Article Brapci-Revistas

Vida média e obsolescência da literatura em educação indígena

Half life and obsolescence of literature in indigenous education

A vida média e a obsolescência da literatura são utilizadas para determinar a utilização da literatura com o passar do tempo em determinada área de conhecimento, ou seja, a vida útil e a taxa de envelhecimento. A vida média é um indicativo da razão de obsolescência da literatura científica e permite determinar a idade e o declínio da literatura utilizada em uma determinada área de conhecimento. O objetivo desse trabalho consiste em identificar qual é a vida média, a obsolescência e a perda da atualidade da informação da literatura de livros sobre educação indígena citada nas dissertações e teses. Essa pesquisa pretende ainda discutir a questão dos livros clássicos no âmbito da Ciência da Informação, da Literatura e da Sociologia, bem como apresentar um cálculo padronizado para se obter a vida média e a obsolescência da literatura para tipologia livros. Adotou-se a abordagem metodológica da Bibliometria para analisar 173 trabalhos de pós-graduação em educação indígena na BDTD. Os resultados finais apontam uma literatura considerada clássica, uma vez que possuem uma vida média mais longa.@pt


The average life is an indication of the reason of obsolescence of the scientific literature and allows to determine the age and the decline of the literature used in a certain area of knowledge. The purpose of this article is to discuss the complexity of the calculation of the average life when analyzing citations of books, due to the question of the meaning of a work considered classic in the scope of Information Science, Literature and Sociology, and present a proposal of calculation which takes into account the standardization of the year of the work cited. Based on this proposal, an empirical research was conducted that determined the average life of 5,178 citations from books present in 57 theses and 113 dissertations on indigenous education for the period 1996 and 2016, available at the BDTD / IBICT. The average life of the books in the Other Knowledge Areas is 18.70 years and 18.83 years in the Education Area. On the other hand, the calculations for the aging factor revealed a value of 0.964 for the Other Knowledge Areas, and the annual loss of current literature consequently reaches 3.6%, also repeating the same numbers in the Education Area, that is, the information is outdated slowly@en

. Half life and obsolescence of literature in indigenous education vida média e obsolescência da literatura em educação indígena. Incid: revista de ciência da informação e documentação, [????].

