Article Brapci-Revistas

As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais

Aborda as interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. A partir de uma revisão de literatura de modo a obter um embasamento que permita aclarar essa questão. Apresenta as peculiaridades que envolvem a gestão dos fluxos formais [gestão da informação] e dos fluxos informais [gestão do conhecimento], bem como os fatores que propiciam uma melhor compreensão no que tange ao foco da gestão da informação e da gestão do conhecimento. O gerenciamento eficiente dos fluxos informacionais demanda a necessidade de se implantar a gestão da informação e do conhecimento para sua real efetividade. Evidencia-se que esses dois modos de gestão se inter-relacionam de tal forma que, na ausência de uma a outra é afetada, repercutindo diretamente na gestão dos fluxos de informação e, assim, na capacidade de a organização gerar conhecimento e tomar decisões com diferencial competitivo.@pt


. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em gestão & conhecimento, [????].

References

  • BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Informação and Informação, Londrina (PR), v. 13, n.esp., p. 1-25, 2008. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1843/1556. Acesso em: 10
  • BEAL, A. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2004. 144p.
  • CALAZANS, A. T. S. Conceitos e uso da informação organizacional e informação estratégica. Transinformação, Campinas (SP), v. 18, n. 1, p. 63-70, jan./abr. 2006. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/683/663.
  • CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC Editora, 2006. 426p.
  • DAVENPORT, T. H.., MARCHAND, D. A. GC é apenas uma boa gestão da informação. In: DAVENPORT, T. H.., MARCHAND, D. A., DICKSON, T. (Org.). Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004. p. 189-194.
  • DAVENPORT, T. H.., PRUSAK, L. Ecologia da informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. São Paulo: Futura, 1998. 316p.
  • GARCIA, R.., FADEL, B. A percepção do indivíduo na gestão do conhecimento organizacional: estudo teórico-empírico das influências da interferência nos fluxos informacionais na criação de conhecimento e tomada de decisão. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES DA UNI-FACEF, 10., Franca (SP). Anais... Franca: Uni-Facef, 2009. p.492-509. Disponível em: http://www.facef.br/novo/3fem/Encontro/Arquivos/Regis%20Garcia%20e%20Barbara.pdf.
  • GARCIA, R. Comportamento decisório e comunicação: da informação ao conhecimento. Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v.3, n.1, p.100-112, jan./dez. 2010a. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/29/59. Acesso em: 10 jan. 2014.
  • GARCIA, R. Cultura organizacional e as interferências nos fluxos informacionais (IFI). In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010b. 211-233 (E-Book) http://static.scielo.org/scielobooks/j4gkh/pdf/valentim-9788579831171.pdf. Acesso em: 10
  • HOFFMANN, W. A. M. Gestão do conhecimento: desafios de aprender. São Carlos: Compacta, 2009. 188p.
  • LEITE, F. C. L. Comunicação científica e gestão do conhecimento: enlaces conceituais para fundamentação da gestão do conhecimento científico no contexto das universidades. Transinformação, Campinas (SP), v. 19, n. 2, p. 139-151, maio/ago. 2007. Disponível em: http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/611/591.
  • MCGEE, J.., PRUSAK, L. Gerenciamento estratégico da informação: aumente a competitividade e eficiência de sua empresa utilizando a informação como uma ferramenta estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier, 1994. 224p.
  • MCLUHAN, H. M. The medium is the message: An inventory of effects. New York: Random House, 1967.
  • NONAKA, I.., TAKEUCHI, H. Teoria da criação do conhecimento organizacional. In: ______. Gestão do conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. p.54-90.
  • PÉREZ-MONTORO GUTIÉRREZ, M. Gestión del conocimiento em las organizaciones: fundamentos, metodologías y praxis. Gijón: Trea, 2008. 260p.
  • PILLANIA, R. K. State of organizational culture for knowledge management in Indian industry. Global Business Review, v.7 n.1, p.119-35, Feb., 2006.
  • PONJUÁN DANTE, G. Gestión de la información: dimensiones e implementación para el éxito organizacional. Rosario: Nuevo Parhadigma, 2004. 218p.
  • PROBST, G.., RAUB, S.., ROMHARDT, K. Gestão do conhecimento: os elementos construtivos do sucesso. Porto Alegre: Bookman, 2002. 288p.
  • RODRIGUES, C.., BLATTMANN, U. Uso das fontes de informação para a geração de conhecimento organizacional. Perspectivas em Gestão and Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, 43-58, jul./dez. 2011. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9999/6922. Acesso em: 10 jan. 2014.
  • ROSSATO, M. A. Gestão do conhecimento: a busca da humanização, transparência, socialização e valorização do intangível. Rio de Janeiro: Interciência, 2002. 264p.
  • SHANNON, C. E.., WEAVER, W. The mathematical theory of communication. Urbana: University of Illinois Press, 1963. 125p.
  • STAREC, C. A Dinâmica da Informação: a gestão estratégica da informação para a tomada de decisão nas organizações. In: CHAVES, J. B. L., STAREC, C.., GOMES, E. B. P. (Org.). Gestão estratégica da informação e inteligência competitiva. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 47-66 (EBook)
