Article Brapci-Revistas

Possibilidades de intervenção nas organizações: o psicólogo como consultor em empresas

Possibilities of intervention in organizations: the psychologist as a consultant for companies

Este artigo procura analisar a transferência de conhecimento e informação nas organizações, tomando esta última não como um conjunto de regras e burocracias que entravam a criatividade, mas como uma organização que se faz por meio de alianças performativas, sendo que os lugares em uma empresa, não são mais do que efeitos de tais alianças performativas. Sendo assim, a abertura dos espaços de intervenção voltados para a criatividade, para a inovação, ocorrem sustentados num modelo de pensamento, no qual, a criação de conhecimento na empresa não se detém nos limites de seu espaço arquitetônico, mas sim nas redes de aliados que se estendem desde a sala do gerente até seus produtos, passando pelos funcionários e máquinas. Ou seja, a criação de conhecimento nas organizações se dá pela aliança com atores díspares e heterôgeneos. A partir disso, é possível pensar as organizações como lugares de produção de conhceimento nas quais a mobilidade é fundamental para a manutenção da competitividade no mercado. As empresas que se acomodaram em seus lugares de excelência estão perdendo mercado para as empresas que produzem inovações. Sob estas circunstâncias, a atuação do psicológo pode ser entendida como uma intervenção que tenha como pressuposto a mobilidade, a possibilidade de mudança e criação na empresa. O consultor deve possuir mobilidade suficiente para poder atuar criando e transformando alianças entre atores heterôgeneos para produzir novas realidades, novas relações que possibilitem uma intervenção inovadora.@pt


This article analyzes the transfer of knowledge and information in organizations, making the latter not as a set of rules and bureaucracy that hinder creativity, but as an organization that is performing through alliances, and the places in a company, are no more than performative effects of such alliances. Thus, the opening of spaces for intervening to creativity, innovation, occur in a sustained pattern of thought, in which knowledge creation in the company does not stop at the limits of his architectural space, but in networks of allies stretching from the office of the manager to their products, through the staff and machines. That is, knowledge creation in organizations occurs through the alliance with disparate and heterogeneous actors. From there, you can think of organizations as places of production conhceimento where mobility is essential to maintain market competitiveness. The companies that settled in their places of excellence are losing market share to companies that produce innovations. Under these circumstances, the psychologist can be understood as an intervention that has as a precondition for mobility, the possibility of change and creation in the company. The consultant must have sufficient mobility to be able to work creating and changing alliances between heterogeneous actors to produce new realities, new relationships that enable an innovative intervention.@en

. Possibilidades de intervenção nas organizações: o psicólogo como consultor em empresas possibilities of intervention in organizations: the psychologist as a consultant for companies. Informare: cadernos do programa de pós-graduação em ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 18 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2000-01-01] => 3744
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Claudia Lima Monteiro] => 41463
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Diana Lindoso dos Santos] => 41464
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Pedro Paulo Gastalho de Bicalho] => 41465
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/703/2018/09/oai_brapci_inf_br_article_4223#00049.pdf] => 54033
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Artigo científico] => 435
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Knowledge] => 247377
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information] => 269873
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Displacement] => 41459
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Innovation] => 178704
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Hybrids] => 41460
                        )

                )

            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Conhecimento] => 237664
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Informação] => 246570
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Deslocamento] => 41461
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Inovação] => 262113
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Híbrido] => 41462
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação] => 703
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00049-2000-6-1] => 41395
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Este artigo procura analisar a transferência de conhecimento e informação nas organizações, tomando esta última não como um conjunto de regras e burocracias que entravam a criatividade, mas como uma organização que se faz por meio de alianças performativas, sendo que os lugares em uma empresa, não são mais do que efeitos de tais alianças performativas. Sendo assim, a abertura dos espaços de intervenção voltados para a criatividade, para a inovação, ocorrem sustentados num modelo de pensamento, no qual, a criação de conhecimento na empresa não se detém nos limites de seu espaço arquitetônico, mas sim nas redes de aliados que se estendem desde a sala do gerente até seus produtos, passando pelos funcionários e máquinas. Ou seja, a criação de conhecimento nas organizações se dá pela aliança com atores díspares e heterôgeneos. A partir disso, é possível pensar as organizações como lugares de produção de conhceimento nas quais a mobilidade é fundamental para a manutenção da competitividade no mercado. As empresas que se acomodaram em seus lugares de excelência estão perdendo mercado para as empresas que produzem inovações. Sob estas circunstâncias, a atuação do psicológo pode ser entendida como uma intervenção que tenha como pressuposto a mobilidade, a possibilidade de mudança e criação na empresa. O consultor deve possuir mobilidade suficiente para poder atuar criando e transformando alianças entre atores heterôgeneos para produzir novas realidades, novas relações que possibilitem uma intervenção inovadora.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [This article analyzes the transfer of knowledge and information in organizations, making the latter not as a set of rules and bureaucracy that hinder creativity, but as an organization that is performing through alliances, and the places in a company, are no more than performative effects of such alliances. Thus, the opening of spaces for intervening to creativity, innovation, occur in a sustained pattern of thought, in which knowledge creation in the company does not stop at the limits of his architectural space, but in networks of allies stretching from the office of the manager to their products, through the staff and machines. That is, knowledge creation in organizations occurs through the alliance with disparate and heterogeneous actors. From there, you can think of organizations as places of production conhceimento where mobility is essential to maintain market competitiveness. The companies that settled in their places of excellence are losing market share to companies that produce innovations. Under these circumstances, the psychologist can be understood as an intervention that has as a precondition for mobility, the possibility of change and creation in the company. The consultant must have sufficient mobility to be able to work creating and changing alliances between heterogeneous actors to produce new realities, new relationships that enable an innovative intervention.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:brapci.inf.br:article/4223] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000004223] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Informare: Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, v. 6, n. 1, 2000, p. 51-55.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Possibilidades de intervenção nas organizações: o psicólogo como consultor em empresas] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Possibilities of intervention in organizations: the psychologist as a consultant for companies] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [http://www.brapci.inf.br/index.php/article/download/15155] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [PDF:_repositorio/2011/03/pdf_381792b4aa_0015155.pdf] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:brapci.inf.br:article/4223#00049] => 0
                        )

                )

        )

)