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O estudo teve como objetivo analisar as Capacidades Dinâmicas na percepção dos gestores dos maiores supermercados de uma região do Sul do Brasil e caracterizar os fatores que compõem a legitimidade dos clientes. A pesquisa foi realizada com oito gestores de grandes supermercados e com quatrocentos clientes destes estabelecimentos. A pesquisa se caracteriza como descritiva com abordagem quantitativa. A análise dos dados no que tangencia as Capacidades Dinâmicas ocorreu com oito gestores de grandes supermercados. Para tanto, as técnicas de análise descritivas foram: média, desvio-padrão e correlação de Pearson. A Legitimidade dos Clientes foi considerada pela Média e Desvio Padrão, a Análise Fatorial Confirmatória de uma única Dimensão composta de 11 fatores. Os resultados evidenciam que as organizações estão atentas às mudanças do ambiente externo, bem como se adaptam e tomam ações a fim de se legitimar perante seus clientes. Os resultados nos fatores de capacidades dinâmicas são: aquisição, assimilação, transferência e exploração. Conclui-se que as capacidades dinâmicas caracterizam a existência de capacidade e habilidade de explorar informações e conhecimentos externos, relevantes e atuais da concorrência ou de forma geral, de modo que se modifiquem e/ou inovem. No que diz respeito aos stakeholders clientes, a legitimidade dos clientes é o fator de maior contribuição diante das ações supermercadistas que são a qualidade dos produtos e serviços.@pt
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