Article Brapci-Revistas

O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde

The use of health applications for mobile devices as sources of information and education in healthcare

Os aplicativos para dispositivos móveis são novíssimas fontes de informação utilizadas fortemente por indivíduos hiperconectados, a chamada “geração polegar”, que além do uso recreativo recorre a estas tecnologias móveis em um contexto educacional inovando o esquema de ensino-aprendizagem. O artigo propõe que a biblioteca universitária seja utilizada como um espaço de ensino e incentivo ao uso de dispositivos móveis como ferramentas educativas, visto que o uso em massa de tablets e especialmente de smartphones reforçam o conceito de aprendizagem móvel e ampliam suas possíveis funções dentro do espaço físico da biblioteca. Na realidade de uma biblioteca universitária que tem como público-alvo alunos da área de saúde e, principalmente de Medicina, focaremos nos aplicativos de saúde como fontes de informação, comunicação e educação. Dentro deste cenário de inovações tecnológicas que modificam as formas de acesso e uso de informação científica, o bibliotecário deve assumir o papel de mediador e facilitador entre estes avanços tecnológicos e seus usuários em potencial. @pt


Applications for mobile devicesarebrand new sources of information heavily used by hyperconnectedindividuals, the so-called “thumb generation”, who, going beyond recreational use, refer to these mobile technologies in an educational context, innovating the teaching-learning process. This paper posits that university libraries should be used as spaces for teaching and encouraging the use of mobile devices as educational tools, since the pervasiveness of tablets and especially smartphones strengthen the concept of mobile learning and widen their possible functions inside the physical space of the library. Taking into consideration the reality of a university library whose patronsarehealth and medicinemajors, our focus will be on health applications used as sources of information, communication and education. In this scenario of technological innovations that alter the ways to access and use scientific information, the librarian should take on the role of the mediator and facilitator between these technological advances and their potential users.@en

. O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde the use of health applications for mobile devices as sources of information and education in healthcare. Revista digital de biblioteconomia & ciência da informação, [????].
NLP0.29
Visto 17 vezes
sem referências
Array
(
    [dateOfAvailability] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-31] => 112650
                        )

                )

        )

    [hasAuthor] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Ana Rachel Fonseca de Oliveira] => 113500
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Maria Simone de Menezes Alencar] => 10301
                        )

                )

        )

    [hasFileStorage] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [_repository/285/2019/05/oai_ojs_periodicos_sbu_unicamp_br_article_8648137#00017.pdf] => 114280
                        )

                )

        )

    [hasPageEnd] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [245] => 4401
                        )

                )

        )

    [hasPageStart] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [234] => 1255
                        )

                )

        )

    [hasSectionOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Rbbd. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação] => 2
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Comunicação] => 152
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Comunicações] => 232711
                        )

                )

        )

    [hasSubject] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Educação] => 234411
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Ciência da informação] => 237157
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Ciência da saúde] => 177
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Aplicativo móvel] => 18303
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Aprendizagem móvel] => 34332
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Competência informacional] => 263015
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Dispositivo móvel] => 191805
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Mobile health] => 113498
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Mobile learning] => 189545
                        )

                    [9] => Array
                        (
                            [Aplicativos móveis] => 267995
                        )

                    [10] => Array
                        (
                            [Dispositivos móveis] => 237436
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Education] => 235127
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Information science] => 233818
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [Health science] => 113499
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [Mobile applications] => 267996
                        )

                    [4] => Array
                        (
                            [Information literacy] => 221991
                        )

                    [5] => Array
                        (
                            [Mobile devices] => 265439
                        )

                    [6] => Array
                        (
                            [Mobile learning] => 249941
                        )

                    [7] => Array
                        (
                            [Mobile health] => 265440
                        )

                    [8] => Array
                        (
                            [Education] => 3820
                        )

                )

        )

    [wasPublicationInDate] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [2017-01-31] => 265291
                        )

                )

        )

    [hasLanguageExpression] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [pt] => 232736
                        )

                )

        )

    [isPartOfSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Revista Digital de Biblioteconomia & Ciência da Informação] => 285
                        )

                )

        )

    [hasIssueOf] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [ISSUE:JNL:00017-2017-15-1] => 112648
                        )

                )

        )

