Article Brapci-Revistas

A Arquivologia e os videogames: primeiras aproximações

Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando, preliminarmente, o “estado da arte” das pesquisas e trabalhos ligados a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre os videogames. Inicialmente foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos, entre a segunda metade do século vinte e os primeiros anos do século 21. Posteriormente, foram analisadas as principais temáticas localizadas na literatura arquivística sobre os videogames, separadas, respectivamente, nas pretensas características documentais dessas mídias, dos aspectos teóricos ligados a preservação dos videogames, e sobre as estratégias de emulação, encapsulamento, e da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento desses suportes. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos, ligados a Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de análises aprofundadas sobre diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e premissas que consolidem essas pesquisas ainda estarem em fase de desenvolvimento. O levantamento indicou também que a temática possui potencial de desenvolvimento na Arquivologia brasileira.@pt


. A arquivologia e os videogames: primeiras aproximações. Informação em pauta, [????].
NLP0.29
Visto 24 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-18] => 40844
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Roberto Lopes Santos Junior] => 1124
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Vanderson Monteiro Nunes] => 16150
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/699/2018/09/oai_periodicos_ufc_article_4433#00048.pdf] => 54063
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [168] => 2731
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [148] => 3532
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo] => 3
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Arquivologia] => 233973
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Tecnologia da informação] => 262190
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Preservação digital] => 249058
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Videogame] => 279365
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Jogo eletrônico] => 15580
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Videogames] => 131019
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Jogos eletrônicos] => 247131
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Videogame] => 41510
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2016-12-18] => 277672
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [hasLicense] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RESERVERD] => 234643
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta] => 699
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00048-2016-1-2] => 40842
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Análise, baseado em levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, identificando, preliminarmente, o “estado da arte” das pesquisas e trabalhos ligados a Arquivologia (e áreas correlatas como Ciência da Informação e Biblioteconomia) sobre os videogames. Inicialmente foi feito breve estudo histórico sobre a origem e evolução dos jogos eletrônicos, entre a segunda metade do século vinte e os primeiros anos do século 21. Posteriormente, foram analisadas as principais temáticas localizadas na literatura arquivística sobre os videogames, separadas, respectivamente, nas pretensas características documentais dessas mídias, dos aspectos teóricos ligados a preservação dos videogames, e sobre as estratégias de emulação, encapsulamento, e da utilização de repositórios e museus tecnológicos para o armazenamento desses suportes. O trabalho identificou a existência, principalmente após 2005, de estudos, ligados a Arquivologia norte-americana e europeia, indicando a necessidade de análises aprofundadas sobre diferentes características presentes nos videogames, apesar dos objetivos e premissas que consolidem essas pesquisas ainda estarem em fase de desenvolvimento. O levantamento indicou também que a temática possui potencial de desenvolvimento na Arquivologia brasileira.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:periodicos.ufc:article/4433] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4433] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informação em Pauta; v. 1, n. 2 (2016): Informação em Pauta; 148-168] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [2525-3468] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [A Arquivologia e os videogames: primeiras aproximações] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4433/4509] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4433] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [http://periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/4433/4509] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:periodicos.ufc:article/4433#00048] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.32810/2525-3468.ip.v1i2.2016.4433] => 0
                        )

                )

        )

)