Article Brapci-Revistas

Assistente de conhecimento conceitual como um sistema intencional para processos tutoriais em educação a distância

Este artigo descreve o Assistente de Conhecimento Conceitual (ACC), uma ferramenta com arquitetura multiagente, construída para interação com o usuário através de processamento de linguagem natural, com o objetivo de fornecer conhecimentos relacionados a um domínio específico, tendo a finalidade de atuar como tutor de conteúdo em educação a distância. O ACC utiliza técnicas de busca aproximadas de termos a partir das perguntas fornecidas, processadas por uma camada de filtros, utilizando uma ponderação de métricas para classificação e armazenando novas perguntas caso não estejam na base de conhecimento de perguntas. O conhecimento é organizado na forma de ontologias, com a estrutura de metaconhecimento baseada na tríade objeto-atributo-valor. Como referenciais teóricos, são citados a Inteligência Artificial, a interação humano-computador e os sistemas intencionais de Dennett. Na sequência, descreve-se a estrutura e funcionamento do ACC mostrando a interação entre os agentes e exemplificando com uma conversação típica de um processo de tutoria de conteúdo. Ao final, propõe-se uma discussão sobre aspectos relacionados ao escopo e utilidade da ferramenta, bem como do papel a ser desempenhado pelo professor, concebido no contexto do ACC como um engenheiro de conhecimento e um planejador pedagógico. Nas considerações finais consta o estado atual da pesquisa.@pt


. Assistente de conhecimento conceitual como um sistema intencional para processos tutoriais em educação a distância. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].
NLP0.29
Visto 15 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-02-04] => 33764
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Luciano Frontino de Medeiros] => 30866
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Alvino Moser] => 30867
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Neri dos Santos] => 21887
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_18971#00059.pdf] => 56125
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [168] => 2731
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [155] => 1180
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Relato de Pesquisa | Research Article] => 761
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Relato de experiência] => 75
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Engenharia do conhecimento] => 238107
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Inteligência artificial] => 232804
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 233892
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Processamento de linguagem natural] => 235991
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ontologia formal] => 19287
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Sistema intencional] => 49991
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Ensino a distância] => 284944
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ontologias formais] => 276220
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Sistemas intencionais] => 276221
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Educação a distância] => 201387
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Tecnologia educacional] => 6765
                        )

                    [11] => Array
                        (
                            [Engenharia do conhecimento] => 7450
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2015-02-04] => 276222
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2015-5-1] => 49680
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo descreve o Assistente de Conhecimento Conceitual (ACC), uma ferramenta com arquitetura multiagente, construída para interação com o usuário através de processamento de linguagem natural, com o objetivo de fornecer conhecimentos relacionados a um domínio específico, tendo a finalidade de atuar como tutor de conteúdo em educação a distância. O ACC utiliza técnicas de busca aproximadas de termos a partir das perguntas fornecidas, processadas por uma camada de filtros, utilizando uma ponderação de métricas para classificação e armazenando novas perguntas caso não estejam na base de conhecimento de perguntas. O conhecimento é organizado na forma de ontologias, com a estrutura de metaconhecimento baseada na tríade objeto-atributo-valor. Como referenciais teóricos, são citados a Inteligência Artificial, a interação humano-computador e os sistemas intencionais de Dennett. Na sequência, descreve-se a estrutura e funcionamento do ACC mostrando a interação entre os agentes e exemplificando com uma conversação típica de um processo de tutoria de conteúdo. Ao final, propõe-se uma discussão sobre aspectos relacionados ao escopo e utilidade da ferramenta, bem como do papel a ser desempenhado pelo professor, concebido no contexto do ACC como um engenheiro de conhecimento e um planejador pedagógico. Nas considerações finais consta o estado atual da pesquisa.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/18971] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18971] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 5, n. 1 (2015); 155-168] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Assistente de conhecimento conceitual como um sistema intencional para processos tutoriais em educação a distância] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/18971/13427] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18971] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/18971/13427] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/18971#00059] => 0
                        )

                )

        )

)