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A vida média e a obsolescência da literatura são utilizadas para determinar a utilização da literatura com o passar do tempo em determinada área de conhecimento, ou seja, a vida útil e a taxa de envelhecimento. A vida média é um indicativo da razão de obsolescência da literatura científica e permite determinar a idade e o declínio da literatura utilizada em uma determinada área de conhecimento. O objetivo desse trabalho consiste em identificar qual é a vida média, a obsolescência e a perda da atualidade da informação da literatura de livros sobre educação indígena citada nas dissertações e teses. Essa pesquisa pretende ainda discutir a questão dos livros clássicos no âmbito da Ciência da Informação, da Literatura e da Sociologia, bem como apresentar um cálculo padronizado para se obter a vida média e a obsolescência da literatura para tipologia livros. Adotou-se a abordagem metodológica da Bibliometria para analisar 173 trabalhos de pós-graduação em educação indígena na BDTD. Os resultados finais apontam uma literatura considerada clássica, uma vez que possuem uma vida média mais longa.@pt
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A vida média é um indicativo da razão de obsolescência da literatura científica e permite determinar a idade e o declínio da literatura utilizada em uma determinada área de conhecimento. O objetivo desse trabalho consiste em identificar qual é a vida média, a obsolescência e a perda da atualidade da informação da literatura de livros sobre educação indígena citada nas dissertações e teses. Essa pesquisa pretende ainda discutir a questão dos livros clássicos no âmbito da Ciência da Informação, da Literatura e da Sociologia, bem como apresentar um cálculo padronizado para se obter a vida média e a obsolescência da literatura para tipologia livros. Adotou-se a abordagem metodológica da Bibliometria para analisar 173 trabalhos de pós-graduação em educação indígena na BDTD. 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The average life of the books in the Other Knowledge Areas is 18.70 years and 18.83 years in the Education Area. On the other hand, the calculations for the aging factor revealed a value of 0.964 for the Other Knowledge Areas, and the annual loss of current literature consequently reaches 3.6%, also repeating the same numbers in the Education Area, that is, the information is outdated slowly] => 0 ) ) ) [hasID] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [oai:revistas.usp.br:article/134889] => 0 ) ) ) [hasRegisterId] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889] => 0 ) [1] => Array ( [10.11606/issn.2178-2075.v9i1p109-129] => 0 ) ) ) [hasSource] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 9 n. 1 (2018); 109-129] => 0 ) [1] => Array ( [2178-2075] => 0 ) ) ) [hasTitle] => Array ( [en] => Array ( [0] => Array ( [Half life and obsolescence of literature in indigenous education] => 0 ) ) [pt] => Array ( [0] => Array ( [Vida média e obsolescência da literatura em educação indígena] => 0 ) ) ) [hasUrl] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889/140240] => 0 ) ) [nn] => Array ( [0] => Array ( [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889] => 0 ) [1] => Array ( [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889/140240] => 0 ) ) ) [prefLabel] => Array ( [pt] => Array ( [0] => Array ( [oai:revistas.usp.br:article/134889#00022] => 0 ) ) ) [hasDOI] => Array ( [nn] => Array ( [0] => Array ( [10.11606/issn.2178-2075.v9i1p109-129] => 0 ) ) ) )