    [hasAbstract] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Os aplicativos para dispositivos móveis são novíssimas fontes de informação utilizadas fortemente por indivíduos hiperconectados, a chamada “geração polegar”, que além do uso recreativo recorre a estas tecnologias móveis em um contexto educacional inovando o esquema de ensino-aprendizagem. O artigo propõe que a biblioteca universitária seja utilizada como um espaço de ensino e incentivo ao uso de dispositivos móveis como ferramentas educativas, visto que o uso em massa de tablets e especialmente de smartphones reforçam o conceito de aprendizagem móvel e ampliam suas possíveis funções dentro do espaço físico da biblioteca. Na realidade de uma biblioteca universitária que tem como público-alvo alunos da área de saúde e, principalmente de Medicina, focaremos nos aplicativos de saúde como fontes de informação, comunicação e educação. Dentro deste cenário de inovações tecnológicas que modificam as formas de acesso e uso de informação científica, o bibliotecário deve assumir o papel de mediador e facilitador entre estes avanços tecnológicos e seus usuários em potencial. ] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Os aplicativos para dispositivos móveis são novíssimas fontes de informação utilizadas fortemente por indivíduos hiperconectados, a chamada “geração polegar”, que além do uso recreativo recorre a estas tecnologias móveis em um contexto educacional inovando o esquema de ensino-aprendizagem. O artigo propõe que a biblioteca universitária seja utilizada como um espaço de ensino e incentivo ao uso de dispositivos móveis como ferramentas educativas, visto que o uso em massa de tablets e especialmente de smartphones reforçam o conceito de aprendizagem móvel e ampliam suas possíveis funções dentro do espaço físico da biblioteca. Na realidade de uma biblioteca universitária que tem como público-alvo alunos da área de saúde e, principalmente de Medicina, focaremos nos aplicativos de saúde como fontes de informação, comunicação e educação. Dentro deste cenário de inovações tecnológicas que modificam as formas de acesso e uso de informação científica, o bibliotecário deve assumir o papel de mediador e facilitador entre estes avanços tecnológicos e seus usuários em potencial.] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Applications for mobile devicesarebrand new sources of information heavily used by hyperconnectedindividuals, the so-called “thumb generation”, who, going beyond recreational use, refer to these mobile technologies in an educational context, innovating the teaching-learning process. This paper posits that university libraries should be used as spaces for teaching and encouraging the use of mobile devices as educational tools, since the pervasiveness of tablets and especially smartphones strengthen the concept of mobile learning and widen their possible functions inside the physical space of the library. Taking into consideration the reality of a university library whose patronsarehealth and medicinemajors, our focus will be on health applications used as sources of information, communication and education. In this scenario of technological innovations that alter the ways to access and use scientific information, the librarian should take on the role of the mediator and facilitator between these technological advances and their potential users.] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [Applications for mobile devicesarebrand new sources of information heavily used by hyperconnectedindividuals, the so-called “thumb generation”, who, going beyond recreational use, refer to these mobile technologies in an educational context, innovating the teaching-learning process. This paper posits that university libraries should be used as spaces for teaching and encouraging the use of mobile devices as educational tools, since the pervasiveness of tablets and especially smartphones strengthen the concept of mobile learning and widen their possible functions inside the physical space of the library. Taking into consideration the reality of a university library whose patronsarehealth and medicinemajors, our focus will be on health applications used as sources of information, communication and education. In this scenario of technological innovations that alter the ways to access and use scientific information, the librarian should take on the role of the mediator and facilitator between these technological advances and their potential users.] => 0
                        )

                )

        )

    [hasID] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648137] => 0
                        )

                )

        )

    [hasRegisterId] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v15i1.8648137] => 0
                        )

                )

        )

    [hasSource] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação; v. 15, n. 1 (2017): jan./abr.: Uso, estudo e a cultura dos métodos bibliométricos; 234-245] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [1678-765X] => 0
                        )

                )

        )

    [hasTitle] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [O uso de aplicativos de saúde para dispositivos móveis como fontes de informação e educação em saúde] => 0
                        )

                )

            [en] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [The use of health applications for mobile devices as sources of information and education in healthcare] => 0
                        )

                )

        )

    [hasUrl] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/15054] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/pdf] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/xml] => 0
                        )

                )

            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137] => 0
                        )

                    [1] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/15054] => 0
                        )

                    [2] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/pdf] => 0
                        )

                    [3] => Array
                        (
                            [https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8648137/xml] => 0
                        )

                )

        )

    [prefLabel] => Array
        (
            [pt] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [Oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8648137#00017] => 0
                        )

                )

        )

    [hasDOI] => Array
        (
            [nn] => Array
                (
                    [0] => Array
                        (
                            [10.20396/rdbci.v15i1.8648137] => 0
                        )

                )

        )

)