References

  • ARAO, L. H. Vida média e obsolescência da área de ciência da literatura: uma contribuição ao entendimento da cronologia de citações na atividade acadêmica.2014. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia e Gestão da Informação), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
  • ARAO, L. H.., SANTOS, M. J. V. C.., GUEDES, V. L. S. The Half-Life and Obsolescence of the Literature Science Area: a contribution to the understanding the chronology of citations in academic activity. In: QUALITATIVE AND QUANTITATIVE METHODS IN LIBRARIES INTERNATIONAL CONFERENCE (QQML), 7., 2015, Paris. Anais... Paris, 2015.
  • BROOKES, B. C. Obsolescence of special library periodicals: sampling errors and utility contours. Journal of the American Society for Information Science, v. 21, p. 320-329, set. 1970.
  • BURTON, R. E., KLEBER, R. W. The “half life” of some scientific and technical literatures. American Documentation, New York, v. 1, n. 1, p. 18-22, jan. 1960.
  • CALVINO, I. Por que ler os clássicos. São Paulo: Companhia das letras, 1993.
  • DE BELLIS, N. Bibliometrics and citation analysis: from the Science citation index to cybermetrics. Lanham, Md: Scarecrow, 2009.
  • GARCIA JURADO, F. La ciudad invisible de los clássicos: entre Aulo Gelio e Italo Calvino. Nova Tellus, v. 28, n. 1, p. 271-300, 2010.
  • JIMÉNEZ-CONTRERAS, E. La aportación española a la producción científica internacional en biblioteconomía y documentación: balance de diez años (1992-2001). Biblioteconomía y Documentación, v. 9, p. 1-29, 2002.
  • LINE, M. B.., SANDISON, A. Progress in documentation: ‘obsolescence’ and the changes in the use of literature with ‘time’. Journal of Documentation, v. 30, n. 3, p. 283-350, 1974.
  • MEADOWS, A. J.., O´CONNOR J. G. Bibliographical statistics as a guide to growth points in science. Science Studies, v. 1, p. 95-99, 1970.
  • MERTON, R. K. La sociología de la ciencia. Madrid: Alianza, 1968.
  • NUNES, E. D. Dos clássicos na literatura aos clássicos na sociologia e na sociologia médica/saúde. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.25, n.2, p. 401-421, 2015.
  • OSÓRIO, H. P.., OLIVEIRA, E. F. T. Estudo da obsolescência da literatura em Educação pelos métodos do cálculo do máximo de citações, mínimos quadrados e vida média. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E AÇÃO, 2010, 6., Marília, 2010. Anais... Marília: UNESP, 2010.
  • SCHWARTZMAN, S. As ciências sociais brasileiras no século 20. Ciência Hoje, Abril. 2000.
  • SILVA, M. R.., HAYASHI, C. R. M.., HAYASHI, M. C. P. I. Análise bibliométrica e cientométrica: desafios para especialistas que atuam no campo. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 110-129, jan./jun. 2011.
  • SZÁVA-KOVATZ, E. Unffounded attribution of the ‘half-life’ index-number of literature obsolescence to Burton and Kleber: a literature Science study. Journal of the Association for Information Science and Technology, v. 53, n. 13, p. 1098-1105, 2002.
NLP0.29
Visto 20 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-06-01] => 41870
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Alexandre Masson Maroldi] => 8534
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Luís Fernando Maia Lima] => 8535
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi] => 3426
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/361/2018/09/oai_revistas_usp_br_article_134889#00022.pdf] => 54425
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [129] => 1493
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [109] => 188
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vida média e obsolescência] => 282111
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometria] => 237251
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Educação indígena] => 234197
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Half life and obsolescence] => 282112
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Bibliometric] => 175839
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Indigenous education] => 208397
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2018-06-01] => 274429
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação] => 361
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00022-2018-9 N. 1-1] => 41867
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:22:2018-9-1] => 232189
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A vida média e a obsolescência da literatura são utilizadas para determinar a utilização da literatura com o passar do tempo em determinada área de conhecimento, ou seja, a vida útil e a taxa de envelhecimento. A vida média é um indicativo da razão de obsolescência da literatura científica e permite determinar a idade e o declínio da literatura utilizada em uma determinada área de conhecimento. O objetivo desse trabalho consiste em identificar qual é a vida média, a obsolescência e a perda da atualidade da informação da literatura de livros sobre educação indígena citada nas dissertações e teses. Essa pesquisa pretende ainda discutir a questão dos livros clássicos no âmbito da Ciência da Informação, da Literatura e da Sociologia, bem como apresentar um cálculo padronizado para se obter a vida média e a obsolescência da literatura para tipologia livros. Adotou-se a abordagem metodológica da Bibliometria para analisar 173 trabalhos de pós-graduação em educação indígena na BDTD. Os resultados finais apontam uma literatura considerada clássica, uma vez que possuem uma vida média mais longa.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The average life is an indication of the reason of obsolescence of the scientific literature and allows to determine the age and the decline of the literature used in a certain area of knowledge. The purpose of this article is to discuss the complexity of the calculation of the average life when analyzing citations of books, due to the question of the meaning of a work considered classic in the scope of Information Science, Literature and Sociology, and present a proposal of calculation which takes into account the standardization of the year of the work cited. Based on this proposal, an empirical research was conducted that determined the average life of 5,178 citations from books present in 57 theses and 113 dissertations on indigenous education for the period 1996 and 2016, available at the BDTD / IBICT. The average life of the books in the Other Knowledge Areas is 18.70 years and 18.83 years in the Education Area. On the other hand, the calculations for the aging factor revealed a value of 0.964 for the Other Knowledge Areas, and the annual loss of current literature consequently reaches 3.6%, also repeating the same numbers in the Education Area, that is, the information is outdated slowly] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.usp.br:article/134889] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v9i1p109-129] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação; v. 9 n. 1 (2018); 109-129] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2178-2075] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Half life and obsolescence of literature in indigenous education] => 0
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Vida média e obsolescência da literatura em educação indígena] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889/140240] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://www.revistas.usp.br/incid/article/view/134889/140240] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:revistas.usp.br:article/134889#00022] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.11606/issn.2178-2075.v9i1p109-129] => 0
                        )

                )

        )

)