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Percepções de alinhamento estratégico: um estudo em empresas de base tecnológica

São numerosos os benefícios que a tecnologia da informação traz para o desenvolvimento das organizações, auxiliando-as nas operações cotidianas ou na tomada de decisão estratégica. Como isso, a necessidade da TI (Tecnologia da Informação) estar alinhada com os negócios, tornou-se de grande importância para as organizações. Modelos de alinhamento estratégico foram propostos na literatura a fim de medir e facilitar esse processo, cada um com seus pontos fortes e fracos, dentre eles estão os modelos de Luftman, de Teo e King, e de Kearns e Sabherwal. O presente trabalho tem como objetivo responder qual a influência que o conhecimento do executivo de TI sobre o negócio, e o conhecimento do executivo de negócios sobre a TI exercem sobre o modelo de maturidade de Luftman. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, com utilização de um questionário estruturado (survey) como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar as hipóteses de que as duas variáveis vindas dos modelos de Teo e King, e Kearns e Sabherwal exercem uma influência positiva sobre o modelo de maturidade de Luftman. Foi identificada uma influência significativa e positiva da participação da gerência de TI no planejamento de negócios, e uma influência significativa e positiva da Participação da Gerência de Negócio no Planejamento de TI. Com isso se constatou da importância conhecimento mútuo entre as áreas e que a cooperação dessas duas variáveis fortalece o modelo de Lufman.@pt


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