  • STOLLENWERK, M F. L. Gestão do conhecimento: conceitos e modelos. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência organizacional e competitiva. Brasília: Editora UnB, 2001. p.143-163.
  • TARAPANOFF, K. Informação, conhecimento e inteligência em corporações. In: ______ (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT., UNESCO, 2006. p. 19-35.
  • TERRA, J. C. C. Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial. 3.ed. São Paulo: Negócio, 2001. 313p.
  • VALENTIM, M. L. P.. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 3., n. 4, p. 1-13, ago. 2002. Disponível em: http://www.dgz.org.br/ago02/Art_02.htm. Acesso em: 10 jan. 2014.
  • VALENTIM, M. Gestão da informação e gestão do conhecimento: especificidades e convergências. Londrina: Infohome, (Artigo em Web). http://www.ofaj.com.br/colunasconteudo.php?cod=88. Acesso em: 10 jan. 2014.
  • VALENTIM, M. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M.(Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. p.9-24.
  • VALENTIM, M. Ambientes e fluxos de informação. In: VALENTIM, M.(Org.). Ambientes e fluxos de informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p.13-22.
  • VALENTIM, M. L. P.., TEIXEIRA, T. M. C. Fluxos de informação e linguagem em ambientes organizacionais. Informação and Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.22, p.151-156, maio/ago. 2012. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10651/7764.
  • VITAL, L. P.., FLORIANI, V. M.., VARVAKIS, G. Gerenciamento do fluxo de informação como suporte ao processo de tomada de decisão. Informação and Informação, Londrina (PR), v. 15, n. 1, 85-103, jun./jul. 2010. http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/5335/5880. Acesso em: 10
  • WILD, R.., GRIGGS, K. A model of information technology opportunities for facilitating the practice of knowledge management. VINE: The ournal of nformation and no ledge anagement S stems, v. 38, n. 4, p. 490-506, 2008.
  • WILSON, T. D. A problemática da gestão do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência, informação e conhecimento. Brasília: IBICT., UNESCO, 2006. p. 37-55.
  • ZABOT, J. B.., SILVA, L. C. M. Gestão do conhecimento - aprendizagem e tecnologia: construindo a inteligência coletiva. São Paulo: Atlas, 2002. 142p.
NLP0.29
Visto 12 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-08-02] => 31382
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Cássia Dias Santos] => 29950
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Marta lígia pomim valentim] => 3842
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/756/2018/09/oai_periodicos_ufpb_br_article_17897#00059.pdf] => 56036
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [33] => 1077
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [19] => 1508
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo de Revisão | Review Article] => 760
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Artigo de revisão] => 98
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Gestão do conhecimento] => 233908
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Fluxo de informação] => 234398
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Fluxo informacional] => 200915
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Gestão da informação] => 233806
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Ambiente organizacional] => 174541
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Fluxos de informação] => 233579
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Fluxos informacionais] => 201045
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Ambientes organizacionais] => 276202
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2014-08-02] => 262867
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em gestão & conhecimento] => 756
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00059-2014-4-2] => 49727
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Aborda as interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. A partir de uma revisão de literatura de modo a obter um embasamento que permita aclarar essa questão. Apresenta as peculiaridades que envolvem a gestão dos fluxos formais [gestão da informação] e dos fluxos informais [gestão do conhecimento], bem como os fatores que propiciam uma melhor compreensão no que tange ao foco da gestão da informação e da gestão do conhecimento. O gerenciamento eficiente dos fluxos informacionais demanda a necessidade de se implantar a gestão da informação e do conhecimento para sua real efetividade. Evidencia-se que esses dois modos de gestão se inter-relacionam de tal forma que, na ausência de uma a outra é afetada, repercutindo diretamente na gestão dos fluxos de informação e, assim, na capacidade de a organização gerar conhecimento e tomar decisões com diferencial competitivo.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufpb.br:article/17897] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17897] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Perspectivas em Gestão & Conhecimento; v. 4, n. 2 (2014); 19-33] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2236-417X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/17897/12245] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/17897] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.ufpb.br/index.php/pgc/article/view/17897/12245] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufpb.br:article/17897#00059] => 0
                        )

                )

        )

)