio da gestão da informação (que atua no âmbito dos fluxos formais ou estruturados) e a gestão do conhecimento (que atua no âmbito dos fluxos informais ou não estruturados) são indispensáveis para as organizações e se constituem em pré-requisito para que a preservação da memória organizacional possa ser usada como um diferencial competitivo.@pt


. Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].

References

  • ALMEIDA, M. B. Um modelo de ontologias para representação da memória organizacional. 2006. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, 2006.
  • ANGELONI, M. T. (Org.). Organizações do conhecimento: infra-estrutura, pessoas e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
  • CALOF, J. L.., SKINNER, W. Competitive intelligence for managers: A brave new world (process which develops skills in planning, gathering, analyzing and disseminating information). Optimum, v.28, n.2, p.38-44, 1998. Disponível em: http://www.accessmylibrary.com/article1G1-57445171/competetive-intelligence-managers-brave.html. Acesso em: 10 jun. 2015.
  • CASTRO, J. M.., ABREU, P. Estaremos cegos pelo ciclo da inteligência tradicional? Uma releitura a partir das abordagens de monitoramento ambiental. Ciência da Informação, Brasília, v.36, n.1, p.7-19, jan./abr. 2006.
  • CERDÁ-DÍAZ, J. Gestión documental y gobierno abierto. El archivo en la república de los datos.TÁBULA. Revista de Archiveros de Castilla y León, n.16, p.123-128, 2013.
  • CHIAVENATO, I. Administração nos novos tempos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • COBARSI-MORALES, J. Sistemas de información en la empresa. Barcelona: EPI., UOC, 2011.
  • CRUCES-BLANCO, E. La destrucción y la ocultación de los símbolos: documentos, archivos y mentalidad colectiva. Arch-e. Revista Andaluza de Archivos, n.5, p.146-175, ene./jun. 2012.
  • D’ALOS-MONER, A. Por qué deberíamos hablar menos de gestión de la información y más de gestión del conocimiento. [s.n.t.] (Anuario ThinkEPI, 6)
  • DELGADO-GÓMEZ, A. El paradigma postmoderno en teoría Archivística y sus repercusiones conceptuales y prácticas. Revista Tría, p.11-58, 2006-2007.
  • DELMAS, B. Arquivos para quê?. São Paulo: Instituto Fernando Henrique Cardoso, 2010.
  • FREIRE, P. S. et al.Memória organizacional e seu papel na gestão do conhecimento. Revista de Ciências da Administração, Santa Catarina, v. 14, n. 33, p. 41-51, ago. 2012.
  • GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002.
  • GOMES, L. F. A. M.., GOMES, C. F. S.., ALMEIDA, A. T. Tomada de decisão gerencial: enfoque multicritério. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
  • ISO 16.175-1. Information and documentation: Principles and functional requirements for records in electronic office environments - Part 1: Overview and statement of principles. Ginebra: ISO, 2010.
  • ISO/TR18128. Apreciación del riesgo en procesos y sistemas de gestión documental. Madrid: Aenor, 2014.
  • ISO 30300. Management system for records: fundamentals and vocabulary. Ginebra: ISO, 2011.
  • IZQUIERDO, I. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.
  • KAHANER, L. Competitive intelligence: How to gather, analyze, and use information to move your business to the top. New York: Touchstone, 1997.
  • MARCIAL, C. C.., MENDES, A. L. L.., FERNANDES, F. do C. Fundamentos da inteligência competitiva. Brasília: Thesaurus, 2010.
  • MACEDO, N. A. M. Criando uma arquitetura de memória corporativa baseada em um modelo de negócio. 2003. Tese (Doutorado em Informática) – Programa de Pós-Graduação em Informática – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2003.
  • MARCHIORI, P. Z. A ciência e a gestão da informação: compatibilidades no espaço profissional. Ciência da Informação, Brasília, v.31, n.2, p.72-79, maio/ago. 2002.
  • MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2007.
  • PROBST, G.., RAUB, S.., ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementosconstrutivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002.
  • SILVA, C. A. V. da. Redes de cooperação de micro e pequenas empresas: um estudo das atividades de logísticas no setor metalúrgico de sertãozinho. 2004. 199f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2004.
  • SIMON, H. A. A capacidade de decisão e de liderança. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1972.
  • SOUZA, E. D.., DIAS, E. J. W.., NASSIF, M. E. A gestão da informação e do conhecimento na ciência da informação: perspectivas teóricas e práticas organizacionais. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 21, n. 1, p. 55-70, jan./abr. 2011.
  • SPILLER., A.., PONTES, C. C. C. Memória organizacional e reutilização do conhecimento técnico em uma empresa do setor eletroeletrônico no Brasil. RBGN, São Paulo, v.9, n.25, p.96-108, set./dez. 2007.
  • VALENTIM, M. L. P. (Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
  • VALENTIM, M. L. P. et al. Gestão da informação utilizando o método infomapping. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.13, n.1, jan./abr. 2008.
  • VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2. ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2007.
  • WHITE Paper. Resumen ejecutivo-Bigt Data: um mercado emergente. Madrid: IDC-España, 2012.
  • YAGUI, L. M. Memória organizacional: proposta para implantação em uma instituição de ensino superior. 2003. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2003.
NLP0.29
Visto 16 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-01-26] => 49647
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Natália Marinho do Nascimento] => 13800
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Juliete Susann Ferreira de Souza] => 29137
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Marta lígia pomim valentim] => 3842
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [María Manuela Moro-Cabero] => 14379
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_27382#00059.pdf] => 56893
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [44] => 1214
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [29] => 2490
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de Revisão | Review Article] => 760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Inteligência organizacional e competitiva] => 49624
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ambiente organizacional] => 174541
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fluxo de informação] => 234398
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Memória organizacional] => 247648
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ambientes organizacionais] => 276202
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Fluxos de informações] => 271268
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-01-26] => 274560
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2016-6-] => 49644
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:59:2016-6-0] => 232071
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os ambientes organizacionais estão em constante mudança, são dinâmicos e de grande complexidade. Além disso, esses ambientes são compostos por fluxos informacionais que necessitam de gerenciamento, porquanto propiciam condições para que as organizações desenvolvam diferenciais competitivos. Diante disso, entender a importância que a informação e o conhecimento representam nesse contexto, se faz essencial. Nessa perspectiva, a memória organizacional torna-se um elemento crucial para a preservação da memória organizacional, uma vez que pode evitar o retrabalho, bem como embasar as decisões em informações retrospectivas, ou seja, decisões baseadas em informações e conhecimentos tomadas anteriormente no contexto organizacional. O objetivo deste trabalho é evidenciar a importância da preservação da memória organizacional, a fim de desenvolver e aprimorar as ações informacionais diretamente ou indiretamente relacionadas a constituição da memória organizacional. Nessa perspectiva, utilizou-se a pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa para analisar os fenômenos relacionados a referida temática. Ressalta-se que o gerenciamento dos fluxos informacionais, por meio da gestão da informação (que atua no âmbito dos fluxos formais ou estruturados) e a gestão do conhecimento (que atua no âmbito dos fluxos informais ou não estruturados) são indispensáveis para as organizações e se constituem em pré-requisito para que a preservação da memória organizacional possa ser usada como um diferencial competitivo.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/27382] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/27382] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; Vol. 6, Número Especial (2016): Inteligência Organizacional e Gestão do Conhecimento; 29-44] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gerenciamento dos fluxos de informação como requisito para a preservação da memória organizacional: um diferencial competitivo] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/27382/14770] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/27382] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/27382/14770] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/27382#00059] => 0
                        )

                )

        )

)