Article
O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.@pt
Array ( [dateOfAvailability] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [2016-12-28] => 1143 ) ) ) [hasAuthor] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Adriana Maria de Souza] => 1817 ) ) ) [hasFileStorage] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [_repository/1/2018/09/oai_febab_periodicos_emnuvens_com_br_article_457#00001.pdf] => 44545 ) ) ) [hasPageEnd] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [112] => 2357 ) ) ) [hasPageStart] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [91] => 1457 ) ) ) [hasSectionOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Artigo] => 3 ) ) ) [hasSubject] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Coaching] => 5086 ) [1] => Array ( [Mentoria] => 5087 ) [2] => Array ( [Pesquisa acadêmica] => 267748 ) [3] => Array ( [Instituição de ensino superior] => 273345 ) [4] => Array ( [Biblioteconomia e ciência da informação] => 266029 ) [5] => Array ( [Instituições de ensino superior] => 184964 ) ) ) [wasPublicationInDate] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [2016-12-28] => 265965 ) ) ) [hasLanguageExpression] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [pt] => 232736 ) ) ) [hasLicense] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [Copyright (c)] => 232755 ) [1] => Array ( [BY-NC/4.0] => 245907 ) ) ) [hasIssueOf] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [ISSUE:JNL:00001-2016-12-2] => 1137 ) ) ) [isPartOfSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Revista brasileira de biblioteconomia e documentação] => 229060 ) ) ) [hasAbstract] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O estudo aproxima a relação da mentoria e do coaching como práticas pedagógicas para a melhoria nos processos de orientação acadêmica nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação, em apoio ao desenvolvimento de habilidades discentes e docentes relacionadas à condução da pesquisa acadêmico-científica com ênfase no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao reconhecer a importância dessas abordagens nas Instituições de Ensino Superior (IES), considera-se aplicável a utilização dessas formas de interação, caracterizadas por uma cultura de aprendizado contínuo. Apresenta uma pesquisa de natureza qualitativa e exploratória, a partir de levantamento bibliográfico e revisão da literatura sobre as duas temáticas abordadas. Para a coleta dos dados foi utilizado como instrumento metodológico, um questionário elaborado a partir de perguntas abertas aos docentes, discentes e coordenador do TCC da Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação da FESPSP, objetivando aproximar e comparar a prática de orientação vigente com os processos e aplicações da mentoria e do coaching. A partir da análise dos resultados pode-se aferir que, a prática desses processos de orientação acadêmica e profissional podem se relacionar e serem aplicados na construção de Trabalhos de Conclusão de Curso potencializando o desenvolvimento da pesquisa científica e do pesquisador.] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/457] => 0 ) [1] => Array ( [oai:ojs.rbbd.febab.org.br:article/457] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [RBBD. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 12, n. 2 (2016); 91-112] => 0 ) [1] => Array ( [Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação; v. 12 n. 2 (2016); 91-112] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [1980-6949] => 0 ) [1] => Array ( [0100-0691] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [O coaching e a mentoria como processos de orientação à pesquisa acadêmica nos cursos de graduação em biblioteconomia e ciência da informação] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457/548] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457] => 0 ) [1] => Array ( [https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/457/548] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [Oai:febab.periodicos.emnuvens.com.br:article/457#00001] => 0 ) ) ) )